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Trade Marketing e o Marketing Digital

O Trade Marketing é o marketing feito junto aos canais de distribuição. Ele tem a finalidade de estreitar a parceria junto a estes canais. Seu foco é no desenvolvimento do relacionamento entre indústrias e canais de venda, após identificação das necessidades entre marcas dos produtos, pontos-de-venda e consumidores. Além disso, ele analisa os hábitos e preferências dos consumidores. Dessa forma, orienta quais canais deverão ser utilizados, que produtos poderão ser desenvolvidos e quais meios de distribuição serão adequados para atender as preferências do mercado-alvo.

Ele oferece inúmeras vantagens. A de maior destaque é a possibilidade de aumento da rentabilidade que também proporcionará troca de informações estratégicas. Além disso, oferece maior relação de confiança entre o canal de vendas, de distribuição e a indústria; parceria e relação de longo prazo. Agrega ainda valor à marca; tira o foco do preço e obtém maior frequência de pedidos devido a proximidade existente.

Para indústrias manterem sua competitividade e não perderem mercado junto aos concorrentes deverão atuar com um Trade Marketing. Ele terá suas ações exclusivas. É importante que sejam através do Business to Business, buscando três situações em particular.

Concentração de vendas

Neste caso, a tarefa do Trade Marketing busca evitar a centralização de vendas dos produtos em um único cliente ou em poucos clientes.

Valor

O Trade Marketing deverá desvincular a ideia de que o preço é o único fator decisivo. Dessa forma agrega valor apresentando todos os benefícios e vantagens que seus produtos oferecem à revenda.

Rentabilidade

Trade Marketing deve avaliar o valor de acordo com o cliente e identificar as margens de resultado em cada um deles.
Podemos entender que o Shopper Marketing é uma evolução do Trade Marketing. Ele surgiu da necessidade dos profissionais atuantes na cadeia de Promoção e Vendas identificarem e compreenderem o que e como as pessoas pensam e agem no momento da compra. Isso ajuda a aumentar as vendas no varejo de suas próprias marcas. Além disso, proporciona uma experiência de compra mais agradável para o cliente.

Empresas do segmento alimentício, por exemplo, inovaram desenvolvendo áreas de shopper marketing. Isso ocorreu para poder compreender e influenciar o comportamento do consumidor diretamente no PDV. Através da utilização das informações e conhecimento sobre o comportamento de seus consumidores, aproveitaram a oportunidade para criar ações vantajosas junto aos varejistas, utilizando ações estratégicas focadas no aumento das vendas dos varejistas, de suas marcas e melhorar experiência de compra junto aos shoppers.

Trade Marketing e Marketing Digital?

Como já sabemos, o Marketing Digital é a nova forma de veicular conteúdo da sua empresa para seu público atual e em potencial. Imagine o Marketing Digital nesse caso como uma maximização dos resultados que podem ser alcançados através do Trade Marketing.

Assim, o marketing digital pode trazer novos clientes, oferecer oportunidades únicas para eles como cortesias especiais e preferências nas demonstrações de produtos em locais específicos, trocas de brindes e muito mais, de acordo com o objetivo da sua campanha, a internet é um ambiente perfeito para fazer sua estratégias virem à tona.

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