Pular para o conteúdo

Marketing Multinível: mitos e verdades sobre o polêmico modelo

Entenda o que é verdade ou não em relação a esse modelo de venda

O marketing multinível, ou MMN, é um dos modelos de venda mais populares – e polêmicos – da atualidade.  Mas você sabe em que consiste esse tipo de marketing? Nesse modelo, o revendedor participa dos lucros obtidos pela venda de seus produtos (lucro direto) e pela comissão que recebe por atrair novos vendedores para a sua rede (lucro indireto).

Com isso, o vendedor passa por um processo similar a uma promoção, tornando-se um gerente de vendas e ampliando seus ganhos. A empresa providencia o que for necessário para manter uma rede engajada de revendedores. Por exemplo, treinamentos, premiações, orientações, entre outros.

Em suma, quanto mais preparada for uma equipe, maiores os lucros.

Por que multinível?

O marketing multinível possui esse nome graças aos níveis que se estabelecem conforme novos revendedores vão sendo incorporados à rede. Quando um revendedor recruta um novo distribuidor, esse novo integrante pode, após um tempo, criar a sua própria rede.

Com isso, quem for incluído também pode formar suas próprias equipes, multiplicando assim os níveis da força de vendas até atingir o número máximo: cinco.

O marketing multinível é cercado por uma série de mitos e verdades.

Marketing multinível é a mesma coisa que pirâmide

MITO. Essa é a grande polêmica ao redor do MMN, principalmente pelos esquemas de pirâmides serem crime no Brasil. Neste esquema, os produtos ou são inexistentes, ou não são a principal fonte de renda do negócio.

Além disso, o recrutamento de novos vendedores é estimulado ao máximo, sempre com a promessa de ganho de dinheiro de maneira rápida e fácil. Entretanto, os lucros ficam concentrados nas mãos das primeiras pessoas que entraram no negócio.

Outra diferença consiste no fato de que, em uma pirâmide, os vendedores não possuem treinamentos e programas de capacitação destinados a eles.

Todas as empresas de MMN devem estar associadas à ABEVD

VERDADE. A Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) realiza uma avaliação minuciosa das empresas, garantindo assim a legalidade do negócio.

Mais autonomia de trabalho para o vendedor

VERDADE. No MMN, o vendedor assume uma postura empreendedora, ficando responsável pelo gerenciamento de suas próprias redes e negócios, mesmo vendendo produtos de outros fabricantes. Além disso, é ele quem define a quantidade de tempo que irá se dedicar ao trabalho, o produto que quer comercializar e o seu público-alvo, possuindo maior autonomia de trabalho. Mas lembre-se: quanto maior a produtividade, maior o ganho.

O profissional conta com o suporte de grandes empresas

VERDADE. Ao trabalhar com esse modelo de marketing, o vendedor irá lidar com empresas renomadas. Logo, contará com planos definidos de comissão e bonificação, produtos de qualidade, projetos de capacitação, etc.

O empreendedor pode começar com um investimento inicial baixo

MITO. Existem alguns planos que contam com vendas através de catálogos. Ou seja, os revendedores não precisam adquirir os produtos para comercializá-los.

Entretanto, os planos mais comuns exigem que seja feito um investimento inicial, principalmente através da compra dos produtos que serão revendidos. O problema consiste no fato de que não há garantia de que todos esses produtos serão vendidos, gerando assim um certo risco para os vendedores.

Devido a todas as polêmicas ligadas ao marketing multinível, os interessados neste modelo devem ser bastante cautelosos e criteriosos com as empresas a que irão se associar. Logo, pode-se afirmar que, quando praticado de forma ética e correta, o marketing multinível é um modelo de negócios bastante promissor. Isso se deve ao fato de se basear na construção de um relacionamento sólido com as empresas, clientes e revendedores.

Compartilhe nas redes sociais
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts recentes

Categorias

Tags

Entre em contato

    Conecte-se

    Assine a nossa newsletter

    Assine a nossa newsletter e fique por dentro do mundo do marketing digital

      Nascida no Rio de Janeiro, somos uma empresa especializada em vendas pela internet e um dos nossos principais pilares é a humanização das relações com os clientes.

      Onde estamos:
      Av. das Américas, 500 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22640-904.