O carnaval é a maior festa popular do Brasil. O país para nesse período do ano, e a folia invade seus quatro cantos. Com isso, a economia sofre um agito nessa época. Além disso, alguns setores se aproveitam para lucrar com os foliões, bem como reforçar sua marca em suas mentes.
Algumas empresas perceberam que o carnaval pode ser mais do que festa. Pode ser um grande negócio. Porém, é preciso analisar se investir nesse mercado é uma boa oportunidade. Para começar é preciso que as empresas tenham bem definido o perfil do seu público e o seu mercado. Com isso, saberão se é vantajoso fazer publicidade nessa época do ano.
dicas
É comum empresas como Itaú e Petrobrás, Brahma etc. investirem milhões em ações de marketing nesse período. Porém, pode ser um gasto desnecessário para o negócio. Muitas empresas querem pegar carona no carnaval para exibirem suas marcas. Mas em contrapartida não conseguem comprovar, de forma efetiva, um retorno que justifique todo esse investimento. Se você é consumidor de alguma das marcas que citei no início desse artigo e não notou suas ações no carnaval uma parcela do investimento foi para o ralo.
A saber, investimentos se justificam se uma quantidade significativa dos consumidores da marca forem atingidos de forma positiva pela publicidade. Entretanto, se o ramo de atuação da empresa não está diretamente ligado ao carnaval, e o público não tem afinidade com a festa, pode ser uma bola fora qualquer tipo de investimento.
É comum o aumento de investimentos campanhas publicitárias e de marketing em datas sazonais. Mas para saber se o investimento é cabível somente com muitas reuniões, briefings, brainstorms e planejamentos.
Portanto, a única coisa certa nisso tudo é que o carnaval acaba na terça-feira. Logo, um bom planejamento é a prevenção ideal contra a ressaca quando chegar a planilha de resultados na quarta-feira de cinzas. O planejamento não quer dizer que você precisa se abster do carnaval e investir apenas em outras ocasiões. Mas sim dosar o orçamento no carnaval para algo que possa realmente trazer retorno para sua empresa, sem deixar você no vermelho, além de reforçar a imagem que você precisa para a sua empresa.
Leia também: