O Facebook Ads é de longe a plataforma de anúncios digitais com melhor custo benefício. Recentemente, inclusive, até a comparamos com o Google Adwords no número de cliques e retorno de investimento. Depois deste artigo, muitas pessoas me procuraram encantadas, querendo saber mais sobre os anúncios e quanto elas deviam investir.
Como vi que a dúvida era muito comum e complexa de ser respondida com poucas palavras, resolvi escrever um artigo completo sobre o Facebook Ads, tanto para você que deseja fazer por sua conta, quanto para você que deseja contratar uma agência especializada para realizar o serviço. Para começar vamos ao “Fazejamento”, uma mistura de planejamento com a parte prática.
Qual Seu Objetivo?
Ok, isso o próprio Facebook lhe pergunta antes de criar os anúncios. Porém é importante planejar com calma antes de ficar com a pergunta exposta na tela do seu computador. Para lhe ajudar, os objetivos que servem para 90% dos casos são os seguintes:
- Novos fãs para sua fanpage
- Criação ou ampliação de mailing
- Cliques para o seu site
- Venda de produtos ou serviços
- Instalação de aplicativo
Como Está Sua Fanpage?
Atrair novos fãs sem um gerenciamento de fanpage adequado não vai lhe trazer resultado. Quantidade não é qualidade, ok? Se suas publicações não possuem interação, essa é a hora de arrumar a casa e mudar este cenário. As novas pessoas que você pretende trazer não vão se sentir atraídas pela sua empresa se a página não for bem gerenciada.
O pior erro é o próprio empreendedor querer cuidar de tudo. Contrate ou treine um funcionário ou então contrate uma agência especializada. Se este é o seu caso, isto é sério! Já vi muitos empresários com problemas por tentar abraçar o mundo.
Qual Seu Produto ou sua Área de Captação?
O Facebook não serve para toda a empresa. Se o seu negócio é um B2B bem específico, talvez o Google e o Linkedin vão lhe trazer um retorno maior.
Já empresas de entretenimento são as que vão conseguir o melhor custo benefício, com certeza. Entretenimento, por si só, traz um sentimento de alegria e felicidade, impactando um maior número de pessoas. Sempre que possível, ligue seu negócio a elementos felizes.
Vendas Online e Captação de leads
Se você vai vender online ou captar leads, tenha em mente também alguns passos a serem analisados:
- O meu site tem visualização no celular?
- O meu site tem um bom índice de conversão?
- Meu produto pode ser vendido online?
- Quantas etapas o meu usuário precisa percorrer para comprar?
- Meu formulário tem poucos campos para preenchimento?
Note que as perguntas acima são referentes ao seu site. Se o seu site é pouco acessado, não possui visualização no celular ou é mau projetado, você estará enviando seu potencial cliente para um terreno baldio.
Qual Seu Cliente em Potencial?
Eu sei que falo isso bastante nos meus artigos, mas o mais importante no marketing digital é a segmentação de pessoas. Vale lembrar que o Brasil possui quase 100 milhões de pessoas conectadas ao Facebook. Se você tem uma loja/empresa física, use isso como trunfo. Procure imaginar o rosto dos seus clientes e as conversas pré-venda. Elas vão te ajudar bastante!
Já se você tem uma loja online, mergulhe nos formulários das pessoas que já compraram e faça um cruzamento de dados. Metaforicamente o processo é o mesmo do que fazer suco de laranja: corte, esprema e procure quem é o seu suco, aquelas pessoas com o perfil mais em comum possível como: idade, cidade, produtos que já comprou, etc.
Analise também o Facebook Insights e o Google Analytics. Eles vão contar bastante coisa sobre o seu público e ajudarão na hora de criar anúncios. E anote:
“Nunca se prenda ao que você acha ou acredita. Os números sempre estão certos. Você não!”
Feito isso vamos para a prática. Note que são poucos passos para definir a verba ideal para a sua empresa:
- Comece com pequenas campanhas de teste, com uma verba de R$15 com prazo de 2 a 3 dias.
- Identifique a campanha que obteve a melhor performance de acordo com o seu objetivo.
- Faça uma média entre o custo por conversão das duas melhores campanhas
Nota: Eu não recomendo menos do que R$100 mensais em anúncios no Facebook.
Calculando e Reinvestindo
Imagine que a este ponto você já fez tudo lindo e maravilhoso. Agora, faça a matemática trabalhar por você. Vamos aos exemplos, voltando aos objetivos do começo do artigo:
Novos fãs para sua fanpage
Veja quanto foi seu custo por fã e quantos fãs você deseja atingir. Se você pagou R$0,10 para um novo fã e deseja ter 1.000 novos fãs por mês, você deve ter um orçamento de R$100.
Criação ou ampliação de mailing e Cliques para o seu site
Aqui nós estamos trabalhando com contatos quentes. São pessoas que se interessaram pelo seu produto, mas ainda não se manifestaram para comprar. Por isso, a conta é um pouco mais complexa:
Primeiro, analise quantas visitas ou quantos e-mails captados você precisa para realizar uma compra. Depois, basta cruzar os dados de custos da plataforma de Facebook Ads. Vamos aos exemplos?
Cenário 1: Tráfego
- Você gastou R$0,05 para trazer um novo visitante para o seu site.
- A cada 100 visitantes, 2 se tornam venda.
Neste caso, você precisa de R$ 2,50 para cada venda. Por isso, a cada R$100 investidos você terá, em média, 40 vendas.
Cenário 2: E-mail
- Você gastou R$ 0,25 para trazer uma nova pessoa para sua base de e-mail
- A cada 100 e-mails captados, 5 se tornam venda.
Já neste caso, você precisa de R$ 5 para cada nova venda. Com isso, em média, você precisa de R$100 para 20 vendas.
Venda de produtos ou serviços e Instalação de Aplicativos
O Facebook possui uma ferramenta chamada “Pixel de conversão”. Ou seja, ele já identifica o usuário que acessou seu site pelo Facebook Ads e concluiu uma compra ou instalou seu aplicativo. Assim, seu trabalho já está pronto e simplificado.
Reinvestimento
Se você está vendendo mais por causa do Facebook Ads, invista pelo menos de 10% a 20% do seu lucro para aumentar sua verba. Assim, você terá um prognostico aproximado do aumento do seu faturamento. Incrível não?
Texto adaptado de iskadigital.com.br e camilaporto.com.br.