E-commerce: a importância do Marketing Digital para o sucesso das suas vendas

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Segundo dados da E-Bit, ao todo, o Brasil soma 60 mil lojas virtuais. Dessa forma, mesmo em meio a uma grave crise econômica, marcas encontraram no e-commerce uma maneira de aumentar suas vendas e incrementar seu negócio. Assim, se o comércio de um modo geral teve resultados péssimos no primeiro semestre de 2015, o que ocorreu foi o oposto no comércio eletrônico.

e-commerce

Mas, diante desta euforia, não se pode esquecer que para que os resultados sejam satisfatórios, não basta apenas colocar a sua loja no ar. É preciso traçar estratégias integradas de marketing tanto para geração de leads quanto para vendas.

Parece óbvio para você? Nem tanto. Pois milhares de notícias diárias comprovam que lojas mal estruturadas e não-planejadas fecham sem ao menos completarem um ano de existência. Logo, antes de colocar a mão na massa, tente responder algumas perguntas básicas:

1) Você conhece o mercado do qual pretende fazer parte? (Suas principais tendências e especificidades)
2) Você compreende o segmento que pretende atingir? (Qual é o seu consumidor, em que canais se encontram, quais critérios adotam)
3) Qual a sua concorrência? (Direta, Entrantes, Substitutos, Fornecedores e Compradores)

Entende-se que o e-commerce não é apenas uma plataforma, mas um projeto complexo e seu sucesso depende de muitos fatores e a estratégia de marketing digital com certeza é a grande aposta do momento.

Por onde começar? Simples, traçando o seu principal objetivo de negócio: VENDER. A partir disto, sua estratégia de marketing digital deve estar focada em conversão de vendas. Mas, para chegar lá, é preciso passar por algumas etapas.

1) Branding

Nada mais é do que o exercício de construção de uma marca forte e bem consolidada no mercado.

Dica: sua loja deve apresentar características bem claras e humanas. Todos os canais devem estar alinhados com o mesmo tom de comunicação para que haja uma identificação com o seu público.

2) Awareness

Trata-se da ampliação da visibilidade do e-commerce e de seus produtos nos meios digitais para que atinjam seus consumidores.

Dica: invista em conteúdos relevantes para o seu público, amplie seu repertório a partir de territórios, faça histórias e procure monitorar em que meios e a que hora há um maior engajamento para que a sua marca tenha um resultado mais assertivo.

3) Reputation

Construção de relacionamentos com influenciadores de opinião para legitimar a marca e seus produtos.

Dica: aqui te damos uma fórmula mágica que consiste em realizar um mailing de influenciadores, investir em um social media release, distribuir brindes para formadores de opinião e participar de eventos. Se possível, também tenha um espaço para expor seus conteúdos em um blog.

4) Engagement

Conquista da confiança dos consumidores de forma que enxerguem valor na loja virtual e nos produtos da sua marca

Dica: confiança é imprescindível para qualquer marca. Mas, qual é a receita para fidelizar o seu público? Ofereça um conteúdo interessante e interaja constantemente com seus consumidores.

5) Advocacy

Tornar o consumidor um verdadeiro embaixador da marca, defendendo a loja virtual e compartilhando sua recomendação.

Dica: em uma era em que as Redes Sociais tornaram-se as principais ferramentas para a construção de uma marca, é essencial estar sempre em contato com seu consumidor, para que este atribua benefício e valor para a sua marca.

Com estas etapas consolidadas, podemos olhar para o Funil de Conversão de Vendas, que começa na descoberta da sua página pelo consumidor, passa pela escolha do produto, carrinho de compra, conclusão da compra (cadastro e pagamento), entrega dos produtos, pós-venda e fidelização.

Estabelecendo metas e estratégias coerentes para cada etapa e orientando sua gestão para atingir resultados, é possível fazer o seu negócio decolar.

Leia também:

5 dicas para ter um e-commerce de sucesso

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