O que é, para que ele serve, como é feito, e todas as outras dúvida em torno do Brandbook são esclarecidas aqui!

De forma literal, podemos traduzir o nome Brandbook como o livro da marca. Agora, de forma mais prática, essa peça significa o coração do seu negócio, o ponto de partida de toda a comunicação. Esse formato surgiu para ajudar empreendedores que estruturam empresas sem pensar a comunicação e o que a empresa é, de fato. O Brandbook é uma solução que não só descobre junto com os CEOs a identidade da empresa, como também entrega uma manual de boas práticas atemporal.

O QUE ELE CONTÉM

Estratégia da marca

Nesse ponto fica definido a visão, missão e valores da sua marca. Além disso, os atributos que mostram como a sua marca quer ser vista pelo público e o posicionamento acerca de como a marca deve se diferenciar no mercado também são abordados. 

Brandbook: Estratégia do cliente iMúsicaEssência da marca

Aqui constam as respostas do porquê a sua marca existe, como esse propósito será comunicado, crenças da sua empresa e todo o conceito criativo por trás dela.

Brandbook: Essência da marca do cliente Instituto ItalianoEcossistema

Primeiramente, é considerado o ambiente em que a sua marca vive, quem são as pessoas ou órgãos afetados por ela, através de uma análise dos stakeholders. É definido também quem é a persona da sua marca e, por fim, é feito um resumo da concorrência e análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças).

Brandbook: Ecossistema do cliente Millenia SandalsLinguagem

A identidade visual e a comunicação da sua marca são apresentadas nessa etapa. Isso inclui: cores, tipologia, moodboard, editorias de conteúdo, tom de voz, inspirações e exemplos de aplicação de peças.

Brandbook: Linguagem do cliente Mais VelozPlanejamento

É como todos os aspectos anteriores se encaixam, como será daqui para frente considerando tudo o que foi definido como a alma da sua marca. Aqui ficaram descritos os objetivos de marketing, o planejamento estratégico e de conteúdo, a segmentação de público, verba para investimento e cronograma.

Brandbook: Planejamento do cliente InoveeComo é o fluxo na agência

O Brandbook é um trabalho que precisará inicialmente da participação do atendimento, para passar o briefing do cliente, do setor estratégico, para criar uma estratégia poderosa considerando os itens descritos acima, e do design, para deixar a peça com a identidade visual adequada.

A partir daí, o Brandbook será um produto para ser usado de referência por toda a agência ao desenvolver todo tipo de comunicação sobre a marca, considerando os aspectos estratégicos, visuais e textuais.

Aqui na R&D desenvolvemos Brandbooks matadores, capazes de proporcionar um recomeço para a sua marca.

Entre em contato para mais informações!

Leia também: Brand persona x Buyer persona: qual a diferença? 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *
You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>