Palavras-chave: como escolher as ideais para o seu negócio?

Tempo de Leitura: 3 minutos
0
(0)

Confira dicas valiosas para alcançar um bom posicionamento orgânico no Google

Quando se tem um negócio, a criação de um site é fundamental para sua divulgação e crescimento. Mas com o grande número de concorrentes, manter uma página com bom posicionamento orgânico no Google nem sempre é uma tarefa fácil. Assim sendo, as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) trazem uma série de procedimentos, como a escolha das palavras-chave, que você deve seguir caso queira colocar seu site entre as primeiras opções.

Através do Google, as pessoas têm a oportunidade de realizar buscas sobre determinados assuntos e encontrar uma série de páginas com conteúdos capazes de esclarecer suas dúvidas. O objetivo de quem está do outro lado, ou seja, quem possui um site, é aparecer no ranking dessas páginas. As buscas são feitas, em sua maioria, pelas palavras-chave. Portanto, a seleção destas é um dos pontos fundamentais para quem quer aparecer no topo e para definir as estratégias que irão auxiliar na busca por esse objetivo.  

O que são palavras-chave?

Antes de mais nada, deve-se entender o que são as tão comentadas palavras-chave. Afinal, quando um usuário tem dúvida sobre algum assunto, é a palavra-chave que ele coloca nos motores de busca.

Logo, quando definimos uma palavra-chave para nossa página, comunicamos ao Google que o nosso conteúdo aborda o assunto relacionado aquele termo em específico. Na internet, a competição é muito mais acirrada do que fora dela. Com isso, a escolha dessas palavras deve estar associada a um planejamento mais estratégico, visando sempre bons resultados.

Palavras-chave negativas

Esse tipo de palavras faz basicamente o contrário das palavras-chave: informam ao Google os termos de pesquisa que não queremos associados ao nosso negócio. Logo, a chance de apenas clientes interessados visitarem a sua página é muito maior.

Ferramentas como a Keyword Planner são muito indicadas para a busca por essas palavras.

Como definir as palavras-chave?

Em primeiro lugar, as palavras-chave devem se adequar às necessidades da persona, ou seja, do cliente ideal para cada negócio. Desse modo, o conteúdo produzido em seu blog deve ser totalmente voltado para responder as dúvidas de quem o está lendo.

Além disso, o objetivo que será utilizado na estratégia de negócio deve ser muito bem definido, pois será com base nele que as atitudes serão tomadas.

Análise dos concorrentes

Descobrir o que está sendo feito pelos seus concorrentes é uma boa alternativa para definir seus próximos passos rumo ao topo. Através dessa análise, você irá descobrir o que está e o que não está sendo feito por eles. Com base nisso, você poderá enxergar oportunidades para seu negócio e também mapear os pontos fortes e fracos da concorrência.

A produção do texto

No que diz respeito à produção de seu texto, algumas técnicas de SEO envolvendo as palavras-chave têm obrigação de serem aplicadas para melhorar o posicionamento de seu site.

Meta Description – Se trata da descrição que aparece para o Google abaixo de seu site, quando a busca é realizada.  Ela deve ser breve, concisa e o mais importante: conter a palavra-chave.

URL – As URLs devem ser amigáveis, simples e autoexplicativas. A palavra-chave também deve estar presente.

SEO Title – Ele será exibido como resultado quando uma busca for realizada, tanto no Google, quanto nas redes sociais. Seu objetivo é fazer com que o leitor saia da página de busca e acesse seu site.

Title Tag – Os títulos internos dos blogs também devem conter as palavras-chave. Dependendo do formato do seu blog, o title tag será o equivalente ao H1.

Tem como objetivo garantir que o leitor permaneça na sua página e leia o conteúdo até o final.

As palavras-chave são muito importantes, mas de nada adiantam se não forem acompanhadas de um conteúdo completo e bem escrito. Portanto, se dedique à escolha dessas palavras e, com base nisso, concentre toda a sua energia na produção do material mais completo e relevante possível, tendo sempre em mente os interesses de seus usuários.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + 4 =

Posts recentes

Categorias

Entre em contato

Caso você queira se candidatar a fazer parte da Equipe R&D, preencha o formulário nesta página. Assim sua mensagem chegará no lugar certo, direto no nosso RH. Boa sorte!







    Conecte-se

    Assine a nossa newsletter

    Assine a nossa newsletter e fique por dentro do mundo do marketing digital

    Conecte-se

    Siga as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades