Pular para o conteúdo

O carnaval e o marketing – uma pequena reflexão

O carnaval é a maior festa popular do Brasil. O país para nesse período do ano, e a folia invade seus quatro cantos. Com isso, a economia sofre um agito nessa época. Além disso, alguns setores se aproveitam para lucrar com os foliões, bem como reforçar sua marca em suas mentes.

Algumas empresas perceberam que o carnaval pode ser mais do que festa. Pode ser um grande negócio. Porém, é preciso analisar se investir nesse mercado é uma boa oportunidade. Para começar é preciso que as empresas tenham bem definido o perfil do seu público e o seu mercado. Com isso, saberão se é vantajoso fazer publicidade nessa época do ano.

dicas

É comum empresas como Itaú e Petrobrás, Brahma etc. investirem milhões em ações de marketing nesse período. Porém, pode ser um gasto desnecessário para o negócio. Muitas empresas querem pegar carona no carnaval para exibirem suas marcas. Mas em contrapartida não conseguem comprovar, de forma efetiva, um retorno que justifique todo esse investimento. Se você é consumidor de alguma das marcas que citei no início desse artigo e não notou suas ações no carnaval uma parcela do investimento foi para o ralo.

A saber, investimentos se justificam se uma quantidade significativa dos consumidores da marca forem atingidos de forma positiva pela publicidade. Entretanto, se o ramo de atuação da empresa não está diretamente ligado ao carnaval, e o público não tem afinidade com a festa, pode ser uma bola fora qualquer tipo de investimento.

É comum o aumento de investimentos campanhas publicitárias e de marketing em datas sazonais. Mas para saber se o investimento é cabível somente com muitas reuniões, briefings, brainstorms e planejamentos.

Portanto, a única coisa certa nisso tudo é que o carnaval acaba na terça-feira. Logo, um bom planejamento é a prevenção ideal contra a ressaca quando chegar a planilha de resultados na quarta-feira de cinzas. O planejamento não quer dizer que você precisa se abster do carnaval e investir apenas em outras ocasiões. Mas sim dosar o orçamento no carnaval para algo que possa realmente trazer retorno para sua empresa, sem deixar você no vermelho, além de reforçar a imagem que você precisa para a sua empresa.

Leia também:

Marketing e Carnaval: combinação de sucesso

Compartilhe nas redes sociais
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Posts recentes

Categorias

Tags

Entre em contato

    Conecte-se

    Assine a nossa newsletter

    Assine a nossa newsletter e fique por dentro do mundo do marketing digital

      Nascida no Rio de Janeiro, somos uma empresa especializada em vendas pela internet e um dos nossos principais pilares é a humanização das relações com os clientes.

      Onde estamos:
      Av. das Américas, 500 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22640-904.