Cada vez mais, os consumidores se distanciam de marcas que vendem produtos de forma desconexa. Isso acontece pois os novos consumidores buscam se conectar emocionalmente com os produtos e serviços que usa de forma mais pessoal, criando um relacionamento com as marcas. E é então nesse contexto que o marketing de nostalgia ganha força. Mas afinal, o que é?
o marketing de nostalgia
Nada mais é do que utilizar temas e produtos do passado na estratégia de marketing da empresa para despertar em seus consumidores aquela vontade de matar a saudade adquirindo seus produtos, claro. Sem dúvidas, a estratégia chama a atenção dos consumidores e ganha seus corações!
casos
Para facilitar o entendimento, vamos falar do Pokémon Go, por exemplo. A criação do aplicativo foi uma grande sacada e parte do seu sucesso foi graças ao marketing de nostalgia. O Pokémon Go uniu o sentimento de familiaridade e nostalgia com a tecnologia dos smartphones.
Outro exemplo foi a campanha “Xuxa e o baixinho que sumiu”, uma ação do Netflix que contou com a participação da Xuxa no vídeo de divulgação de Stranger Things. Quem não sentiu saudade de mandar uma cartinha pra Xú depois de apertar o play no vídeo , não é mesmo?
Leia também: