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5 tendências do Marketing Digital para 2016

Em 2016, a coroa continuará na cabeça do conteúdo. Porém, os usuários exigirão uma experiência digital cada vez mais personalizada. Assim, as equipes de marketing mais avançadas aproveitarão a tecnologia e utilizarão plataformas de marketing integradas para automatizar suas estratégias. Em termos de estratégia, as marcas começaram a usar ferramentas mais sofisticadas para consolidar as diferentes peças de uma campanha digital. Por exemplo: website, e-commerce, redes sociais, conteúdo, SEO e vendas com a finalidade de formar um sistema integrado e eficiente. Esse sistema deve ser capaz de atrair clientes, aumentas as vendas e gerar promotores. Dessa forma, confira a seguir algumas das tendências e predições que veremos em 2016:

1. O CONTEÚDO CONTINUARÁ SENDO REI

Certamente, a demanda pelo conteúdo de qualidade está crescendo. Em 2016 a criação do conteúdo deveria ser uma prioridade para todas as empresas sem importar o tamanho e a indústria. Afinal, o conteúdo não só é a chave para uma estratégia de inbound marketing, como também traz resultados. As empresas que têm um blog geram 67% mais oportunidades de venda mensais do que aquelas que não o fazem. Logo, o conteúdo ajuda as marcas com seu posicionamento digital. Além disso, gera confiança, conseguindo com que os usuários se sintam atraídos a seus produtos ou serviços de forma mais fácil.

2. O CONTEÚDO VISUAL PODERÁ MELHORAR O SEU SEO

Em 2016, o conteúdo visual terá mais importância do que a otimização de palavras chave. Em outras palavras, ao priorizar o conteúdo visual do seu site, você também estará ganhando o beneficio de melhorar seu ranking de SEO.

As atualizações do algoritmo do Google têm dado prioridade ao conteúdo de alta qualidade. Os motores de busca utilizam o ranking orgânico analisando quanto tempo um usuário fica em um site (chamado “Dwell Time”), e quantos clicks eles fazem no resto do site para avaliar o valor da informação.

Imagens, infográficos e vídeos são muito mais chamativos do que texto sem formato. Portanto, é muito mais provável que um usuário sinta que essa informação é relevante para sua busca ficando mais tempo no site, fazendo mais clicks e melhorando os rankings.

3. OS USUÁRIOS DIGITAIS EXIGIRÃO UMA EXPERIÊNCIA CADA VEZ MAIS PERSONALIZADA

74% dos consumidores se frustram com os sites quando o conteúdo não tem nada a ver com seus interesses. Isto é só um dos indicadores de que a estratégia tradicional de se ajustar a todos em termos de conteúdo já não funciona.

Em um mundo onde os serviços de streaming de musica como Spotify e Pandora permitem criar listas de reprodução personalizadas e escolher as estações de radio e por outro lado os sites de e-commerce como Amazon que mostram aos compradores sugestões de compras personalizadas, está fazendo da incorporação de personalização na estratégia dos profissionais de marketing algo imprescindível.

4.O CUSTO DE PPC SERÁ CADA VEZ MAIOR

O investimento global em publicidade na internet aumenta 10% cada ano, porém existem regiões como os Estados Unidos, Europa e América Latina onde esse número é quase 30%. Se bem os custos de PPC (curso por clique) variam significativamente de região a região, campanha e objetivos, a verdade é que a medida que mais empresas aumentam seu investimento digital será cada vez mais caro obter os mesmos resultados.

5. O MÓVEL PASSARÁ A SER A “TELA” MAIS UTILIZADA PARA VER CONTEÚDO DIGITAL

Os dispositivos moveis eram chamados “a segunda tela”, mas isto está mudando. Hoje, o móvel é a primera tela para a maioria dos usuários. Basta ver que 75% das entradas no Facebook provem da publicidade móvel e é evidente que os smartphones são o centro da atenção. No brasil, este numero é menor mas está crescendo rapidamente.

Mesmo que o consumo de informação, compras e navegação continua sendo pelo computador, o móvel é o primeiro encontro que muitos potenciais clientes têm com as marcas, por isso, sua mentalidade tem que mudar e pensar primeiro em smartphones e depois em desktop. 

Adaptado de husbpot.com

Leia mais:

Cinco tendências de marketing digital

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