Certamente, poucos sabem o que é, e muito menos como fazer inbound e outbound marketing. Porém, é bem mais simples do que muita gente que já ouviu falar.
Inbound marketing
É um conjunto de táticas e ferramentas de marketing usadas em sintonia para a atração sistematizada de novos leads e prospects, bem como sua decorrente conversão em novos clientes e vendas.
Assim, significa realizar uma série de novas atividades, alterações e ajustes no processo de marketing com a finalidade de atrair, converter, se relacionar e analisar os possíveis clientes. Com isso, há um incremento significativo do fluxo de vendas de uma empresa.
Em outras palavras, significa a empresa mostrar autoridade no assunto do seu business para atrair seus potenciais clientes. Tudo isto através do marketing digital.
Assim, existem dezenas de motivos para você parar, estudar e começar a praticar inbound marketing. Por exemplo:
-Marketing de conteúdo custa 62% menos que o tradicional e gera três vezes mais leads
-Empresas que utilizam de estratégia inbound marketing para geração de leads têm um custo por lead de 13% menor
-Empresas que utilizam inbound marketing têm uma economia média de US$ 14,00 por novo cliente
– 72% dos profissionais de marketing pensam que conteúdo produzido pela marca é mais eficiente que anúncios em revistas e 69% dizem que retorno é maior que mala direta e PR
– 41% dos profissionais de marketing afirmam que marketing de conteúdo gera ROI positivo
A saber, o que se discute muito no mercado hoje em dia é automação do marketing. Ele consiste em falar com os prospects de uma forma personalizada e escalável. Assim, a automação de marketing é um estágio bem avançado. Com isso, prefiro compartilhar com vocês o básico e não menos importante as quatro fases distintas do inbound marketing ou marketing digital focado em resultados:
1. Atrair;
2. Converter;
3. Relacionar;
4. Analisar.
Assim, cada uma delas possui uma função específica com o objetivo de levar o cliente do topo para o fundo do funil de vendas.
No funil de vendas, você visualiza o resultado da sua campanha de marketing digital revertido em vendas. Dessa forma, com este relatório, você acompanha quais são as fontes de tráfego que mais geram novos negócios a você.
Outbound Marketing
Significa buscar estabelecer contatos diretos com potenciais clientes da empresa, conforme a definição dos segmentos e mercados prioritários.
Assim, significa realizar um trabalho “cirúrgico” e ativo de aproximação da empresa com o mercado e de abertura de oportunidades junto aos mais indicados profissionais dentro dos clientes potenciais, nos segmentos de mercado definidos estrategicamente pela empresa.
A saber, o canal mais utilizado para outbound marketing é a pesquisa online e a definição do “customer profile”. Existem várias ferramentas como o SalesLoft, LeadGenius & Carburetor que ajudam empresas neste processo. Transitar e fazer bons contatos em eventos aliado com o LinkedIn também são ótimas formas de praticar o outbound marketing.
Como o inbound marketing, há também dezenas de motivos para você parar, estudar e começar a praticar outbound marketing, algumas razões:
- Nada substituirá o método tradicional, o olho no olho, a confiança e profundidade entre relações interpessoais
- Outbound feito junto ao inbound marketing potencializa muito o retorno do trabalho de conquista de novos clientes
- A qualificação de leads no outbound marketing (contatos com executivos de alto escalão) normalmente é muito melhor e maior que no inbound marketing
- Outbound marketing costuma gerar alto fortalecimento de marca para sua empresa
- Antes de eu dizer “Separe sua verba, e faça suas metas e objetivos”, minha sugestão é: estude esses assuntos, comece a fazer, converse com quem entenda e se prepare, pois não há dúvidas de que será apenas uma questão de tempo para todos fazerem inbound e outbound marketing.
Converse conosco e trace os melhores caminhos na estratégia da sua empresa.
Leia também:
Inbound marketing: Tudo sobre esse modelo tão falado atualmente