O meio digital possui várias plataformas. Assim, entender o consumidor é importante para a consolidação das estratégias digitais das empresas que pretendem se relacionar positivamente com seus usuários. Por conta disso, a Hi-Midia, especializada em performance em mídia online, e a M.Sense, especialista em estudos sobre mercado digital, decidiram se movimentar. Produziram a pesquisa “Horário Nobre da internet no Brasil”. A saber, ela se trata de um levantamento sobre os horários de maior acesso à internet no país. Além disso, aborda as principais atividades realizadas em diversos períodos do dia. Então, foram ouvidas 1.265 pessoas do país, entre 15 e 22 de junho.
resultados
Como resultado, a pesquisa constatou que o horário nobre da internet durante a semana é a noite. Ele coincide com a chegada dos usuários em casa após o trabalho. Em contrapartida, nos finais de semana, o acesso é menor e se estende ao longo da tarde e da noite (de 14h às 22h). No PC, existe concentração das atividades mais comuns. São elas: navegar nas redes sociais (41%), ler e enviar e-mails (35%), ler notícias (32%) e ler conteúdo de entretenimento (32%), entre 19h e 22h.
Atividades relacionadas à diversão ficam em alta após as 22h. Por exemplo: fazer download de filmes e música (30%), acessar as redes (28%) e assistir vídeos (25%). Já a leitura de e-mails (37%) e de notícias (29%) têm dois picos diários (manhã e noite). Já nos finais de semana, entre 14h e 17h, é maior o acesso para leitura de e-mails (28%), redes sociais (33%), leitura de notícias (27%) e entretenimento (28%). Já entre 19h e 22h o acesso é maior para jogos (18%), visualização de vídeos (28%) e download de filmes e músicas (24%).
Nos dispositivos móveis
Os usuários de smartphones ou tablets (35%) realizam as atividades rápidas e mais comuns. Por exemplo: ler e-mails, acessar as redes sociais e ler notícias, em diversos horários do dia. Já atividades como fazer download de músicas e filmes (18%), jogar online (16%) e assistir a vídeos (19%) são realizadas após às 22h. Nos finais de semana, a maior parte dos acessos à rede ocorre ao longo da tarde e noite.
Ler e-mails e acessar as redes sociais começam mais cedo. Apresentam elevados percentuais desde as 9h (23% e 22%, respectivamente), mas os picos se dão na faixa das 19h às 22h.
“Com a mobilidade, o acesso à Internet ocorre em vários horários do dia. Isso é importante no planejamento de ações e campanhas”, afirma Bruno Maletta, sócio da M.Sense. Ele destaca a importância de entender os hábitos dos usuários. Assim, consegue otimizar recursos de campanhas, bem como melhorar eficiência da comunicação.
Adaptado de ebricksdigital.com.br.