Pular para o conteúdo

Você Conhece o Termo “Novo Rico”?

A atual geração de bilionários já representa quase metade das fortunas do mundo. Diferentemente dos emergentes do passado, é discreta e faz bons negócios sem alarde.

A cerca de dez anos, o time dos novos-ricos – aqueles que construíram fortunas com muito trabalho e pouco glamour – era a chacota preferida das famílias tradicionais (algumas delas com nome ainda vistoso e menos dinheiro do que gostariam). Os emergentes, diziam, tinham gosto duvidoso, usavam roupas espalhafatosas, organizavam festas exageradas e faziam de tudo para aparecer na coluna social. O perfil de quem constrói a própria herança mudou. Entre os que ganham muito dinheiro, na casa dos bilhões, a regra é ser discreto, culto e não alardear conquistas enquanto elas não estiverem concretizadas, revela um levantamento da casa de leilões Sotheby’s, com sede em Nova York. A empresa realizou a pesquisa entre clientes de 35 países para compreender em detalhes os desejos do público que atende. E constatou que os novos bilionários já são responsáveis por 45% das fortunas do mundo. Não deve demorar para vários outros endinheirados ultrapassarem essa estatística. De acordo com um relatório divulgado pelo banco de investimentos Merrill Lynch, em abril, o número de milionários no Brasil cresceu 19,1% em 2007. Na Índia o índice chegou a 22,7% e na China a 20,3%.
“O novo-rico hoje é sofisticado, estuda, tem cultura e sabe dar valor às coisas, ao contrário do passado, quando não sabia investir em si mesmo e nem como gastar o dinheiro”, diz Fabio Rossi, diretor-presidente da Sotheby’s no Brasil. Os bilionários da geração atual ergueram seus patrimônios especialmente nas áreas de informática, telecomunicações, petróleo, energia, serviços, varejo e construção. Eles vêm da Rússia, China, Índia, Brasil, Japão, México e Estados Unidos. Entre os exemplos estão os empresários que figuram nas famosas listas da revista Forbes, bíblia da economia: o americano Bill Gates, da Microsoft, o mexicano Carlos Slim, da América Móvil (que controla a Claro no Brasil), o russo Roman Abramovich, dono da equipe de futebol inglesa Chelsea (e acusado de negócios escusos), a família americana Walton, da rede de supermercados Wal-Mart, e a chinesa Zhang Lan, dona da rede de restaurantes South Beauty (de culinária típica do país).

Compartilhe nas redes sociais
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Posts recentes

Categorias

Tags

Entre em contato

    Conecte-se

    Assine a nossa newsletter

    Assine a nossa newsletter e fique por dentro do mundo do marketing digital

      Nascida no Rio de Janeiro, somos uma empresa especializada em vendas pela internet e um dos nossos principais pilares é a humanização das relações com os clientes.

      Onde estamos:
      Av. das Américas, 500 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22640-904.