Pular para o conteúdo

10 dicas de e-mail marketing infalíveis para vender mais

Entenda quais são as melhores estratégias de comunicação através do e-mail marketing para alavancar o seu negócio

O e-mail marketing é uma das formas de comunicação entre uma empresa e seus consumidores ou potenciais clientes. Embora ele seja muito associado a abordagens promocionais e comerciais, o uso do e-mail marketing vai muito além dessa estratégia.

Quando um consumidor dá permissão para uma empresa enviar e-mails para ela, esta pessoa está dando abertura para um início de conversa, assim como acesso a uma parte de sua vida pessoal. 

Entretanto, para uma comunicação assertiva através de e-mails marketing, é importante prestar atenção em uma série de fatores, a fim de fisgar novos clientes, garantir a fidelização dos antigos, e maximizar os resultados. 

o título de seu e-mail marketing deve chamar atenção 

A primeira coisa que se deve ter em mente ao produzir um e-mail marketing é que o usuário deve ter interesse em abrir a mensagem. Portanto, o título deve ser chamativo e trazer os benefícios do produto, mesmo que de forma superficial. 

A explicação de cada um desses benefícios deverá vir no corpo do e-mail. É importante que o cliente se sinta ajudado pela empresa e não apenas um mero consumidor que está recebendo mensagens automáticas, sem conteúdo e que de nada serão úteis. 

Dessa forma, faça seu texto de modo a deixar claro que a empresa se preocupa com seus clientes e quer ajudá-los, com um título claro, direto e que desperte curiosidade. 

Aposte em um mailing segmentado

A criação de uma lista de e-mails segmentada é imprescindível para uma comunicação de sucesso. Afinal, ela permite um melhor direcionamento para suas campanhas. 

Existem diversas ferramentas atuais de gestão de e-mail marketing que realizam essa segmentação através de tags, por exemplo. O objetivo principal é entregar um material relevante para seus consumidores. Para aumentar as chances disso acontecer, é fundamental direcionar o conteúdo para o público certo. 

Imagens fazem a diferença 

Deve ser dada uma atenção especial à escolha das imagens, pois elas são um grande diferencial nos e-mails marketing. Evite imagens muito pesadas, para diminuir o tempo de carregamento. Além disso, é importante colocar links nas imagens. Caso não sejam exibidas, o usuário terá a opção de clicar e acessar o conteúdo. 

Outra dica interessante é fazer o e-mail marketing em formato HTML. Dessa forma, o conteúdo poderá ser distribuído entre texto e imagens. E lembre-se: nunca envie apenas uma imagem como corpo de e-mail. Esse tipo de conteúdo costuma ser bloqueado, diminuindo assim a eficiência do disparo. 

Por fim, não se esqueça das alt tags nas imagens. É muito importante que seja colocado um texto para descrever a imagem. 

E-mail marketing é muito mais eficiente do que a newsletter

Enquanto a newsletter trabalha com uma quantidade muito maior e frequente de e-mails, com assuntos muitas das vezes desconexos sobre a empresa em questão, os e-mails marketing tratam de assuntos mais específicos, de forma mais direta. Dessa forma, as chances dos clientes ignorarem as newsletters e cancelarem a inscrição são muito maiores do que com o e-mail marketing. 

Logo, o e-mail marketing é uma maneira muito mais assertiva de captar clientes e trazer melhores resultados. Invista! 

Realize testes A/B

Na hora de produzir um e-mail marketing, podem surgir dúvidas sobre qual título usar, cor do botão, etc. Consequentemente, realizar testes A/B é uma maneira de ver o que vai funcionar melhor no seu e-mail marketing. 

Diversas ferramentas disponibilizam essa opção. Nesses testes, duas opções de e-mail são enviadas para uma pequena porcentagem do seu mailing.  A partir disso, é gerado um relatório, que fornece qual deles teve a melhor performance. Com isso, o administrador consegue ter uma visão de qual dos e-mails fornecerá o melhor retorno. 

Tome cuidado com a quantidade de e-mail marketing enviado

O envio de muitos e-mails incomoda o usuário e a chance dele cancelar a assinatura é grande. Por outro lado, envios muito espaçados podem deixar a sua marca esquecida. 

Logo, o ideal é que seja enviado, pelo menos, um e-mail marketing por mês. 

Lembre-se de que as principais ferramentas de gestão de e-mails cobram por quantidade de usuários na lista, e não por quantidade de envios. Sendo assim, aproveitar seu investimento vai trazer um melhor retorno. Uma média de três envios por semana é uma boa taxa.

Crie um relacionamento de confiança com o usuário

É primordial que o leitor enxergue a empresa como alguém que está ali para ajudá-lo no assunto que ele precisa. Por isso, criar um relacionamento sério e duradouro deve ser uma das metas da organização. Dessa maneira, a venda será feita de forma muito mais fácil e não somente por preço.

O e-mail marketing é uma ótima opção para atingir um número cada vez maior de clientes, além de fidelizar os antigos. Com os passos acima, em pouco tempo você verá as mudanças acontecerem e sua empresa crescer cada vez mais! 

Compartilhe nas redes sociais
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts recentes

Categorias

Tags

Entre em contato

    Conecte-se

    Assine a nossa newsletter

    Assine a nossa newsletter e fique por dentro do mundo do marketing digital

      Nascida no Rio de Janeiro, somos uma empresa especializada em vendas pela internet e um dos nossos principais pilares é a humanização das relações com os clientes.

      Onde estamos:
      Av. das Américas, 500 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22640-904.