Diversas marcas escolheram causas para apoiar, mostrando que uma empresa ativista gera mais empatia com o consumidor
Certamente defender causas gera valor para as marcas. Afinal, não é à toa que muitas marcas começaram a fazer marketing ativista, abraçando a defesa de questões importantes para a sociedade como um todo. Adotar estratégias para abordar temas relevantes e presentes no cotidiano das pessoas é uma forma inteligente e audaciosa de impactar positivamente o público. Com isso, são conquistados uma identidade e um laço de afinidade com o consumidor.
Além disso, vale destacar que, para além da campanha, a marca precisa realmente se envolver com a causa que defende. Afinal, o ativismo não pode ser apenas uma “jogada de marketing”. Dessa forma, o efeito acabaria sendo o inverso, passando a imagem de um negócio que se preocupa apenas com o lucro.
Além de impactar um número enorme de pessoas – e potenciais consumidores – apostar em marketing ativista fideliza clientes e fortalece a imagem de uma empresa responsável e engajada na transformação do mundo em um lugar melhor. Afinal, quem não consegue se identificar com isso, não é mesmo?
A mudança começa onde o silêncio termina
A Avon lançou em 2016 a Campanha 21 dias de Ativismo com o slogan “A mudança começa onde o silêncio termina”. A campanha apoiava o fim da violência doméstica, em resposta a uma convocação da ONU para promover discussões sobre o assunto. Consequentemente, a empresa conseguiu atingir e sensibilizar o público falando de um tema tão importante. A ideia da campanha foi convocar as mulheres a discutirem e denunciarem as violências que sofrem. Em suma, a iniciativa contribuiu para o empoderamento e a superação da submissão e do medo existentes nesses casos.
Nós vemos igual
Outro excelente exemplo é a P&G, que em 2017 fez uma campanha batizada como #WeSeeEqual (vemos igual/nós vemos igual), lançada em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A ideia da campanha de marketing ativista era desconstruir a cultura machista em nossa sociedade. Mostraram que homens e mulheres são iguais e, por isso, devem ser tratados da mesma forma. Frases como “abraços não se preocupam com quem os dá” e “famílias não se importam com quem as chefiam” evidenciaram a defesa pela igualdade e a importância da valorização da figura feminina.
https://youtu.be/g6E4pfAzUCE
Água: a nossa gestão dentro e fora dos muros
Sob o mesmo ponto de vista, a Cervejaria Ambev fez em 2016 uma campanha que exalta a importância da água. Eles mostram como a empresa cuida da água em todas as partes do processo, a partir da captação e preservação das bacias hidrográficas. Além disso, passou pelo consumo interno, até a devolução da água remanescente para a natureza.
E aí? Lembra de alguma campanha de marketing ativista que tenha te marcado? Conta pra gente!