O carnaval e o marketing – uma pequena reflexão

Tempo de Leitura: 2 minutos
5
(1)

O carnaval é a maior festa popular do Brasil. O país para nesse período do ano, e a folia invade seus quatro cantos. Com isso, a economia sofre um agito nessa época. Além disso, alguns setores se aproveitam para lucrar com os foliões, bem como reforçar sua marca em suas mentes.

Algumas empresas perceberam que o carnaval pode ser mais do que festa. Pode ser um grande negócio. Porém, é preciso analisar se investir nesse mercado é uma boa oportunidade. Para começar é preciso que as empresas tenham bem definido o perfil do seu público e o seu mercado. Com isso, saberão se é vantajoso fazer publicidade nessa época do ano.

dicas

É comum empresas como Itaú e Petrobrás, Brahma etc. investirem milhões em ações de marketing nesse período. Porém, pode ser um gasto desnecessário para o negócio. Muitas empresas querem pegar carona no carnaval para exibirem suas marcas. Mas em contrapartida não conseguem comprovar, de forma efetiva, um retorno que justifique todo esse investimento. Se você é consumidor de alguma das marcas que citei no início desse artigo e não notou suas ações no carnaval uma parcela do investimento foi para o ralo.

A saber, investimentos se justificam se uma quantidade significativa dos consumidores da marca forem atingidos de forma positiva pela publicidade. Entretanto, se o ramo de atuação da empresa não está diretamente ligado ao carnaval, e o público não tem afinidade com a festa, pode ser uma bola fora qualquer tipo de investimento.

É comum o aumento de investimentos campanhas publicitárias e de marketing em datas sazonais. Mas para saber se o investimento é cabível somente com muitas reuniões, briefings, brainstorms e planejamentos.

Portanto, a única coisa certa nisso tudo é que o carnaval acaba na terça-feira. Logo, um bom planejamento é a prevenção ideal contra a ressaca quando chegar a planilha de resultados na quarta-feira de cinzas. O planejamento não quer dizer que você precisa se abster do carnaval e investir apenas em outras ocasiões. Mas sim dosar o orçamento no carnaval para algo que possa realmente trazer retorno para sua empresa, sem deixar você no vermelho, além de reforçar a imagem que você precisa para a sua empresa.

Leia também:

Marketing e Carnaval: combinação de sucesso

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe nas redes sociais

Posts recentes

Categorias

Entre em contato

Caso você queira se candidatar a fazer parte da Equipe R&D, preencha o formulário nesta página. Assim sua mensagem chegará no lugar certo, direto no nosso RH. Boa sorte!







    Conecte-se

    Assine a nossa newsletter

    Assine a nossa newsletter e fique por dentro do mundo do marketing digital

    Conecte-se

    Siga as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades