As tecnologias evoluem em uma velocidade impressionante e, com elas, o marketing digital
Se tem uma coisa que tem ficado cada vez mais clara nos últimos anos é que o mundo está cada vez mais conectado. Dessa forma, as novas tecnologias vêm mudando rapidamente a relação entre marcas e consumidores, e o modo como essas pessoas consomem também. Não é à toa que no mundo do marketing digital as mudanças vêm acontecendo em uma velocidade incrível. Chat bots de marcas conversando com seguidores, e até vendendo e entregando produtos, e redes sociais tendo um peso cada vez maior no relacionamento marca-consumidor, são apenas a ponta do iceberg. Por isso separamos algumas tendências que já são sucesso esse ano e devem evoluir (ou até ganhar novos contornos) nos próximos.
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Storytelling – a grande tendência do marketing digital
Certamente, todo mundo adora uma boa história. A tendência no marketing digital é que as marcas continuem contando histórias, focando não apenas “no que estão dizendo”, mas no que estão fazendo. Além disso, vale abrir espaço para os próprios consumidores contarem suas histórias.
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Realidade aumentada
Sem dúvida, uma coisa que a febre do jogo Pokémon GO nos ensinou foi que a realidade aumentada é uma tendência. É provável que as empresas continuem se aproveitando disso e trabalhem mais com a mistura do virtual e real.
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Internet das Coisas
Com o advento do Amazon Go — um supermercado sem necessidade de caixa — a era da internet das coisas deu um grande passo. Certamente, ela é uma realidade presente em diversos países, mas no Brasil ainda é apenas um desejo. Vale lembrar que o consumidor está cada vez mais conectado.
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Wearables
Os relógios e pulseiras inteligentes já são uma realidade, e a tendência é que venha mais por aí. As marcas precisam não apenas criar para essas tecnologias, mas também entender como interagir através de cada uma delas. Vale dizer que a internet das coisas aparece aqui novamente.
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Plataformas de comunicação
Não dá mais para pensar em comunicação isolada em redes sociais ou buscadores. As marcas precisam estar presentes de forma unificada no mundo online. A ideia é o compartilhamento social de algo que está junto a uma plataforma.
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