Conheça as diferenças e particularidades de cada uma das estratégias
O SEO já é nosso velho conhecido, mas, recentemente, a sigla SEM tem se popularizado bastante no meio do marketing digital. Mas você sabe o que ela significa? SEM nada mais é do que Search Engine Marketing. Traduzindo para o português, Marketing de Otimização de Buscadores.
A saber, são duas estratégias que se complementam e que trabalham tanto com o tráfego orgânico, quanto com anúncios na internet. Assim, SEM e SEO trabalham juntos, com estratégias que ajudam a atrair leads e aumentar as conversões.
SEO – Search Engine Optimization
O SEO nada mais é do que um conjunto de técnicas utilizadas visando a otimização de sites e páginas da internet. Seu objetivo é fazer com que esses conteúdos sejam encontrados mais facilmente pelos motores de busca.
Assim, as técnicas são utilizadas tanto no conteúdo quanto na estrutura do site, melhorando seu posicionamento e atraindo mais tráfego orgânico.
SEM – Search Engine Marketing
Por outro lado, o SEM consiste em uma estratégia de marketing que se baseia nos motores de busca. Assim, ela é utilizada para divulgar negócios e promover ações on-line ou off-line.
O SEM divide-se em duas partes: o SEO – por meio da geração de mais tráfego orgânico -, e os links patrocinados. Ele aparece em forma de anúncios mostrados no Google, bem como em outros sites e redes sociais.
Como se relacionam?
O SEO e o SEM são estratégias complementares. Dessa forma, devem ser desenvolvidas lado a lado para alcançar bons resultados em uma empresa. Juntas, ajudam a otimizar o tráfego orgânico, além de incrementar o alcance dos links patrocinados.
Em outras palavras, o SEM engloba o SEO e outras técnicas que ajudam a empresa a se destacar e aparecer no topo das pesquisas nos principais motores de busca.
Links patrocinados
Os links patrocinados podem ser descritos como uma das categorias de SEM, gerindo campanhas por meio das ferramentas do Google AdWords.
Logo, se o seu objetivo é executar uma estratégia eficiente de links patrocinados, é importante desenvolver uma análise detalhada de seu produto ou serviço. Afinal, uma das principais vantagens de anunciar on-line é a possibilidade de ter uma segmentação bem detalhada de seu público.
Resultados orgânicos
Este tipo de resultado também está incluso dentro das divisões do SEM. Sua maior vantagem é despertar a atenção do usuário, entregando o conteúdo pesquisado sem o uso de anúncios.
SEO On Page
Trata-se das técnicas utilizadas dentro de um site ou página. Por exemplo: meta descrição, tags, URL, texto alternativo, entre outras.
São esses pequenos fatores que ajudam o site a ter mais destaque nos motores de busca, tornando-o mais propenso a aparecer na primeira página.
SEO Off Page
Já nesta “categoria” de SEO, falamos das técnicas utilizadas para relacionar o seu site com a internet. Vale lembrar que todas as ações de SEO Off Page são realizadas fora do site.
Alguns exemplos são o link building, os guest posts e algumas campanhas e ações de comarketing. O link building ajuda a melhorar o rankeamento por meio da criação de uma rede de links internos entre as páginas do seu site. Assim, o Google visualizará todas as suas páginas como uma coisa só, ganhando mais força do que uma única página isolada.
Já nos guest posts, são publicados conteúdos (por exemplo, textos de blog) em sites de outras empresas, com a finalidade de fortalecer os domínios. Por fim, nas campanhas, são desenvolvidos materiais contendo parceria com outras marcas, bem como ações crossmedia.
Dessa forma, SEO e SEM possuem características muito particulares e que, juntas, podem trazer resultados expressivos para o seu negócio. Informe-se sobre cada uma delas e, claro, contrate uma empresa que saiba utilizá-las de forma que traga resultados positivos para sua marca. Fale com a R&D!
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