Marketing para restaurantes: como se reinventar durante a crise?

Tempo de Leitura: 3 minutos
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Estamos imersos em uma crise de saúde que refletiu em diversos segmentos da economia, sendo um deles o comércio e serviços. Dentre os negócios do ramo, os restaurantes são uns dos que têm mais oportunidades para nadar contra a corrente e se reinventar em meio à crise. É uma missão fácil? Não! Mas estamos aqui para te ajudar!

O básico do básico: ter um bom serviço de delivery

É simples: se você não tem, também não terá como manter as contas do restaurante em dia.  Contrate os motoboys e tenha um fluxo organizado para que nenhum pedido fique de fora ou que o cliente fique esperando muito tempo. A opção mais prática é fazer parcerias com serviços de entrega ou aplicativos.

Marketing para restaurantes: deliveryDesigned by azerbaijan_stockers / Freepik

Melhore a experiência de compra

É preciso pensar nos mínimos detalhes e imaginar cenários de possíveis clientes que não teriam suas necessidades atendidas pelo serviço atual. Pense, por exemplo, em um casal de idosos que mora sozinho e não tem desenvoltura para usar aplicativos. Nesse caso, a solução é oferecer outros canais para que o cliente utilize o que for mais fácil para ele, como atendimento por WhatsApp, Facebook, Instagram e telefone.

O que também pode melhorar esse processo é ofertar um cardápio completo on-line para facilitar na escolha. É muito fácil de montar e existem vários aplicativos para esse propósito. O que também é necessário fazer para melhorar a experiência é diversificar os canais de pagamento e investir em equipamento.

Marketing para restaurantes: aplicativos de entrega

Designed by pressfoto / Freepik

Crie promoções e benefícios

Pense que, assim como você, muitos dos seus clientes estão passando por dificuldades financeiras no momento, por isso, se ele está gastando o pouco que tem no seu restaurante, é sinal de lealdade, que merece ser recompensada. Nesse contexto, os clientes vão buscar os restaurantes que estiverem oferecendo o melhor custo-benefício. Por isso, é jogo oferecer descontos e benefícios para fidelizar a clientela agora e colher os frutos do aumento no movimento depois. Afinal, seus clientes vão se lembrar das marcas que os ajudaram durante a crise.

Não dê mole na produção de conteúdo!

Independente do porte do restaurante, sempre terá um cliente de primeira viagem. Pensando nisso, é preciso ficar atento ao conteúdo das suas redes sociais. O que sua marca comunica? A qualidade está profissional? O cliente encontra todas as informações que precisa? Meus posts estão de acordo com o que o momento pede? São muitas perguntas, mas que precisam ser respondidas o quanto antes para alinhar o conteúdo. Afinal, se algum desses questionamentos apresentar uma resposta de cunho negativo, pense que a concorrência pode já estar fazendo tudo certinho e irá cativar o seu cliente.

SAC eficiente

Você precisa conseguir atender as solicitações e reclamações dos seus clientes à tempo. Esteja sempre atento às redes sociais, ao telefone e qualquer canal de comunicação que seu restaurante tenha com o público. O SAC é o seu termômetro para a qualidade do seu serviço.

Ofereça mimos

Quem não gosta de receber um agrado? Vale uma sobremesa, um aperitivo, uma entrada, ou – em tempos de pandemia – até um vidrinho de álcool gel personalizado. Isso reforça a ideia de fidelização do cliente em um momento tão frágil e importante para todos.

Todas as dicas sobre o assunto, com link úteis, dados de pesquisas, aplicativos para botar a engrenagem para rodar e inspirações estão no nosso e-book “Marketing para restaurantes”

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