Pular para o conteúdo

Vídeos na estratégia digital da sua empresa: dicas e insights

Entenda de que forma este recurso pode potencializar o seu negócio

Os conteúdos audiovisuais são muito utilizados pelas marcas para atrair, converter e manter os clientes. Os vídeos são os mais comuns e podem servir para apresentar a empresa, explicar um determinado produto ou serviço, entre outras funcionalidades. A combinação de sons, imagens e movimentos ajuda a estimular os sentidos de quem assiste, contribuindo para uma identificação com a marca. A partir disso se constrói um relacionamento entre marca e cliente, objetivo principal das instituições. 

Por que os vídeos são interessantes? 

No que diz respeito a serviços e produtos, as pessoas acreditam – e muito – no que é dito por outras pessoas. Ao assistirmos um vídeo explicativo, nosso cérebro aumenta sua capacidade de absorção e aceitação do que está sendo dito, pela sua facilidade para perceber coisas em movimento, fazendo com que fiquemos mais focados em conteúdos em vídeo. 

Além disso, o audiovisual contribui para nossa capacidade de criar laços afetivos com uma marca ou empresa, fator fundamental para estabelecer uma relação de confiança que impactará diretamente na realização de vendas. 

Os vídeos podem estar em textos de blog, publicações nas redes sociais, e-mails marketing, etc. Assim como os textos, eles também contribuem para melhorar o SEO da página, além de esclarecer todas as dúvidas do público-alvo. Mas o fundamental é: eles devem se adequar à cada plataforma, explorando suas funcionalidades ao máximo. Portanto, utilizar vídeos na estratégia de marketing da sua empresa é uma ótima ideia. Confira nossas dicas e entenda como você pode se beneficiar desse artefato! 

Menos é mais – vídeos curtos

Certamente, sua missão não só é chamar como também prender a atenção dos seus clientes. O problema é: nem todos tem paciência/tempo para assistir vídeos longos. Portanto, aposte em vídeos curtos e diretos. Caso o assunto seja mais extenso, que tal criar uma série com vários vídeos pequenos e ir soltando aos poucos? É uma ótima estratégia para aguçar a curiosidade dos espectadores! 

Faça o cliente entender o seu produto

De acordo com pesquisa realizada pela Video Brewery, boas estratégias de vídeo aumentam em 74% a compreensão do público sobre o que você está oferecendo. Em outras palavras, é bem mais rápido e simples aprender algo através de vídeos. 

Esse tipo de material faz com que seu público veja, na prática, mais detalhes, além do funcionamento e benefícios do seu produto. E de uma forma muito mais prática! 

Engajamento e conversões

Vídeos melhoram – e muito – a experiência dos usuários em seu site, e essa característica é muito importante para o Google, no que diz respeito ao rankeamento. 

Além disso, com conteúdos audiovisuais, há um aumento no alcance das postagens, segundo pesquisa realizada pela Social Bakers. Quanto mais interesse, mais engajamento e, consequentemente, mais clientes em potencial. Nunca se esqueça dessa fórmula! 

Outro ponto importante é que os vídeos ilustram da melhor forma algo antes não tão compreendido pelos usuários. Através dos vídeos, é dada uma ideia real do produto que está sendo vendido. Essa aproximação contribui, e muito, para as conversões dos clientes. 

Ponto positivo para a responsividade

Uma característica importante que devemos ressaltar: vídeos são responsivos! Seu formato praticamente não sofre alterações quando reproduzido em outros dispositivos. Além disso, eles são postados em sites que possuem integração com redes sociais. Logo, podem ser compartilhados e incorporados, alcançando um número ainda maior de pessoas. 

Quais os melhores tipos de vídeos? 

Um passo importante é definir o objetivo que guiará a produção do seu vídeo. 

Se você estiver buscando aumentar suas vendas, invista em vídeos que apresentem as qualidades e benefícios de um determinado produto ou serviço, a fim de influenciar diretamente o cliente a realizar a compra. Por outro lado, se você deseja mais engajamento, produza vídeos com foco em brand awareness, com uma pegada mais institucional. 

Já se seu objetivo é influenciar no aprendizado do seu cliente, a melhor escolha são vídeos educativos, que abordam assuntos específicos, como cursos on-line e tutoriais. 

É fundamental decidir não só o formato, mas o canal em que ele será veiculado. Afinal, cada tipo de vídeo possui particularidades que devem ser levadas em consideração na hora de elaborar um roteiro. 

Mão na massa 

Com todos esses pontos definidos, chegou a hora de gravar o seu vídeo. Para isso, você deve, sem a menor sombra de dúvidas, investir em equipamentos de qualidade. Eles serão o grande diferencial para o seu conteúdo. Portanto, para um resultado satisfatório e eficiente, invista em uma boa iluminação, câmera e microfone de alta definição. 

Com o vídeo pronto, não se esqueça de escolher uma boa thumbnail quando for postá-lo nas redes. Ela nada mais é do que a imagem que aparece antes de alguém dar o play no seu vídeo. Você pode optar por utilizar a sugerida pelo próprio YouTube ou fazer a sua própria imagem. Muita gente não imagina a influência desse recurso na visualização dos vídeos, mas uma thumbnail chamativa atrai ainda mais usuários para o seu conteúdo. 

Por fim, uma dica muito importante: valorize (e muito) a interação com o seu público. Mantenha a opção de comentários aberta e incentive seus usuários a compartilharem e incorporarem seu vídeo nas redes sociais e posts. 

Compartilhe nas redes sociais
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts recentes

Categorias

Tags

Entre em contato

    Conecte-se

    Assine a nossa newsletter

    Assine a nossa newsletter e fique por dentro do mundo do marketing digital

      Nascida no Rio de Janeiro, somos uma empresa especializada em vendas pela internet e um dos nossos principais pilares é a humanização das relações com os clientes.

      Onde estamos:
      Av. das Américas, 500 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22640-904.