Sabe quando você clica em um link patrocinado ou em um banner e é redirecionado a uma página que tem tudo a ver com aquela propaganda? Então, esta é a landing page, ou em português, página de entrada.
Dentre os principais tópicos da otimização de sites, a criação de landing pages está entre os mais importantes. Uma página de destino é definida como qualquer página por onde um visitante entra no seu site. Nos Estados Unidos, eles utilizam o conceito de que o visitante aterrissa dentro daquela página, por isso utilizam o termo landing, que significa aterrissar.A lógica é a seguinte: ao clicar em um link de uma campanha, o cliente deverá encontrar, logo de cara, o que o anúncio oferecia (em vez de ser mandado a uma homepage, onde dificilmente encontrará o que procura).
Por exemplo, você pesquisa no buscador por “promoção de botas”, aparecem alguns links patrocinados, entre eles: Loja Clóvis, Oscar Calçados, Dafiti, Passarela dos Calçados eLojas Marisa. Mas, nem todos os links levam o internauta ao que ele deseja: as botas em promoção. Somente a Marisa e a Passarela entregaram o conteúdo procurado, os outros sites direcionaram o cliente para a homepage ou uma página pedindo um endereço de e-mail para contato ou algo assim… isso é um exemplo de landing page.
O que não pode faltar numa landing page?
Esta página tem como principal meta converter o clique em venda. E ela só conseguirá alcançá-la se for realmente eficiente. Para isto, o texto deve ser o mais objetivo possível, as informações devem ser expostas de forma clara e organizada e a página deve conter todos os dados de que o consumidor precisa para tomar uma decisão, como descrições dos produtos e preços.
E o mais importante: ela precisa ter um bom “call to action”, ou seja, uma chamada para o visitante finalizar o processo. Expressões como “Compre já” ou “Cadastre-se agora” cumprem este papel.
Resumindo
Landing pages são páginas que trazem o usuário para dentro do seu site, mas essa página é específica para prender a atenção do usuário de alguma forma. Seja para ver um vídeo específico sobre sua marca, para captar o endereço de email, para mostrar uma oferta imbatível ou espalhar uma notícia muito importante, a landing page é uma página em formato especial para um fim específico que você escolha.