Trabalhar com Marketing Digital é empreender e inovar entendendo o comportamento das pessoas
Em geral empresas de todos os segmentos e tamanhos vivem em busca de novas maneiras de se comunicar com as pessoas e, é claro, convertê-las em clientes. Mas a verdade é que, em uma realidade em que o mundo anda tão conectado, essas mesmas empresas não passariam por isso se conhecessem as vantagens do marketing digital.
Outbound Marketing e Inbound Marketing
Já falamos aqui no blog sobre as principais diferenças entre o outbound e o inbound marketing, mas sempre vale a pena lembrar. O marketing tradicional, também chamado de outbound marketing ou marketing de saída, é pautado em uma comunicação unilateral, na qual a empresa divulga seus produtos e serviços de maneira massiva, esperando que os clientes captem sua mensagem e ajam segundo suas intenções.
Já o inbound marketing tem o olhar voltado para as necessidades do cliente. Na prática, esse tipo de marketing visa ganhar o interesse das pessoas em vez de comprá-las, ou seja, transformar estranhos em leads, leads em clientes e clientes em divulgadores. Quem faz uso dele está mais preparado para atingir seus objetivos do que com o marketing tradicional.
Em números
- Inbound Marketing custa 62% mais barato do que Outbound Marketing;
- Empresas que utilizam blogs conseguem 97% mais links apontando para seu website;
- 275% é o ROI (retorno sobre investimento) médio produzido através de estratégias de inbound marketing;
- 57% das empresas adquiriram um cliente por meio do blog, e 42% com o Twitter;
- Companhias que usam blogs têm 97% mais links para o seu site;
- 67% das empresas B2B e 42% das B2C conseguiram novos clientes usando o Facebook;
- 46% das pesquisas diárias são para obter informações sobre produtos e/ou serviços;
- 72% dos executivos dizem que as mídias sociais ajudam no fechamento dos negócios.
Outras vantagens do marketing digital
Segmentação: alto poder de segmentação, baseando-se não só em dados demográficos, mas também no comportamento do consumidor.
Assertividade: foco nas necessidades do cliente, ajudando-o a tomar decisões mais assertivas.
Personalização da comunicação: personalização da comunicação com o cliente, o que gera maior proximidade e confiança na relação.
Menor Custo: menor custo para implementação e acompanhamento.
Sustentabilidade: é uma estratégia que gera resultados em longo prazo, tornando sua estratégia de marketing sustentável.
Poder de Viralização: alto potencial de viralização, já que conteúdos bem elaborados costumam ser compartilhados na internet, aumentando sua visibilidade.
Mensuração: mensuração de resultados a partir da primeira ação de Inbound Marketing, contando com ferramentas de monitoramento e web analytics que ajudam a entender onde você está e para onde deve caminhar.
Alto Engajamento: maior poder de fidelização de clientes, pois conquista o interesse das pessoas, ao invés de interrompê-las com publicidade.
Precisão: chega na hora certa para a pessoa certa, isto é, quando ela está buscando o que você oferece, aumentando as chances de conversão.