Podemos definir o marketing digital como o modelo de negócio no qual a internet é usada como plataforma para a realização de ações promocionais. Essas ações têm a finalidade de divulgar produtos, negócios, bem como serviços ou atributos de marca para o cliente. Além disso, envolve o uso de dispositivos conectados à internet e suas funcionalidades para espalhar mensagens de marketing.
usos do marketing digital
Certamente, empresas vêm utilizando o marketing digital nos negócios desde que a internet passou a ser considerada a maior fonte de informação em nível global. Assim, trata-se de uma plataforma conveniente e acessível. Ela oferece oportunidades competitivas para negócios de todos os tamanhos. Além disso, a modalidade, também chamada de marketing de internet, se diferencia por seu conjunto ferramentas. Elas se referem muito mais do que a só navegação em si.
conquistar o cliente
No marketing digital, são utilizadas muitas ferramentas pelas empresas para aumentar a visibilidade de páginas de internet e consequentemente atrair mais cliente. São elas os banners de displays em portais, links patrocinados e a otimização de páginas. Modalidades como o mobile marketing, o social media marketing e o e-mail marketing também são largamente utilizados. Tudo com o intuito de estabelecer relacionamentos, embora também sejam usadas para realizar novas ativações, promoções, etc. Combinar esses esforços com as técnicas do marketing tradicional já utilizadas é essencial para obter êxito com campanhas online.
O marketing digital representa também uma ferramenta competitiva já que a internet não está restrita somente aos computadores. O desenvolvimento constante de novas tecnologias trouxe a capacidade de ampliar o potencial das estratégias do marketing digital, pois faz com que cada vez mais dispositivos se tornem capazes de acessar a internet. É o caso dos smartphones, tablets, consoles de vídeo game, aparelhos de televisão, entre outros. Garantir a diversidade de acesso por meio desses dispositivos significa abrir novos canais de marketing digital, possibilitando que mais ações sejam realizadas.
oportunidades
Outra oportunidade de marketing digital gerada a partir disso, é a criação de ações diretamente voltadas para um determinado canal. Por meio de conteúdos e de abordagens mercadológicas diferenciadas é possível estabelecer diferentes tipos de interação. Um exemplo disso é o mobile marketing, no qual os usuários, por meio de seus tablets ou smartphones, passam a ser capazes de interagir com locais, marcas ou até mesmo entre si de acordo com sua posição geográfica. Esses dispositivos além de estarem equipados com sistemas de posicionamento global, também se integram à internet para tornar possível a interação.
Leia também: