Entenda quais são as melhores estratégias de comunicação através do e-mail marketing para alavancar o seu negócio
O e-mail marketing é uma das formas de comunicação entre uma empresa e seus consumidores ou potenciais clientes. Embora ele seja muito associado a abordagens promocionais e comerciais, o uso do e-mail marketing vai muito além dessa estratégia.
Quando um consumidor dá permissão para uma empresa enviar e-mails para ela, esta pessoa está dando abertura para um início de conversa, assim como acesso a uma parte de sua vida pessoal.
Entretanto, para uma comunicação assertiva através de e-mails marketing, é importante prestar atenção em uma série de fatores, a fim de fisgar novos clientes, garantir a fidelização dos antigos, e maximizar os resultados.
O título de seu e-mail marketing deve chamar atenção
A primeira coisa que se deve ter em mente ao produzir um e-mail marketing é que o usuário deve ter interesse em abrir a mensagem. Portanto, o título deve ser chamativo e trazer os benefícios do produto, mesmo que de forma superficial.
A explicação de cada um desses benefícios deverá vir no corpo do e-mail. É importante que o cliente se sinta ajudado pela empresa e não apenas um mero consumidor que está recebendo mensagens automáticas, sem conteúdo e que de nada serão úteis.
Dessa forma, faça seu texto de modo a deixar claro que a empresa se preocupa com seus clientes e quer ajudá-los, com um título claro, direto e que desperte curiosidade.
Aposte em um mailing segmentado
A criação de uma lista de e-mails segmentada é imprescindível para uma comunicação de sucesso. Afinal, ela permite um melhor direcionamento para suas campanhas.
Existem diversas ferramentas atuais de gestão de e-mail marketing que realizam essa segmentação através de tags, por exemplo. O objetivo principal é entregar um material relevante para seus consumidores. Para aumentar as chances disso acontecer, é fundamental direcionar o conteúdo para o público certo.
Imagens fazem a diferença
Deve ser dada uma atenção especial à escolha das imagens, pois elas são um grande diferencial nos e-mails marketing. Evite imagens muito pesadas, para diminuir o tempo de carregamento. Além disso, é importante colocar links nas imagens. Caso não sejam exibidas, o usuário terá a opção de clicar e acessar o conteúdo.
Outra dica interessante é fazer o e-mail marketing em formato HTML. Dessa forma, o conteúdo poderá ser distribuído entre texto e imagens. E lembre-se: nunca envie apenas uma imagem como corpo de e-mail. Esse tipo de conteúdo costuma ser bloqueado, diminuindo assim a eficiência do disparo.
Por fim, não se esqueça das alt tags nas imagens. É muito importante que seja colocado um texto para descrever a imagem.
E-mail marketing é muito mais eficiente do que a newsletter
Enquanto a newsletter trabalha com uma quantidade muito maior e frequente de e-mails, com assuntos muitas das vezes desconexos sobre a empresa em questão, os e-mails marketing tratam de assuntos mais específicos, de forma mais direta. Dessa forma, as chances dos clientes ignorarem as newsletters e cancelarem a inscrição são muito maiores do que com o e-mail marketing.
Logo, o e-mail marketing é uma maneira muito mais assertiva de captar clientes e trazer melhores resultados. Invista!
Realize testes A/B
Na hora de produzir um e-mail marketing, podem surgir dúvidas sobre qual título usar, cor do botão, etc. Consequentemente, realizar testes A/B é uma maneira de ver o que vai funcionar melhor no seu e-mail marketing.
Diversas ferramentas disponibilizam essa opção. Nesses testes, duas opções de e-mail são enviadas para uma pequena porcentagem do seu mailing. A partir disso, é gerado um relatório, que fornece qual deles teve a melhor performance. Com isso, o administrador consegue ter uma visão de qual dos e-mails fornecerá o melhor retorno.
Tome cuidado com a quantidade de e-mail marketing enviado
O envio de muitos e-mails incomoda o usuário e a chance dele cancelar a assinatura é grande. Por outro lado, envios muito espaçados podem deixar a sua marca esquecida.
Logo, o ideal é que seja enviado, pelo menos, um e-mail marketing por mês.
Lembre-se de que as principais ferramentas de gestão de e-mails cobram por quantidade de usuários na lista, e não por quantidade de envios. Sendo assim, aproveitar seu investimento vai trazer um melhor retorno. Uma média de três envios por semana é uma boa taxa.
Crie um relacionamento de confiança com o usuário
É primordial que o leitor enxergue a empresa como alguém que está ali para ajudá-lo no assunto que ele precisa. Por isso, criar um relacionamento sério e duradouro deve ser uma das metas da organização. Dessa maneira, a venda será feita de forma muito mais fácil e não somente por preço.
O e-mail marketing é uma ótima opção para atingir um número cada vez maior de clientes, além de fidelizar os antigos. Com os passos acima, em pouco tempo você verá as mudanças acontecerem e sua empresa crescer cada vez mais!