Pesquisa aponta o horário nobre da internet no Brasil

O meio digital possui várias plataformas. Assim, entender o consumidor  é importante para a consolidação das estratégias digitais das empresas que pretendem se relacionar positivamente com seus usuários. Por conta disso, a Hi-Midia, especializada em performance em mídia online, e a M.Sense, especialista em estudos sobre mercado digital, decidiram se movimentar. Produziram a pesquisa “Horário Nobre da internet no Brasil”. A saber, ela se trata de um levantamento sobre os horários de maior acesso à internet no país. Além disso, aborda as principais atividades realizadas em diversos períodos do dia. Então, foram ouvidas 1.265 pessoas do país, entre 15 e 22 de junho.

resultados

Como resultado, a pesquisa constatou que o horário nobre da internet durante a semana é a noite. Ele coincide com a chegada dos usuários em casa após o trabalho. Em contrapartida, nos finais de semana, o acesso é menor e se estende ao longo da tarde e da noite (de 14h às 22h). No PC, existe concentração das atividades mais comuns. São elas: navegar nas redes sociais (41%), ler e enviar e-mails (35%), ler notícias (32%) e ler conteúdo de entretenimento (32%), entre 19h e 22h.

Atividades relacionadas à diversão ficam em alta após as 22h. Por exemplo: fazer download de filmes e música (30%), acessar as redes (28%) e assistir vídeos (25%). Já a leitura de e-mails (37%) e de notícias (29%) têm dois picos diários (manhã e noite). Já nos finais de semana, entre 14h e 17h, é maior o acesso para leitura de e-mails (28%), redes sociais (33%), leitura de notícias (27%) e entretenimento (28%). Já entre 19h e 22h o acesso é maior para jogos (18%), visualização de vídeos (28%) e download de filmes e músicas (24%).

Nos dispositivos móveis

Os usuários de smartphones ou tablets (35%) realizam as atividades rápidas e mais comuns. Por exemplo: ler e-mails, acessar as redes sociais e ler notícias, em diversos horários do dia. Já atividades como fazer download de músicas e filmes (18%), jogar online (16%) e assistir a vídeos (19%) são realizadas após às 22h. Nos finais de semana, a maior parte dos acessos à rede ocorre ao longo da tarde e noite.

Ler e-mails e acessar as redes sociais começam mais cedo. Apresentam elevados percentuais desde as 9h (23% e 22%, respectivamente), mas os picos se dão na faixa das 19h às 22h.

“Com a mobilidade, o acesso à Internet ocorre em vários horários do dia. Isso é importante no planejamento de ações e campanhas”, afirma Bruno Maletta, sócio da M.Sense. Ele destaca a importância de entender os hábitos dos usuários. Assim, consegue otimizar recursos de campanhas, bem como melhorar eficiência da comunicação.

Adaptado de ebricksdigital.com.br. 

Compartilhe nas redes sociais

Posts recentes

Categorias

Entre em contato

Caso você queira se candidatar a fazer parte da Equipe R&D, preencha o formulário nesta página. Assim sua mensagem chegará no lugar certo, direto no nosso RH. Boa sorte!







    Conecte-se

    Assine a nossa newsletter

    Assine a nossa newsletter e fique por dentro do mundo do marketing digital

    Conecte-se

    Siga as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades