Criatividade é importante para o profissional de marketing, já que é uma área que passa por inovações constantemente
Foi-se o tempo em que criatividade era uma habilidade desejada apenas para profissionais como publicitários e designers. Criatividade é hoje uma habilidade desejada em qualquer área, principalmente naquelas que passam por inovações constantes como o Marketing. Mas como ser mais criativo e atingir resultados realmente satisfatórios?
-
Seja confiante e não tenha medo de cometer erros.
Essa dica é importante em qualquer área de atuação: tenha confiança na sua capacidade. Não existe problema sem solução quando o analisamos de forma ampla. Vale lembrar também que comunicação não é uma ciência exata, e o medo de errar só atrapalha. De nada adianta ser uma pessoa extremamente preparada se você não tem convicção de que pode fazer o trabalho. O medo é um dos principais obstáculos para a inovação.
-
Faça as perguntas certas.
Para obter respostas satisfatórias é preciso, antes de tudo, fazer as perguntas certas. Pense naquelas que podem abrir um leque de possibilidades, que estimulem a reflexão e te impulsionem a investigar e dar origem a novas perguntas.
-
Não desconsidere ideias.
Não adianta ter pressa durante o processo criativo. Anote todas as ideias, mesmo as que parecem absurdas, para depois avalia-las adequadamente. É comum que, mesmo aquelas que não foram utilizadas de primeira, gerem insights para outras soluções ou até sirvam para outros clientes.
-
Estimule a própria criatividade o tempo todo.
Transforme a criatividade em um “estilo de vida”, mantendo-se sempre estimulado. Procure novas formas de realizar tarefas do dia-a-dia, seja curioso e mantenha a mente aberta.