Ei, assessor, você precisa aprender Marketing Digital!

As atividades se complementam, sem contar que profissionais polivalentes têm mais valor para o mercado

Uma coisa é certa: assessor de imprensa que deseja sobreviver no mercado também precisa aprender Marketing Digital. A forma de se comunicar está mudando. A integração entre todas as vertentes da comunicação e do marketing é fundamental, e capacitar os jornalistas para tal acaba se fazendo necessário.

“Que legal, mas minhas vendas não aumentaram depois dessa inserção no jornal X”. Foi-se o tempo em que os clientes se contentavam apenas com a exposição na mídia. Ainda mais em tempos de crise eles querem e precisam de ações que tragam, efetivamente, mais vendas. E, infelizmente, não adianta explicar para esse cliente como funciona assessoria de imprensa, a questão do fortalecimento da marca ou a importância da mídia espontânea. O cliente quer ganhar dinheiro e resultado mais rápido e concreto!

Além disso, os clientes têm priorizado profissionais e agências que oferecem um mix de serviços, já que contratar uma empresa para cada serviço acaba saindo mais caro e fica muito mais difícil de gerenciar. Quando você é capaz de atender diversas demandas de mercado, isso acaba sendo um grande diferencial. É a era das agências full service, pois os clientes querem resultados, conforto, economia e segurança, tudo em um mesmo lugar.

Outra questão importante é o SEO. O assessor de imprensa hoje precisa escrever artigos e releases usando as técnicas necessárias para ranquear bem em buscadores como o Google, a maior vitrine para qualquer negócio.

Mas lembre-se sempre: assessoria de imprensa não é marketing digital e vice-versa. É preciso “educar” o mercado e fazê-lo compreender que são serviços independentes, apesar de complementares. É possível sim fazer os dois, mas cada caso precisa ser negociado individualmente.

Posts relacionados

Leave a comment