Marketing para restaurantes: seis dicas para alcançar bons resultados

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Algumas práticas de marketing deveriam ser consideradas para fomentar ainda mais o seu negócio

Está mais do que provado: marketing é uma ferramenta eficiente para negócios de qualquer segmento. E, se olharmos mais a fundo alguns estudos de caso de quem investiu em marketing voltado para restaurantes, é possível notar que grande parte alcançou o sucesso justamente porque não ficou parado esperando clientes baterem à porta.

Por isso, se você tem restaurantes se faça a seguinte pergunta: ao pesquisar o nome dele no Google o seu cliente vai encontrá-lo? Mais que isso, pergunte-se: você aparece na primeira página da busca? E, levando em consideração o número interminável de concorrentes, o que te diferencia dos demais?

Parece um cenário desanimador, mas não precisa ser. Você não precisa entregar seus clientes de bandeja para a concorrência. O primeiro passo é repensar o seu marketing que, mesmo no digital, vai precisar andar de mãos dadas com o offline. É o momento de buscar novas estratégias para promover o seu negócio.

  1. Crie diferenciais

O mercado está cheio de fórmulas prontas. Para sobreviver nesse oceano vermelho, não basta ser bom. É preciso oferecer aos clientes o seu diferencial. Que característica do seu restaurante o torna melhor que os demais da mesma rua, por exemplo?

A boa notícia é que só de investir em marketing de restaurantes você já terá um diferencial importante. Já faz seu negócio sair na frente. Principalmente a partir de várias estratégias de marketing aliadas ao uso das novas tecnologias disponíveis no mercado, tais como aplicativos para reservas, pedidos ou pagamentos online via mobile ou um cardápio eletrônico com design que destaque sua comida e faça seus clientes ficarem com água na boca.

  1. A força das indicações

O famoso boca a boca, também conhecido como marketing de recomendação, é uma das melhores estratégias para ajudar a fortalecer a marca e aumentar as vendas de seu restaurante. Por isso, é importante desenvolver uma boa estratégia nesse sentido para incentivar as pessoas a fazerem as indicações. Lembrando que apenas clientes satisfeitos rendem boas indicações e te ajudam a divulgar seu restaurante em seu meio social.

Toda a ideia desse tipo de marketing gira em torno do fato que as pessoas não podem ser compradas. Elas podem, sim, ser recompensadas com experiências que garantam a sua satisfação. Por isso, para que a estratégia faça o efeito esperado você deve mostrar domínio em sua área de atuação. Além de conceder promoções para os melhores clientes, investir na presença em festivais e eventos gastronômicos e, é claro, incentivar os clientes a divulgarem o estabelecimento nas redes sociais.

  1. A experiência

Esse passo anda de mãos dados com o anterior. A experiência do consumidor deve ser sempre o foco, pois ela quase sempre é o diferencial para cativar seus clientes. Por isso, é importante investir em estratégias de marketing que vão de encontro à satisfação do seu cliente. Fazer com que suas expectativas sejam sempre superadas, pode render a ele uma experiência muito positiva com a sua marca. Por fim, fará com que seja sempre lembrado não apenas para si, mas também para indicar para um amigo.

A experiência do consumidor, principalmente quando falamos de restaurantes, deve tocar os cinco sentidos. Por isso, despertar o prazer ao degustar um prato especial em um ambiente agradável, deve surpreender o cliente e trazer a ele uma experiência simplesmente incrível.

  1. Faça uso da geolocalização

Quem não é visto não é lembrado. Portanto, se o restaurante não estiver cadastrado em aplicativos que possam facilitar a sua localização você dificilmente será encontrado por um usuário. A geolocalização é uma maneira de potencializar o marketing de indicação, uma vez que você pode incentivar seus usuários a falar bem de seu estabelecimento e da sua comida, fazendo com que você conquiste novos clientes.

O que muita gente talvez não saiba é que hoje é possível também aproveitar o IP ou GPS dos usuários a fim de entender melhor seus perfis de consumo e, assim, acompanhá-las, segmentá-las e desenvolver estratégias para elas. Essa estratégia é chamada de geomarketing, e é muito útil para que você possa localizar o seu público-alvo em qualquer lugar que ele esteja.

  1. Site Funcional

Ter um site é importante. Ter um que seja otimizado para facilitar a navegabilidade dos usuários e que tenha um blog com conteúdos relevantes que possam atrair mais clientes é fundamental. A verdade é que sem presença online o seu restaurante não passará de um simples negócio sem futuro ou expectativa de crescimento. Por isso, construa um site funcional, convidativo e que atenda às necessidades dos seus usuários.

  1. Crie um bom mailing

Empenhe-se em aumentar o banco de dados de e-mails do seu restaurante. Afinal, o envio de e-mail marketing ajuda a manter seus clientes atualizados sobre as novidades do seu restaurante, incentivar compartilhamento, enviar descontos, e outras informações.

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