O banner rotativo do site é uma grande arma. Entretanto, você precisa saber algumas coisas para usá-lo corretamente. A mais importante delas é que a imagem que define o seu negócio ou o botão call-to-action que você mais quer atenção deve ser posto no primeiro slide. Veja abaixo alguns dos motivos disso.
O primeiro slide é o que importa
Banner rotativo é uma solicitação constante em muitos de nossos projetos de internet. Entendo que queremos dar ênfase aos nossos produtos ou serviços. E colocar imagens girando a cada 3 ou 5 segundos na região mais nobre do site é a melhor forma de fazer isso, certo? Na verdade, não. Abaixo, faço um pequeno resumo do porquê não.
Pouca efetividade
Segundo Erik Runyon no artigo “Carousel Interaction Stats”, a quantidade de cliques dos conteúdos constantes na primeira interação é muito maior que nas subsequentes. Afinal, ela chega a ser quase nula nos últimos slides. Claro que o assunto do banner, arte e call-to-action impactam, e muito, nesta taxa de conversão. Mas o comportamento do usuário mostra claramente que ele não dará atenção ao que vier após o giro do banner.
Atenção seletiva do usuário
A maioria dos carrosséis ou Banners rotativos parecem anúncios de publicidade para usuários, o que as pessoas tendem a ignorar. Este é um fenômeno conhecido como “banner blindness”. Convido a ler um artigo de 2007 escrito por Jakob Nielsen intitulado “Banner Blindness: Old and New Findings”.
O usuário não espera o banner rodar
Podemos ver em outro estudo da Nielsen Norman Group (Auto-Forwarding Carousels and Accordions Annoy Users and Reduce Visibility) que os usuários não encontraram as informações que estavam procurando, apesar delas estarem na parte superior da página. O motivo? Estavam em um banner rotativo, portanto se movia e escondeu o conteúdo que estavam procurando.
O mais relevante neste estudo é que o objetivo do banner rotativo é dar destaque à informação que mais importa, no entanto ele falha nessa tarefa pelo fato de esconder informações.
Na minha opinião, este recurso é muito adotado, pois é uma ótima muleta corporativa, já que por meio do atrito gerado por uma política editorial focada no usuário, posso escolher colocar todo o destaque que todos querem dentro da companhia. E com isso vamos para o nosso segundo ponto.
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Fica claro assim perceber que o que você realmente quer chamar atenção, deve estar no primeiro banner. Salvo exceções, é ele que tem o poder de criar importância para o que você quer. Nem sempre você precisa colocar alguma ação nesse banner, mas mostrar a sua empresa numa imagem, frase ou qualquer coisa que a defina bem vale mais atenção em poucos banners rotativos do que vários slides sem nada a acrescentar no seu site.
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