Algumas estratégias de marketing já acompanham o mercado há muito tempo, por exemplo, a análise SWOT. Mas será que ela ainda é essencial? A resposta é sim. E hoje vamos aprofundar nessa métrica de marketing, para te mostrar como é fundamental conhecer todas as camadas do seu negócio, e da sua concorrência.
Como diria Sócrates, “conhece-te a ti mesmo”, e completando com a visão do marketing, e saberás suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. Analisar sua empresa é necessário para que sua concorrência não faça isso por você, além é claro de aproveitar as oportunidades de criar estratégias únicas com uma base sólida.
Quem não lembra da experiência de chegar em um restaurante, pedir uma coca e ouvir: só tem Pepsi, pode ser? Esse é o clássico exemplo de uma fraqueza que se tornou uma força. Pegar o dito popular que tornava o refrigerante uma segunda opção, e tornar isso um slogan que rendeu positivamente para a marca.
Conhecer sua marca e a sua posição no mercado é um ponto fundamental para desenvolver estratégias de campanha. Lembrando que SWOT é uma visão interna e externa. É conhecer seu negócio como um todo, incluindo seus funcionários, fornecedores, franqueados e parceiros comerciais. Além é claro, seus concorrentes.
Estudar o mercado também é avaliar o que seus concorrentes diretos e indiretos tem desenvolvido de forma positiva e negativa. Serve como um laboratório, onde é possível mensurar como o público lida com as movimentações do mercado, e os custos de implementação.
Use essas informações a seu favor, e com isso em mãos, una profissionais de segmentos diferentes da sua empresa, e realize novas estratégias de marketing como design thinking. Caso você ainda não conheça esse método, clique aqui e confira nosso post no Instagram.
Não esqueça dos 4ps do marketing, do duplo diamante, e de fazer a gerenciamento da sua equipe de comunicação. Caso você não tenha essa estrutura na sua empresa, que tal contratar uma agência que oferece esses serviços e muito mais pela sua marca?
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