Conheça as obras mais importantes de Phillip Kotler para o marketing

Neste Dia dos Pais, aproveitamos a data para homenagear aquele que é considerado por muitos o pai do marketing. O professor universitário americano Phillip Kotler já publicou 55 livros e foi coautor de mais de 150 artigos. Seu primeiro mestrado foi pela Universidade de Chicago, e seu PhD em Massachusetts (MIT), ambos em Economia. É pós-doutor em Matemática por Harvard e em Ciências Comportamentais pela Universidade de Chicago. 

Atualmente, aos 89 anos, Kotler ainda apresenta seminários no mundo inteiro para falar de suas especialidades e continua dando aula na escola de administração da Universidade Northwestern, em Illinois (EUA). É também, desde 2016, conselheiro do  The Marketing Journal, um site dedicado a compartilhar conhecimentos e práticas de marketing.

Seu título de pai do marketing não veio à toa. Junte toda essa formação brilhante a teorias inovadoras e eficazes e aí você entenderá a influência de Phillip Kotler para a área. Hoje separamos os livros dele que são leitura obrigatória para quem quer se especializar em marketing!

 

  • Administração de Marketing

 

É considerado por muitos a“bíblia do marketing”, por se tratar de um guia que reflete a realidade moderna da área. A obra tem, ao mesmo tempo, uma perspectiva clássica e contemporânea, com uma linguagem clara e objetiva. O marketing é tratado de forma abrangente e profunda.

Este livro também apresenta uma abordagem analítica do marketing com foco em gestão, com aplicações universais do pensamento estratégico em todos os ramos do marketing. O conteúdo aborda um tripé de três forças críticas que foram identificadas como uma das principais influências do marketing moderno: globalização, tecnologia e responsabilidade. 

 

Os 10 pecados mortais do Marketing

 

Você provavelmente se pergunta porque tal produto fracassou, ou porque uma campanha que você apostava tanto fracassou. Com esse livro, ficará mais fácil para você entender onde está errando, o que deve ser aperfeiçoado. Trata-se de um guia claro e prático sobre o que fazer (e o que não fazer) quando o assunto é marketing.

A partir de exemplos e insights, Kotler te ajuda a identificar os sinais de que uma empresa está cometendo um dos 10 pecados mortais do marketing, compartilhando soluções para o seu negócio.

Aprenda neste livro a manter o foco no mercado e no cliente, acompanhar a concorrência, gerenciar relacionamentos, desenvolver planos de marketing eficazes, construir marcas fortes e tirar o melhor proveito da tecnologia. A principal lição que você deve tirar dele é que o verdadeiro papel do marketing é identificar oportunidades e criar estratégias de negócios com foco em resultados.

Marketing 4.0

Ao longo dos anos, Kotler sempre trouxe essa série de livros, com uma edição a cada era do marketing. A mais recente publicada por ele foi a 4.0. Junto com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, Kotler trata das transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0). O livro mostra não só como a conectividade alterou de forma radical o modo como vivemos, mas como podemos entender os caminhos do consumidor na era digital e, assim, aderir a um conjunto novo de métricas e práticas de marketing.

Os autores ressaltam o papel do marketing na jornada do consumidor, que começa na apresentação e assimilação da marca e termina na fidelização. O livro é uma análise do consumidor do presente e do futuro, com as informações que você precisa para alcançá-los de forma eficaz.

Esperamos que vocês curtam a leitura desses clássicos do marketing escritos por Phillip Kotler!

Leia também: O poder do marketing de indicação

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *
Você pode usar as seguintes tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>