Entenda as diferenças entre estes conceitos tão utilizados nas estratégias de marketing digital
Uma coisa é certa: os profissionais do marketing estão mais do que familiarizados com o termo “persona”. O que muita gente não sabe é que ele pode ser dividido em brand persona e buyer persona, cada um com suas particularidades. Vamos conhecer um pouco mais sobre elas?
Brand persona
Ela nada mais é do que a representação dos valores da empresa que você deseja que sejam percebidos pelo mercado. Assim, ela não só dá personalidade à marca, como cria uma comunicação mais humanizada, aproximando marca e cliente.
A brand persona pode ser tanto o tom de voz utilizado na comunicação, quanto um personagem criado para se comunicar com seu público. Por exemplo, a Lu, da Magazine Luiza.
Dessa forma, para criar uma brand persona é importante definir a voz e o tom de voz da sua marca. Enquanto a voz é a personalidade e os adjetivos atribuídos à sua marca, o tom de voz é a forma como ela se comunica. Você quer uma comunicação mais séria ou informal? Mais inovadora ou tradicional? Respondidas essas (e outras) perguntas, você conseguirá criar uma brand persona eficiente e que coloque em prática o que você espera para o seu negócio.
Buyer persona
Por outro lado, a buyer persona pode ser enxergada como uma representação de quem compra. Em outras palavras, seu cliente ideal. Diferentemente do público-alvo, a buyer persona representa um indivíduo, sendo humanizada e com características bem definidas.
Para criar um conteúdo de qualidade e ainda mais assertivo, é fundamental que você defina alguns pontos da sua persona. São eles: gostos pessoais, hábitos, dificuldades enfrentadas e necessidades. Além disso, não se esqueça de realizar pesquisas com seus clientes fiéis e com o público que deseja atingir.
Aqui na R&D, os conceitos de brand e buyer persona são muito utilizados na hora de elaborar as estratégias dos nossos clientes. Ficou curioso? Entre em contato e saiba mais sobre nossos serviços.