Pular para o conteúdo

Palavras-chave: como escolher as ideais para o seu negócio?

Confira dicas valiosas para alcançar um bom posicionamento orgânico no Google

Quando se tem um negócio, a criação de um site é fundamental para sua divulgação e crescimento. Mas com o grande número de concorrentes, manter uma página com bom posicionamento orgânico no Google nem sempre é uma tarefa fácil. Assim sendo, as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) trazem uma série de procedimentos, como a escolha das palavras-chave, que você deve seguir caso queira colocar seu site entre as primeiras opções.

Através do Google, as pessoas têm a oportunidade de realizar buscas sobre determinados assuntos e encontrar uma série de páginas com conteúdos capazes de esclarecer suas dúvidas. O objetivo de quem está do outro lado, ou seja, quem possui um site, é aparecer no ranking dessas páginas. As buscas são feitas, em sua maioria, pelas palavras-chave. Portanto, a seleção destas é um dos pontos fundamentais para quem quer aparecer no topo e para definir as estratégias que irão auxiliar na busca por esse objetivo.  

O que são palavras-chave?

Antes de mais nada, deve-se entender o que são as tão comentadas palavras-chave. Afinal, quando um usuário tem dúvida sobre algum assunto, é a palavra-chave que ele coloca nos motores de busca.

Logo, quando definimos uma palavra-chave para nossa página, comunicamos ao Google que o nosso conteúdo aborda o assunto relacionado aquele termo em específico. Na internet, a competição é muito mais acirrada do que fora dela. Com isso, a escolha dessas palavras deve estar associada a um planejamento mais estratégico, visando sempre bons resultados.

Palavras-chave negativas

Esse tipo de palavras faz basicamente o contrário das palavras-chave: informam ao Google os termos de pesquisa que não queremos associados ao nosso negócio. Logo, a chance de apenas clientes interessados visitarem a sua página é muito maior.

Ferramentas como a Keyword Planner são muito indicadas para a busca por essas palavras.

Como definir as palavras-chave?

Em primeiro lugar, as palavras-chave devem se adequar às necessidades da persona, ou seja, do cliente ideal para cada negócio. Desse modo, o conteúdo produzido em seu blog deve ser totalmente voltado para responder as dúvidas de quem o está lendo.

Além disso, o objetivo que será utilizado na estratégia de negócio deve ser muito bem definido, pois será com base nele que as atitudes serão tomadas.

Análise dos concorrentes

Descobrir o que está sendo feito pelos seus concorrentes é uma boa alternativa para definir seus próximos passos rumo ao topo. Através dessa análise, você irá descobrir o que está e o que não está sendo feito por eles. Com base nisso, você poderá enxergar oportunidades para seu negócio e também mapear os pontos fortes e fracos da concorrência.

A produção do texto

No que diz respeito à produção de seu texto, algumas técnicas de SEO envolvendo as palavras-chave têm obrigação de serem aplicadas para melhorar o posicionamento de seu site.

Meta Description – Se trata da descrição que aparece para o Google abaixo de seu site, quando a busca é realizada.  Ela deve ser breve, concisa e o mais importante: conter a palavra-chave.

URL – As URLs devem ser amigáveis, simples e autoexplicativas. A palavra-chave também deve estar presente.

SEO Title – Ele será exibido como resultado quando uma busca for realizada, tanto no Google, quanto nas redes sociais. Seu objetivo é fazer com que o leitor saia da página de busca e acesse seu site.

Title Tag – Os títulos internos dos blogs também devem conter as palavras-chave. Dependendo do formato do seu blog, o title tag será o equivalente ao H1.

Tem como objetivo garantir que o leitor permaneça na sua página e leia o conteúdo até o final.

As palavras-chave são muito importantes, mas de nada adiantam se não forem acompanhadas de um conteúdo completo e bem escrito. Portanto, se dedique à escolha dessas palavras e, com base nisso, concentre toda a sua energia na produção do material mais completo e relevante possível, tendo sempre em mente os interesses de seus usuários.

Compartilhe nas redes sociais
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts recentes

Categorias

Tags

Entre em contato

    Conecte-se

    Assine a nossa newsletter

    Assine a nossa newsletter e fique por dentro do mundo do marketing digital

      Nascida no Rio de Janeiro, somos uma empresa especializada em vendas pela internet e um dos nossos principais pilares é a humanização das relações com os clientes.

      Onde estamos:
      Av. das Américas, 500 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22640-904.