Brand persona x Buyer persona: qual a diferença?

Tempo de Leitura: 2 minutos
0
(0)

Entenda as diferenças entre estes conceitos tão utilizados nas estratégias de marketing digital 

Uma coisa é certa: os profissionais do marketing estão mais do que familiarizados com o termo “persona”. O que muita gente não sabe é que ele pode ser dividido em brand persona e buyer persona, cada um com suas particularidades. Vamos conhecer um pouco mais sobre elas? 

Brand persona 

Ela nada mais é do que a representação dos valores da empresa que você deseja que sejam percebidos pelo mercado. Assim, ela não só dá personalidade à marca, como cria uma comunicação mais humanizada, aproximando marca e cliente. 

A brand persona pode ser tanto o tom de voz utilizado na comunicação, quanto um personagem criado para se comunicar com seu público. Por exemplo, a Lu, da Magazine Luiza. 

Dessa forma, para criar uma brand persona é importante definir a voz e o tom de voz da sua marca. Enquanto a voz é a personalidade e os adjetivos atribuídos à sua marca, o tom de voz é a forma como ela se comunica. Você quer uma comunicação mais séria ou informal? Mais inovadora ou tradicional? Respondidas essas (e outras) perguntas, você conseguirá criar uma brand persona eficiente e que coloque em prática o que você espera para o seu negócio. 

Brand persona x Buyer personaBuyer persona

Por outro lado, a buyer persona pode ser enxergada como uma representação de quem compra. Em outras palavras, seu cliente ideal. Diferentemente do público-alvo, a buyer persona representa um indivíduo, sendo humanizada e com características bem definidas. 

Para criar um conteúdo de qualidade e ainda mais assertivo, é fundamental que você defina alguns pontos da sua persona. São eles: gostos pessoais, hábitos, dificuldades enfrentadas e necessidades. Além disso, não se esqueça de realizar pesquisas com seus clientes fiéis e com o público que deseja atingir. 

Aqui na R&D, os conceitos de brand e buyer persona são muito utilizados na hora de elaborar as estratégias dos nossos clientes. Ficou curioso? Entre em contato e saiba mais sobre nossos serviços. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + sete =

Posts recentes

Categorias

Entre em contato

Caso você queira se candidatar a fazer parte da Equipe R&D, preencha o formulário nesta página. Assim sua mensagem chegará no lugar certo, direto no nosso RH. Boa sorte!







    Conecte-se

    Assine a nossa newsletter

    Assine a nossa newsletter e fique por dentro do mundo do marketing digital

    Conecte-se

    Siga as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades