Pular para o conteúdo

Usando o banner rotativo do seu site de forma correta

O banner rotativo do site é uma grande arma. Entretanto, você precisa saber algumas coisas para usá-lo corretamente. A mais importante delas é que a imagem que define o seu negócio ou o botão call-to-action que você mais quer atenção deve ser posto no primeiro slide. Veja abaixo alguns dos motivos disso.

O primeiro slide é o que importa

Banner rotativo é uma solicitação constante em muitos de nossos projetos de internet. Entendo que queremos dar ênfase aos nossos produtos ou serviços. E colocar imagens girando a cada 3 ou 5 segundos na região mais nobre do site é a melhor forma de fazer isso, certo? Na verdade, não. Abaixo, faço um pequeno resumo do porquê não.

Pouca efetividade

Segundo Erik Runyon no artigo “Carousel Interaction Stats”, a quantidade de cliques dos conteúdos constantes na primeira interação é muito maior que nas subsequentes. Afinal, ela chega a ser quase nula nos últimos slides. Claro que o assunto do banner, arte e call-to-action impactam, e muito, nesta taxa de conversão. Mas o comportamento do usuário mostra claramente que ele não dará atenção ao que vier após o giro do banner.

Atenção seletiva do usuário

A maioria dos carrosséis ou Banners rotativos parecem anúncios de publicidade para usuários, o que as pessoas tendem a ignorar. Este é um fenômeno conhecido como “banner blindness”. Convido a ler um artigo de 2007 escrito por Jakob Nielsen intitulado “Banner Blindness: Old and New Findings”.

O usuário não espera o banner rodar

Podemos ver em outro estudo da Nielsen Norman Group (Auto-Forwarding Carousels and Accordions Annoy Users and Reduce Visibility) que os usuários não encontraram as informações que estavam procurando, apesar delas estarem na parte superior da página. O motivo? Estavam em um banner rotativo, portanto se movia e escondeu o conteúdo que estavam procurando.

O mais relevante neste estudo é que o objetivo do banner rotativo é dar destaque à informação que mais importa, no entanto ele falha nessa tarefa pelo fato de esconder informações.

Na minha opinião, este recurso é muito adotado, pois é uma ótima muleta corporativa, já que por meio do atrito gerado por uma política editorial focada no usuário, posso escolher colocar todo o destaque que todos querem dentro da companhia. E com isso vamos para o nosso segundo ponto.

Fica claro assim perceber que o que você realmente quer chamar atenção, deve estar no primeiro banner. Salvo exceções, é ele que tem o poder de criar importância para o que você quer. Nem sempre você precisa colocar alguma ação nesse banner, mas mostrar a sua empresa numa imagem, frase ou qualquer coisa que a defina bem vale mais atenção em poucos banners rotativos do que vários slides sem nada a acrescentar no seu site.

Leia também:

Vantagens de ter um site para a sua empresa

Compartilhe nas redes sociais
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Posts recentes

Categorias

Tags

Entre em contato

    Conecte-se

    Assine a nossa newsletter

    Assine a nossa newsletter e fique por dentro do mundo do marketing digital

      Nascida no Rio de Janeiro, somos uma empresa especializada em vendas pela internet e um dos nossos principais pilares é a humanização das relações com os clientes.

      Onde estamos:
      Av. das Américas, 500 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22640-904.