E-mail marketing é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto, respeitando normas e procedimentos pré-definidos, analisando o retorno gerado através de relatórios e análises gráficas gerando campanhas cada vez mais otimizadas.
E-mail Marketing e o SPAM
Diferentemente do spam (mensagens indesejadas), é essencial ao e-mail marketing o consentimento do cliente (também chamado opt-in), que pode ser explícito, quando ele mesmo opta por receber, ou implícito, caracterizado por uma relação evidente entre as partes.
O email marketing também se diferencia do spam por permitir ao destinatário a opção de se descadastrar a qualquer momento da lista de envio pela qual recebeu o email. Isso se chama “opt-out” e de acordo com o Código de Autorregulamentação para a Prática de Email Marketing, o remetente deverá disponibilizar ao Destinatário a sua política de Opt-out e informar o prazo de remoção do seu endereço eletrônico da base de destinatários, que não poderá ser superior a 2 (dois) dias úteis, quando solicitado diretamente pelo link de descadastramento do E-mail Marketing e 5 (cinco) dias úteis quando solicitado por outros meios, prazos estes contados a partir da data da solicitação comprovada.
No entanto muitas empresas contratam agencias que utilizam listas de email de terceiros, ao se cadastrar em um site o usuário termina por receber infinitos emails dos mais variados assuntos sem jamais ter requisitado. Também de acordo com Comitê Gestor da Internet no Brasil: Uma das mais freqüentes, e piores, desculpas usadas pelos spammers é alegar que se o usuário não tem interesse no e-mail não solicitado, basta “removê-lo”. Essa é uma característica de e-mail de spam.
Benefícios do E-mail Marketing
O e-mail marketing fornece uma forma simples de se conectar e ser lembrado. Esta ferramenta, a princípio inexpressiva, não apenas permite enviar mensagens direcionadas regularmente, mas também que receber respostas rápidas e alcançar resultados imediatos.
Nesse sentido, as empresas que adotam o e-mail marketing têm uma série de benefícios:
- proatividade: em vez de esperar o interesse do cliente, a empresa pode encontrá-lo;
- interatividade: o cliente interage imediatamente com a mensagem;
- segmentação: é possível direcionar a mensagem por sexo, faixa etária e cidade, por exemplo;
- personalização: a mensagem pode ser facilmente personalizada com informações do cliente;
- mensuração: o retorno da ação realizada é acompanhada em tempo real e custo-benefício.
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