Eles tem milhares de seguidores ansiosos para saber o que tem de novidade no mercado. Entenda porque vale a pena divulgar sua marca com os influenciadores
Os influenciadores digitais têm sido muito utilizados para ajudar na divulgação de produtos e serviços e, assim, promover o sucesso de uma marca. Mas você sabe exatamente de que forma eles podem ajudar no seu negócio?
Essas pessoas nada mais são do que produtores de conteúdo que, por meio das redes sociais, compartilham produtos e serviços utilizados por eles. A partir disso, acabam influenciando o comportamento de seus seguidores. E olha que seguidor é o que não falta para eles! Afinal, os digital influencers possuem muitos seguidores, que gostam de saber sobre suas rotinas, produtos que consomem, locais que visitam e por aí vai.
Entretanto, eles não são especialistas em um assunto específico, pois sua reputação é construída pelo simples fato de serem relevantes para seu público. Dessa forma, utilizar um influenciador para potencializar suas estratégias e alcançar um grande público pode ser uma escolha certeira. Vamos descobrir como?
Conheça sua audiência
O primeiro passo é realizar uma pesquisa sobre sua audiência. Assim, você conhecerá melhor seu público e o que mais interessa a eles. Essa pesquisa pode ser feita por mera observação ou por meio de pesquisas de opinião enviadas por e-mail. Busque saber os conteúdos que seu público consome, redes sociais que mais utilizam, sites que mais acessam e por aí vai.
Analise os influenciadores
Uma vez conhecida a audiência, chegou a hora de analisar os influenciadores e decidir qual é mais adequado para a sua estratégia. Para isso, lance mão de ferramentas como Twitter Analytics, Klout e Google, por exemplo. Analise dados como número de seguidores, postagens, comentários, curtidas, menções, visualizações, etc.
Além disso, atente-se para os assuntos que são abordados em suas redes, engajamento dos seguidores e, principalmente, se os valores da pessoa são compatíveis com a sua marca. Afinal, não tem nada pior do que se envolver em polêmica por causa de um influenciador que vai de encontro aos valores do seu negócio, concorda?
Qual é seu objetivo?
É o seu objetivo que definirá como será todo o percurso de divulgação dos seus produtos/serviços, bem como a audiência e quem te ajudará a trazer esses resultados. Portanto, ele deve ser alinhado desde o início, antes mesmo da busca pelo influenciador.
Seu objetivo pode ser desde tornar sua marca mais conhecida, aumentar a reputação da sua empresa e lançar um produto novo, até aumentar a interação em suas redes.
Faça a sua proposta de parceria
Por último, mas não menos importante: chegou a hora de propor a parceria. Logo, na hora de contatar o influenciador escolhido, opte pelo e-mail. Além de ser mais profissional, ao mandar uma mensagem em redes sociais, há muito mais chance dela se perder em meio ao turbilhão de mensagens que eles recebem de seus seguidores todos os dias.
No texto do e-mail, fale de maneira clara sobre as vantagens que a parceria trará para o influenciador e do motivo pelo qual ele foi escolhido. Enviar um produto seu também é uma ótima opção de mostrar seu trabalho. Assim, o influenciador experimenta e decide se a parceria é válida ou não para ele.
Por fim, não se esqueça de mostrar que você conhece o trabalho do influenciador. Mostre que você está por dentro de seu conteúdo, lê seus posts e conhece um pouco de sua história. Dessa forma, você demonstra interesse pelo trabalho que ele exerce.
Assim, um influenciador é uma das melhores maneiras de divulgar sua marca nos dias de hoje. Conheça seu público, escolha o influenciador que melhor se encaixa no que você busca e faça seu negócio se destacar na internet!