Pular para o conteúdo

Tráfego orgânico x anúncios pagos: quando utilizar cada um?

Conheça as particularidades de cada um e descubra qual se aplica melhor ao seu negócio 

Para que uma empresa se torne relevante no mercado não basta ter um produto ou serviço de qualidade. Marcar presença nas redes, por meio de uma estratégia de marketing bem consolidada, é fundamental. Assim, cada vez mais visitantes chegarão à sua página. 

A escolha entre estratégia de tráfego orgânico e tráfego pago deve levar em consideração alguns fatores. Por exemplo: seu objetivo, recursos que você tem à sua disposição, custo-benefício e em quanto tempo você quer ter resultados. 

Mas não se preocupe caso você não saiba a diferença entre eles. Hoje falaremos sobre os dois tipos de tráfego, suas vantagens e desvantagens. Assim, você conseguirá decidir qual estratégia é mais indicada e mais se adequará aos objetivos da sua empresa. 

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico é aquele onde as visitas chegam até o blog ou site por meio de pesquisas em sites de busca, como o Google. Mas para o seu site ser localizado, ele deve alcançar boas posições nos mecanismos de busca. E, para isso, é importante utilizar algumas estratégias de marketing. Assim, você produzirá conteúdos otimizados que direcionam a busca para a sua empresa. 

Uma dessas estratégias é o SEO (Search Engine Optimization), que possui uma série de instruções que devem ser seguidas para que um site apareça nas buscas. Com ele, você selecionará as palavras-chave que mais se identificam ao seu negócio e se adequam aos interesses da sua persona. 

A saber, os resultados não aparecem de imediato. Afinal, a produção de conteúdos de qualidade demanda tempo e frequência, para que o cliente avance pelo funil de vendas. Logo, os resultados geralmente aparecem a médio e longo prazo. Mas de nada adianta investir nessas estratégias e parar com a execução após conquistar a posição desejada. Tudo deve ser feito de forma consistente, a fim de que a empresa se consolide e permaneça em destaque. 

Tráfego pago

Já neste tipo de tráfego, você paga para ser encontrado. Em outras palavras, os visitantes encontram sua empresa por meio de anúncios pagos que possuem palavras-chave cuidadosamente selecionadas. Você só paga pelo anúncio quando os clientes clicam nele. 

É importante ter em mente que os anúncios devem se adequar às suas respectivas mídias. Essa adaptação é muito importante para o sucesso das suas estratégias. 

Esse investimento traz uma série de vantagens para o seu site. Afinal, ele pode impulsionar os conteúdos produzidos, aumentar o alcance de posts, divulgar sites e promoções, etc. 

Em suma, o tráfego orgânico e o tráfego pago se complementam. Em outras palavras, ambos podem contribuir para o alcance de bons resultados em sua empresa.  Mas é importante ter em mente que, se o investimento em tráfego pago for pausado, impactará toda a estratégia. No orgânico isso não acontece, pois uma vez publicado, o conteúdo continua trazendo resultados. 

O que realmente vai diferenciar os investimentos em cada tipo de tráfego são o orçamento disponível e os objetivos do seu negócio na internet.

Compartilhe nas redes sociais
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts recentes

Categorias

Tags

Entre em contato

    Conecte-se

    Assine a nossa newsletter

    Assine a nossa newsletter e fique por dentro do mundo do marketing digital

      Nascida no Rio de Janeiro, somos uma empresa especializada em vendas pela internet e um dos nossos principais pilares é a humanização das relações com os clientes.

      Onde estamos:
      Av. das Américas, 500 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22640-904.