A saber, Inbound Marketing é uma forma de pensar relativamente nova, baseada na ideia de compartilhamento, bem como criação de um conteúdo de qualidade direcionado para um público-alvo, utilizando táticas de marketing online.
Assim, o “novo marketing” (Inbound Marketing) é qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas em vez de comprá-las. Enquanto o “velho marketing” (Outbound Marketing) é qualquer tática de marketing que certamente “empurra” produtos e/ou serviços para os clientes.
Veja algumas estatísticas abaixo:
- Inbound Marketing custa 62% mais barato do que Outbound Marketing;
- Empresas que utilizam blogs conseguem 97% mais links apontando para seu website;
- 275% é o ROI (retorno sobre investimento) médio produzido através de estratégias de inbound marketing.
Formas de fazer o inbound marketing
Dessa forma, existem inúmeras, talvez infinitas formas de se praticar essa forma de marketing. Logo, como o foco está em produzir e compartilhar conteúdo atraente, conheça alguns formatos:
- Publicação de posts de blog;
- Divulgação de Infográficos;
- Ebooks e Whitepapers;
- Webinars e Podcasts;
- Relações Públicas;
- Questionários;
- Guest posting;
- Social Bookmarking;
- Fóruns online;
- Vídeos online;
- Marketing em Comentários;
- E-mail marketing;
- SEO;
- Conteúdo em Mídias Sociais;
- Estratégias em Blogs.
Inbound vs. Outbound
Mais permissivo x Mais invasivo;
Comunicação em via dupla – o inbound traz mais diálogo e interação, enquanto o outbound possui Comunicação unilateral;
Custo relativamente mais baixo, bem como melhores taxas de conversão x Custo alto, além de taxas de conversão imprevisíveis;
O conteúdo da mensagem é mais envolvente, além de engajar mais as pessoas x Por outro lado, a mensagem nem sempre é bem-vinda e com isso engaja menos;
É possível acompanhar resultados em tempo real e modificar a estratégia imediatamente, se necessário x A mensuração de resultados é mais engessadas e a revisão da estratégia, na maioria das vezes, não permite uma ação imediata.
Leia também: