Pular para o conteúdo

eBook VS. White Paper – Você sabe a diferença?

Certamente, o Marketing de Conteúdo vem crescendo cada vez mais. Assim, um passo adiante na estratégia de conteúdo é a criação de um documento mais robusto que pode aumentar sua credibilidade e atrair leads de qualidade para seu website.  A saber, esse produto mais consistente e profundo pode ser um Ebook ou um White Paper. Mas você sabe a diferença entre eles?

Primeiramente, vamos às similaridades. O que o Ebook e o White Paper têm em comum?

  • São desenvolvidos para fins educativos
  • Marketing de Conteúdo: ambos são produtos reconhecidos pelo meio
  • Referência: ambos ajudam a se posicionar no mercado como fator referencial
  • Público-alvo: ambos são considerados produtos com audiência específica
  • Problema/Oportunidade: ambos têm foco na resolução de problemas e criação de oportunidades

AS DIFERENÇAS

WHITE PAPER

  • Longos, lineares, e aprofundados em um único tópico
  • Centrado em dados e baseado em pesquisas quantificáveis
  • Focado no texto com o mínimo de gráficos
  • Tom formal semelhante ao acadêmico
  •  Geralmente possui de 5 a 12 páginas

EBOOK

  • Formato de blocos escaneáveis de texto
  • Centrado em conceitos, com formatos especiais para as recentes tendências da indústria
  • Formato que lembra uma revista com textos, imagens e gráficos
  • Tom menos formal que o White Paper. Uma conversa entre iguais.Permite maior interação com o conteúdo, com links e mídias adicionais
  • Pode possuir de 10 até 200 páginas

Conclusão

A saber, é notável que uma boa maioria dos profissionais do mercado ache o Ebook melhor do que o White Paper. Criticam o caráter autoritário do White Paper. O chamam de entediante de engessado. Mas ele ainda exerce grande importância e utilidade.

Na verdade, não existe um melhor ou pior que o outro. Tudo depende do seu conteúdo e da sua divulgação, e do seu público.

As perguntas básicas que você deve fazer a si mesmo são:

Eu quero me evidenciar como um expert da área?

É provável que a melhor escolha seja o White Paper.

Eu quero me evidenciar como um fomentador de conversas e engajamento?

É provável que a melhor escolha seja o Ebook.

Pense bem nesses fatores antes de optar por um ou outro.

Adaptado de aotopo.com.br

Leia também:

Marketing de Conteúdo funciona mesmo? Confira como aplicá-lo ao seu negócio

Compartilhe nas redes sociais
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Posts recentes

Categorias

Tags

Entre em contato

    Conecte-se

    Assine a nossa newsletter

    Assine a nossa newsletter e fique por dentro do mundo do marketing digital

      Nascida no Rio de Janeiro, somos uma empresa especializada em vendas pela internet e um dos nossos principais pilares é a humanização das relações com os clientes.

      Onde estamos:
      Av. das Américas, 500 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22640-904.