10 dicas de e-mail marketing infalíveis para vender mais

Tempo de Leitura: 3 minutos
0
(0)

Entenda quais são as melhores estratégias de comunicação através do e-mail marketing para alavancar o seu negócio

O e-mail marketing é uma das formas de comunicação entre uma empresa e seus consumidores ou potenciais clientes. Embora ele seja muito associado a abordagens promocionais e comerciais, o uso do e-mail marketing vai muito além dessa estratégia.

Quando um consumidor dá permissão para uma empresa enviar e-mails para ela, esta pessoa está dando abertura para um início de conversa, assim como acesso a uma parte de sua vida pessoal. 

Entretanto, para uma comunicação assertiva através de e-mails marketing, é importante prestar atenção em uma série de fatores, a fim de fisgar novos clientes, garantir a fidelização dos antigos, e maximizar os resultados. 

O título de seu e-mail marketing deve chamar atenção 

A primeira coisa que se deve ter em mente ao produzir um e-mail marketing é que o usuário deve ter interesse em abrir a mensagem. Portanto, o título deve ser chamativo e trazer os benefícios do produto, mesmo que de forma superficial. 

A explicação de cada um desses benefícios deverá vir no corpo do e-mail. É importante que o cliente se sinta ajudado pela empresa e não apenas um mero consumidor que está recebendo mensagens automáticas, sem conteúdo e que de nada serão úteis. 

Dessa forma, faça seu texto de modo a deixar claro que a empresa se preocupa com seus clientes e quer ajudá-los, com um título claro, direto e que desperte curiosidade. 

Aposte em um mailing segmentado

A criação de uma lista de e-mails segmentada é imprescindível para uma comunicação de sucesso. Afinal, ela permite um melhor direcionamento para suas campanhas. 

Existem diversas ferramentas atuais de gestão de e-mail marketing que realizam essa segmentação através de tags, por exemplo. O objetivo principal é entregar um material relevante para seus consumidores. Para aumentar as chances disso acontecer, é fundamental direcionar o conteúdo para o público certo. 

Imagens fazem a diferença 

Deve ser dada uma atenção especial à escolha das imagens, pois elas são um grande diferencial nos e-mails marketing. Evite imagens muito pesadas, para diminuir o tempo de carregamento. Além disso, é importante colocar links nas imagens. Caso não sejam exibidas, o usuário terá a opção de clicar e acessar o conteúdo. 

Outra dica interessante é fazer o e-mail marketing em formato HTML. Dessa forma, o conteúdo poderá ser distribuído entre texto e imagens. E lembre-se: nunca envie apenas uma imagem como corpo de e-mail. Esse tipo de conteúdo costuma ser bloqueado, diminuindo assim a eficiência do disparo. 

Por fim, não se esqueça das alt tags nas imagens. É muito importante que seja colocado um texto para descrever a imagem. 

E-mail marketing é muito mais eficiente do que a newsletter

Enquanto a newsletter trabalha com uma quantidade muito maior e frequente de e-mails, com assuntos muitas das vezes desconexos sobre a empresa em questão, os e-mails marketing tratam de assuntos mais específicos, de forma mais direta. Dessa forma, as chances dos clientes ignorarem as newsletters e cancelarem a inscrição são muito maiores do que com o e-mail marketing. 

Logo, o e-mail marketing é uma maneira muito mais assertiva de captar clientes e trazer melhores resultados. Invista! 

Realize testes A/B

Na hora de produzir um e-mail marketing, podem surgir dúvidas sobre qual título usar, cor do botão, etc. Consequentemente, realizar testes A/B é uma maneira de ver o que vai funcionar melhor no seu e-mail marketing. 

Diversas ferramentas disponibilizam essa opção. Nesses testes, duas opções de e-mail são enviadas para uma pequena porcentagem do seu mailing.  A partir disso, é gerado um relatório, que fornece qual deles teve a melhor performance. Com isso, o administrador consegue ter uma visão de qual dos e-mails fornecerá o melhor retorno. 

Tome cuidado com a quantidade de e-mail marketing enviado

O envio de muitos e-mails incomoda o usuário e a chance dele cancelar a assinatura é grande. Por outro lado, envios muito espaçados podem deixar a sua marca esquecida. 

Logo, o ideal é que seja enviado, pelo menos, um e-mail marketing por mês. 

Lembre-se de que as principais ferramentas de gestão de e-mails cobram por quantidade de usuários na lista, e não por quantidade de envios. Sendo assim, aproveitar seu investimento vai trazer um melhor retorno. Uma média de três envios por semana é uma boa taxa.

Crie um relacionamento de confiança com o usuário

É primordial que o leitor enxergue a empresa como alguém que está ali para ajudá-lo no assunto que ele precisa. Por isso, criar um relacionamento sério e duradouro deve ser uma das metas da organização. Dessa maneira, a venda será feita de forma muito mais fácil e não somente por preço.

O e-mail marketing é uma ótima opção para atingir um número cada vez maior de clientes, além de fidelizar os antigos. Com os passos acima, em pouco tempo você verá as mudanças acontecerem e sua empresa crescer cada vez mais! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 7 =

Posts recentes

Categorias

Entre em contato

Caso você queira se candidatar a fazer parte da Equipe R&D, preencha o formulário nesta página. Assim sua mensagem chegará no lugar certo, direto no nosso RH. Boa sorte!







    Conecte-se

    Assine a nossa newsletter

    Assine a nossa newsletter e fique por dentro do mundo do marketing digital

    Conecte-se

    Siga as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades