Nossa resposta logo de cara seria: de jeito nenhum! Mas fato é que muitos profissionais de marketing digital defendem veementemente que o Inbound Marketing – Marketing de Atração – é melhor do que o Outbound – marketing tradicional. Alguns fãs mais ardorosos dizem ainda que o marketing tradicional é para quem tem bolsos grandes e o Inbound para quem tem um cérebro desenvolvido. Mas afinal, você conhece as diferenças entre eles e sabe quando deve usar um ou outro?
É fato que mais de 80% das pessoas com acesso à web procuram todo tipo de informação online antes de decidir sua compra. Isso é uma verdade até nas empresas B2B, onde gestores buscam manter-se informados para tomar suas decisões.
Variáveis como a escassez de tempo e os custos de locomoção fazem da web uma poderosa e conveniente fonte de informação. A facilidade com que os clientes criam filtros também gera desafios à publicidade convencional. O fato é que fica cada vez mais difícil atrair a atenção do cliente, pois atualmente é preciso conquistá-la.
Siga algumas dicas para ajudá-lo a decidir quando utilizar cada um dos tipos de marketing:
1. Defina sua estratégia e público alvo (buyer personas) e lembre-se, ambos os métodos são ferramentas de comunicação para executar seus planos, ou seja, atingir seu cliente e posicionar sua marca.
2. Reavalie os resultados com propaganda tradicional (até online) e eventos, e veja o que realmente funciona. Migre o orçamento do que não funcionou para sua estratégia de Marketing de Atração.
3. Em um país dominado pela TV a propaganda ainda tem sua eficiência. No entanto, este cenário está mudando em decorrência do crescimento da web. Agora, o consumidor tem o poder e um megafone virtual em suas mãos.
4. Criar conteúdo é a chave. Mas, antes, entenda o que tira o sono de seus clientes e detalhe o ciclo de vendas de seu negócio. Com essas informações nas mãos, gere conteúdo para cada uma dessas etapas.
5. Personalize suas páginas nas redes sociais com a mesma identidade visual usada para as ações offline. E lembre-se, é essencial integrar as duas.
6. Utilize eventos para construir relacionamentos “reais” com seus clientes e aumentar a experiência que eles têm com seus produtos. As informações sobre estes serão buscadas online. Seu estande deve complementar as experiências e informações fornecidas online.
7. Se você ainda não tem uma estratégia de marketing de atração, comece a criar uma. Desta forma, se algum cliente irritado falar mal de sua marca você poderá resolver o problema antes que se torne viral.
8. Se seu orçamento é mais limitado, invista na web e no Marketing de Atração. Com o custo de um estande, você poderá fazer projetos que colocarão sua marca em destaque na web o ano todo.
Então, qual o melhor?
Finalmente, respondendo a dúvida apresentada no início deste artigo: o melhor é criar uma estratégia que agrupe os dois conceitos, utilizando as vantagens e os pontos fortes de cada um deles. Fique atento, pois o cliente está cada vez interessado no mundo online. O desafio então é ganhar – e não comprar – a atenção do cliente.
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