Como usar o Whatsapp na sua estratégia de marketing

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Separamos cinco dicas de ouro que podem otimizar seus resultados usando o Whatsapp

Cerca de 120 milhões de brasileiros fazem uso do Whatsapp, o que faz do mensageiro uma das plataformas digitais mais populares do país. Lançado no mundo inteiro ainda em 2009, e comprado pelo Facebook em 2014, o serviço é um verdadeiro fenômeno, uma vez que vem ultrapassando as redes sociais em popularidade.

Justamente por isso, há quem esteja reavaliando a estratégia de marketing digital para considerar o potencial do Whatsapp. Afinal, a troca de mensagens tem uma taxa de sucesso bastante impressionante: estima-se que cerca de 98% das mensagens enviadas são abertas e lidas em até três segundos, enquanto a taxa de abertura de e-mails é de apenas 22%. Pensando nisso, separamos cinco dicas para quem deseja incluir o mensageiro na sua estratégia.

  1. Planejamento é essencial

Por mais que o Whatsapp seja, de fato, uma ferramenta cheia de boas possibilidades, usá-la sem qualquer estratégia pode ser um tiro no pé. Além de ser importante tomar muito cuidado com a periodicidade das mensagens é importante criar um plano que inclui o tipo de conteúdo que você pretende entregar, quais os horários e quais as etapas.

  1. Use a criatividade

A conquista de novos clientes exige criatividade, e com o uso do Whatsapp isso não muda. Muito pelo contrário! Não faça uso da ferramenta apenas para vender. Foque em relacionamento, criando um conteúdo divertido, que tenha alguma relação com o seu negócio.

  1. Ouça o seu cliente

O uso das redes sociais sem dúvidas aproxima as marcas de seu público. Mas com o Whatsapp essa relação pode ficar ainda mais “íntima”. Receber feedback é uma ótima forma de compreender o que deve ser melhorado em seu produto ou serviço. Por isso, vale sempre a pena estimular que seus clientes enviem mensagens contando sobre suas experiências com a empresa. Ter a certeza da satisfação do consumidor é a garantia de que a companhia está fazendo um ótimo trabalho.

  1. Use O WHATSAPP para agilizar o atendimento

Use a agilidade do Whatsapp ao seu favor. Ao receber uma mensagem, procure responder o mais rápido possível, mas sem perder a qualidade do atendimento. Para que a estratégia seja efetiva, é necessário possuir ao menos um colaborador capacitado para disponibilizar esse tipo de interação por meio do aplicativo.

  1. Envie lembretes personalizados

Uma outra estratégia muito eficaz para o Whatsapp envolve lembretes. Isso mesmo! Se você fizer uma venda online, por exemplo, pode enviar informações relacionadas à entrega pelo mensageiro. A ideia aqui é usar a ferramenta para melhorar ainda mais o relacionamento com seus clientes.

Com tantos usuários ativos definitivamente vale a pena investir no Whatsapp. Afinal, seguindo as boas práticas é possível introduzir a ferramenta em seu negócio e aumentar os resultados, seja em vendas ou na fidelização de clientes.

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