Pular para o conteúdo

A importância do feedback para o desenvolvimento de uma empresa

Saiba de que forma o feedback pode impactar no sucesso de uma organização 

O feedback é (ou deveria ser) uma prática bastante comum nas empresas. Afinal, ele consiste em um retorno sobre o desempenho de uma pessoa ou grupo em relação a algum trabalho ou serviço realizado. Em outras palavras, é uma avaliação do que foi feito. 

Assim, ele ajuda a dar confiança e aprimorar as habilidades dos funcionários, tendo em vista que impacta diretamente na continuidade – ou não – dos processos que vêm sendo feitos. O feedback pode ser entendido, dessa forma, como um investimento na relação de aprendizado e desenvolvimento estabelecida dentro de uma empresa. 

Tipos de feedback 

A saber, o feedback pode ser definido em três tipos: positivo, negativo e construtivo. Cada um tem suas particularidades e se difere em relação aos objetivos. 

positivo

Como o próprio nome já diz, ele é utilizado quando se deseja elogiar algo que trouxe impacto positivo para a empresa. É a partir desse elogio que fica estabelecido que tal atitude foi benéfica e, portanto, deve se repetir. 

construtivo

Já o feedback construtivo trata de abordar algo que impactou de maneira negativa a organização, mas que pode ser aprimorado. É importante pois constrói uma relação de segurança e confiança entre a empresa e o funcionário. Além disso, contribui para uma maior satisfação no trabalho, diretamente ligada à produtividade. E também auxilia na criação de profissionais mais hábeis e eficientes em suas tarefas. 

negativo

O último tipo de feedback diz respeito a um retorno sobre algo que pode ser melhorado, mas sem deixar clara a forma exata pela qual essa mudança pode ser operada. Em outras palavras, é um comentário negativo que não necessariamente gera efeitos em nosso comportamento para que entendamos o que pode ser modificado. 

Crescimento da empresa 

Certamente, toda empresa necessita estar atenta ao que acontece no mercado, a fim de satisfazer seus clientes e se manter competitiva. Assim, é por meio dos feedbacks que esse conhecimento chega à organização e as melhorias são implementadas. 

É realizado um entendimento do que pode ser alterado e, a partir disso, mobilizadas as melhorias necessárias para entregar o produto/serviço que o cliente espera. 

Dessa forma, o feedback é muito importante pois ajuda na resolução de problemas, na comunicação e no desenvolvimento dos funcionários da empresa como um todo. Além disso, nem sempre conseguimos perceber o que está funcionando e o que não está, junto ao impacto causado por isso. Logo, o feedback torna-se relevante, pois evidencia esses pontos cegos e nos traz o entendimento necessário para evoluir. 

Compartilhe nas redes sociais
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts recentes

Categorias

Tags

Entre em contato

    Conecte-se

    Assine a nossa newsletter

    Assine a nossa newsletter e fique por dentro do mundo do marketing digital

      Nascida no Rio de Janeiro, somos uma empresa especializada em vendas pela internet e um dos nossos principais pilares é a humanização das relações com os clientes.

      Onde estamos:
      Av. das Américas, 500 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22640-904.