Pular para o conteúdo

Você sabe o que é Motivação 3.0?

O modelo atual de motivação é baseado em gerenciamento. Com isso, cobra dos funcionários conformidade a padrões, por exemplo: como fazer, quando fazer, o que fazer, com quem fazer. Assim, o que as empresas realmente precisam é buscar o engajamento das suas equipes. Hoje, procura-se impulsionar os colaboradores baseado em motivação intrínseca. Isso é chamado de Motivação 3.0.

motivação

Portanto, os pilares desse novo sistema são:

Autonomia

Consiste primordialmente na necessidade de estar no comando de nossas vidas. A saber, o que as pessoas buscam nos dias de hoje é autonomia para controlar os Quatro Ts. São eles Tarefa (O que fazer), Técnica (Como fazer), Tempo (Quando fazer) e Time (Com quem fazer). Primeiramente, podem parecer idéias revolucionárias. Porém companhias que conseguiram implementar práticas que aumentam a autonomia das equipes já estão colhendo incríveis resultados de produtividade e engajamento. Exemplos disso são políticas que permitem horário flexível ou liberam o funcionário para investir parte do seu tempo em projetos definidos por ele mesmo.

Propósito

Trabalhar com vistas a um objetivo maior. Quem já sentiu isso, sabe do que eu estou falando. É aquela sensação de que o que estamos fazendo não é “apenas um emprego”, mas algo muito mais importante. Muitas vezes, isso fica claramente descrito na missão de uma empresa, como a do Google: Organizar toda a informação disponível no mundo. Outras, pelo foco dado a inclusão social e sustentabilidade, cada vez mais importantes na motivação dos funcionários. Propósito é uma das forças que movem iniciativas tão bem sucedidas nos dias de hoje, como o desenvolvimento de projetos Open Source (Linux) ou CrowdSourcing (Wikipedia), fenômeno que a maioria dos economistas falhou em prever.

Busca pela Perfeição

Esse é um dos fatores que tem maior impacto no engajamento e na  produtividade das pessoas, o desejo de se tornar melhor e melhor em algo importante para você.   É fácil encontrar essas características nos grandes técnicos, que buscam sempre aumentar os seus conhecimentos, como atletas visando a perfeição. Há um conceito chamado flow, estado mental no qual atingimos a produtividade máxima, quando a recompensa pela tarefa está na execução da tarefa em si. Empresas podem incentivar isso através da definição de objetivos que sejam atingíveis mas, que ao mesmo tempo, desafiem o profissional a se desenvolver.

Leia também:

Entenda porque o Marketing Digital é o presente e futuro na aproximação com o cliente

Compartilhe nas redes sociais
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Posts recentes

Categorias

Tags

Entre em contato

    Conecte-se

    Assine a nossa newsletter

    Assine a nossa newsletter e fique por dentro do mundo do marketing digital

      Nascida no Rio de Janeiro, somos uma empresa especializada em vendas pela internet e um dos nossos principais pilares é a humanização das relações com os clientes.

      Onde estamos:
      Av. das Américas, 500 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22640-904.