Tendências de marketing para 2020

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Com a virada do ano, novas tendências surgem no mundo do marketing. É fundamental para o seu negócio se adaptar às novidades para continuar obtendo bons resultados e aumentando a visibilidade da sua marca. Por isso, separamos as tendências que acreditamos serem as mais importantes para alavancar seus projetos no marketing em 2020. Confira!

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Inteligência artificial

Comece dando a devida importância à inteligência artificial. Essa tendência pode ser aplicada em diferentes cenários. Um deles é o de chatbots, atendentes virtuais que simulam um humano e aprendem a interagir com o usuário. O crescimento das pesquisas por voz também cresceram muito nesse segmento e estão cada dia mais sofisticadas. A inteligência artificial em assistentes virtuais como a Alexa, da Amazon, são a prova disso. Quando você otimiza o seu marketing em aplicativos como Waze e Google Maps, você consegue que a sua empresa seja localizada por assistentes do tipo. 

Criação de conteúdos em áudio

Os recursos de áudio no marketing devem ir além das pesquisas por voz. Para otimizar o tempo, os usuários têm dado bastante atenção a conteúdos sonoros. A inclusão de um player como alternativa ao texto já pode ajudar. Agora, se você quiser explorar melhor essa tendência, pode investir em um podcast, um formato que cresceu bastante. Assim como o blog, não precisa ser estritamente sobre o seu produto, mas pode envolver assuntos do mesmo universo. A ideia é criar uma experiência diferenciada para o usuário e expandir sua autoridade no mercado.

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Personalização da experiência

A regra é quanto mais personalizada for, melhor. A ideia é ajustar o conteúdo às buscas do usuário. O segredo está na humanização. Mesmo que o seu conteúdo seja entregue a uma base grande e, possivelmente, pouco segmentada, a newsletter é recebida individualmente. Pense que no e-mail como uma forma de entregar boas histórias ao seu público.

Chats privados

Meios de comunicação privados como WhatsApp ou direct do Instagram ou Facebook tendem a se fortalecer como forma de captar leads neste ano. 

Afinal, os chats privados são frequentemente checados pelos usuários, em muito casos, muito mais do que o e-mail. A ideia é que essa funcionalidade seja aplicada para vendas e, no  futuro, evolua para outras áreas, como a nutrição de leads.

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Busca visual

Vivemos em um mundo cada vez mais visual e o marketing digital tem acompanhado isso. Ferramentas de reconhecimento de imagem, como o Google Lens, serão muito usadas. É comum que os usuários façam a pesquisa através de imagens, até por printscreen. Estudos comprovam que 90% das informações transmitidas ao cérebro humano são em forma de imagem, que são processadas 60 mil vezes mais rápido que qualquer texto. Dessa forma, a necessidade de ajustar imageticamente o SEO dos seus textos  se fortalece. 

Se você tem um e-commerce, esse tipo de busca pode ser muito interessante para você. Existem ferramentas que permitem que o usuário, ao ver um item que o interessa em uma imagem, busque produtos parecidos em outras lojas online.

Inserir tags e descrições é importantíssimo para que o algoritmo entenda do que se trata a figura e possa fazer a relação entre os itens pesquisados.

O destaque do SEO na estratégia

O SEO já é um assunto de destaque a algum tempo, mas a cada ano que passa, ganha mais importância, sobretudo na parte estratégica. Em tempos onde os custos de mídia crescem, rankear bem de forma orgânica é fundamental. As técnicas necessitam ser aprimoradas sempre, pois os algoritmos do Google são modificados com frequência baseados nos novos hábitos dos usuários e novas tecnologias.

Google Meu Negócio

Um movimento que aconteceu no ano passado e se repete em 2020 é o crescimento do Google Meu Negócio. Trata-se de uma ferramenta gratuita do Google para divulgação de pequenos e médios negócios. Quando você procura o nome da empresa e no canto superior direito da tela aparecem os dados dela, significa que esse serviço é usado. 

Com a adesão de novas empresas, a competição por posições de destaque nas páginas do Google ficará mais acirrada, obrigando as empresas a aperfeiçoarem suas técnicas no Google Meu Negócio.

Maior uso dos influenciadores digitais

Hoje em dia, poucas coisas dão tanto retorno nas redes sociais quanto os influenciadores digitais. Em 2020, a tendência é que essas parcerias se renovem para maiores resultados. É um mercado que se transforma aceleradamente ao passo que se torna mais profissionalizado. No entanto, esse recurso não deve ficar restrito apenas aos perfis grandes. A aposta de 2020 são os microinfluenciadores, que mesmo tendo um número menor de seguidores, conquistam bastante relevância para um nicho específico.

Acreditamos que, para um negócio dar certo, é preciso estar sempre atualizado. Por isso, fique de olho nas tendências e analise as nossas dicas de acordo com o que se adequa a sua marca.

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