eBook VS. White Paper – Você sabe a diferença?

Certamente, o Marketing de Conteúdo vem crescendo cada vez mais. Assim, um passo adiante na estratégia de conteúdo é a criação de um documento mais robusto que pode aumentar sua credibilidade e atrair leads de qualidade para seu website.  A saber, esse produto mais consistente e profundo pode ser um Ebook ou um White Paper. Mas você sabe a diferença entre eles?

Primeiramente, vamos às similaridades. O que o Ebook e o White Paper têm em comum?

  • São desenvolvidos para fins educativos
  • Marketing de Conteúdo: ambos são produtos reconhecidos pelo meio
  • Referência: ambos ajudam a se posicionar no mercado como fator referencial
  • Público-alvo: ambos são considerados produtos com audiência específica
  • Problema/Oportunidade: ambos têm foco na resolução de problemas e criação de oportunidades

AS DIFERENÇAS

WHITE PAPER

  • Longos, lineares, e aprofundados em um único tópico
  • Centrado em dados e baseado em pesquisas quantificáveis
  • Focado no texto com o mínimo de gráficos
  • Tom formal semelhante ao acadêmico
  •  Geralmente possui de 5 a 12 páginas

EBOOK

  • Formato de blocos escaneáveis de texto
  • Centrado em conceitos, com formatos especiais para as recentes tendências da indústria
  • Formato que lembra uma revista com textos, imagens e gráficos
  • Tom menos formal que o White Paper. Uma conversa entre iguais.Permite maior interação com o conteúdo, com links e mídias adicionais
  • Pode possuir de 10 até 200 páginas

Conclusão

A saber, é notável que uma boa maioria dos profissionais do mercado ache o Ebook melhor do que o White Paper. Criticam o caráter autoritário do White Paper. O chamam de entediante de engessado. Mas ele ainda exerce grande importância e utilidade.

Na verdade, não existe um melhor ou pior que o outro. Tudo depende do seu conteúdo e da sua divulgação, e do seu público.

As perguntas básicas que você deve fazer a si mesmo são:

Eu quero me evidenciar como um expert da área?

É provável que a melhor escolha seja o White Paper.

Eu quero me evidenciar como um fomentador de conversas e engajamento?

É provável que a melhor escolha seja o Ebook.

Pense bem nesses fatores antes de optar por um ou outro.

Adaptado de aotopo.com.br

Leia também:

Marketing de Conteúdo funciona mesmo? Confira como aplicá-lo ao seu negócio

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