O que é, para que ele serve, como é feito, e todas as outras dúvida em torno do Brandbook são esclarecidas aqui!
De forma literal, podemos traduzir o nome Brandbook como o livro da marca. Agora, de forma mais prática, essa peça significa o coração do seu negócio, o ponto de partida de toda a comunicação. Esse formato surgiu para ajudar empreendedores que estruturam empresas sem pensar a comunicação e o que a empresa é, de fato. O Brandbook é uma solução que não só descobre junto com os CEOs a identidade da empresa, como também entrega uma manual de boas práticas atemporal.
O QUE ELE CONTÉM
Estratégia da marca
Nesse ponto fica definido a visão, missão e valores da sua marca. Além disso, os atributos que mostram como a sua marca quer ser vista pelo público e o posicionamento acerca de como a marca deve se diferenciar no mercado também são abordados.
Essência da marca
Aqui constam as respostas do porquê a sua marca existe, como esse propósito será comunicado, crenças da sua empresa e todo o conceito criativo por trás dela.
Ecossistema
Primeiramente, é considerado o ambiente em que a sua marca vive, quem são as pessoas ou órgãos afetados por ela, através de uma análise dos stakeholders. É definido também quem é a persona da sua marca e, por fim, é feito um resumo da concorrência e análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças).
Linguagem
A identidade visual e a comunicação da sua marca são apresentadas nessa etapa. Isso inclui: cores, tipologia, moodboard, editorias de conteúdo, tom de voz, inspirações e exemplos de aplicação de peças.
Planejamento
É como todos os aspectos anteriores se encaixam, como será daqui para frente considerando tudo o que foi definido como a alma da sua marca. Aqui ficaram descritos os objetivos de marketing, o planejamento estratégico e de conteúdo, a segmentação de público, verba para investimento e cronograma.
Como é o fluxo na agência
O Brandbook é um trabalho que precisará inicialmente da participação do atendimento, para passar o briefing do cliente, do setor estratégico, para criar uma estratégia poderosa considerando os itens descritos acima, e do design, para deixar a peça com a identidade visual adequada.
A partir daí, o Brandbook será um produto para ser usado de referência por toda a agência ao desenvolver todo tipo de comunicação sobre a marca, considerando os aspectos estratégicos, visuais e textuais.
Aqui na R&D desenvolvemos Brandbooks matadores, capazes de proporcionar um recomeço para a sua marca.
Entre em contato para mais informações!
Leia também: Brand persona x Buyer persona: qual a diferença?