O mercado imobiliário pode tirar muito proveito do poder de difusão e engajamento da web
A internet deu mais poder ao comprador. Ela permite que ele pesquise sobre produtos e serviços de seu interesse na web. Além disso, propicia que o comprador descubra as marcas que mais se alinham a seus desejos e estilo de vida. A internet também permite encontrar referências positivas e negativas. Tudo isso torna a conquista do cliente muito mais desafiadora em qualquer negócio. Inclusive no mercado imobiliário.
Comprar um imóvel é uma das maiores realizações o consumidor comum. Como tal, esse momento vem cercado de altas expectativas. Deste modo, torna a comunicação com esse público ainda mais difícil.
Pensando nisso, separamos algumas dicas que mostram como o marketing digital para o mercado imobiliário pode ser útil.
Produza conteúdo
Essa é uma estratégia que faz sucesso em diversos segmentos e com o mercado imobiliário não é diferente. Esse conteúdo tem como objetivo “educar” seus potenciais clientes a respeito da sua área de atuação. Além disso, funciona como uma ótima maneira de ensinar as pessoas interessadas em imóveis a solucionar problemas. Por consequência, auxilia a conquistar sua confiança. Assim, esse vai ser o seu canal direto com o seu público que, de quebra, ainda vai atrair consumidores por meio das informações fornecidas.
As Redes Sociais não devem ser ignoradas
O Brasil tem pelo menos 130 milhões de usuários no Facebook; no Instagram esse número chega a 57 milhões; no Linkedin somos 29 milhões. Então não precisa muito mais para saber que vale muito a pena investir nesse tipo de canal para ações de marketing digital voltadas para o mercado imobiliário. Até porque, além de reforçar sua presença digital e ajudar nas vendas, as redes sociais são uma ótima maneira de divulgar o seu conteúdo.
Faça a segmentação
Uma das maiores vantagens de se fazer marketing pela internet é a possibilidade de fazer a segmentação do seu público, fazendo com que você direcione seus esforços para quem realmente pode vir a se tornar seu cliente. Na prática isso quer dizer que é possível selecionar que tipo de pessoa irá visualizar cada anúncio. Aplicando ao mercado imobiliário: no caso de um apartamento para solteiros, por exemplo, pode-se segmentar o público-alvo para usuários solteiros que tenham entre 18 e 30 anos.
Invista em SEO
Não adianta ter um site incrível, responsivo, ágil, com um conteúdo extremamente relevante para o mercado imobiliário, se ele não estiver otimizado para os mecanismos de pesquisa como o Google. O SEO (do inglês Search Engine Optimization) permite que mais pessoas encontrem a sua página, tanto por meio de buscas orgânicas quanto com a ajuda de links patrocinados. É essencial para qualquer um que deseje manter uma presença realmente expressiva na internet.