Desvendando os  mitos sobre o Marketing de conteúdo 

Tempo de Leitura: 3 minutos
0
(0)

Marketing de conteúdo é um conjunto de estratégias com o objetivo de atrair público e, consequentemente, futuros clientes para as marcas. Para isso, são criados produtos pensados para serem publicados em canais nos quais sua marca deseja transmitir autoridade. Podem incluir textos, como postagens, blogs, ebooks, infográficos, etc, além de vídeos institucionais, tutoriais técnicos e “curta-metragens”, como Shorts, Reels, Tic Toc, dentre outros. Sempre seguindo os princípios e normas das redes sociais dentro das quais você deseja se comunicar. 

Esse método não tem como foco principal a venda, mas conectar e aumentar o interesse do seu público-alvo, visando gerar mais conexão entre ele e a marca em si.

Para que a audiência se conecte com a mensagem é preciso que essa aproximação seja realizada de forma natural, engajada e despojada, fazendo com que o conteúdo converse com as necessidades dos consumidores, despertando a curiosidade e/ou interesse em “querer saber mais”. Desse modo, o reconhecimento aumenta e, com ele, a visibilidade, sem a necessidade “empurrar” uma promoção de venda direta. O importante é aquecer mais ainda o seu público.

Outra curiosidade sobre  marketing de conteúdo é que isso não é tão recente como muitos pensam. Na verdade ele existe há mais de um século. A primeira vez que ele “mostrou as caras” foi no ano de 1895 na  revista The Furrow, que era voltada para o mundo agrícola. O objetivo principal  era transmitir aos leitores as principais informações sobre a área, sem divulgar as máquinas agrícolas que eram vendidas pela empresa por trás da publicação John Deere que, diga-se de passagem, foi uma estratégia de marketing de conteúdo e tanto!

                 A verdadeira  importância dessa estratégia para a  sua marca

As marcas que já utilizam as estratégias do marketing de conteúdo conseguem perceber o quanto saem na frente dos seus concorrentes. Simplesmente porque conhecem melhor seu público-alvo, facilitando assim serem mais assertivos  no planejamento das informações mais relevantes aplicadas em suas campanhas. A mensagem que você deseja transmitir começa a ser mais relevante e se torna algo que agrega valor aos seus consumidores e futuros clientes. Estes analisam e reconhecem a autoridade que sua marca representa, traduzida como confiança para a construção de um relacionamento sólido.

Essas estratégias efetivamente conseguem facilitar no aumento de visibilidade e credibilidade da marca , aumentando a fidelidade do público, criando verdadeiro vínculo com ele e acelerando o crescimento do seu negócio. Para isso tudo acontecer, o planejamento é fundamental para uma melhor organização, avaliação crítica das métricas de resultados e alcance de metas.

Como criar uma estratégia de marketing de conteúdo?

Para estratégias se tornarem cada vez mais efetivas, e que tragam resultados mais rápidos, podemos seguir as cinco etapas que destacamos para você.

1. Planejamento;

2. Elaboração da persona;

3. Criação de conteúdo;

4. Distribuição;

5. Mensuração de resultados.

Ferramentas para auxiliar nas estratégias do marketing de conteúdo

Buscando a real conexão com seu público-alvo existem ferramentas que podem auxiliar este processo, e podem ser utilizadas para aumentar o tráfego orgânico, atraindo visualizações de forma mais autêntica. As palavras e frases-chave podem ajudar na produção de conteúdo, pois é através delas que são feitas as buscas online. Quando estamos com algum problema ou dúvida, recorremos ao Google e buscamos a informação que queremos através de palavras-chaves.

Outra estratégia que tem grande importância no alcance das marcas é o SEO (Search Engine Optimization ou Otimização de Mecanismos de Busca). É um conjunto de técnicas usadas para colocar seu conteúdo nas primeiras posições das páginas de pesquisa, como o Google. Então, a correta aplicação do SEO tem o objetivo de fazer com que seu conteúdo publicado, principalmente em páginas da web, tenha prioridade no resultado da busca (daí seu nome: Otimização de Mecanismos de Busca). Isto é, O Google entende que, por ser bem formatado, seu conteúdo é entregue como prioridade, simplesmente por causa da sua relevância.

Mitos do marketing de conteúdo

Assim como todas as áreas de trabalho, quando lidamos com o  engajamento do  marketing de conteúdo, ele também possui seus mitos. Trouxemos aqui, três narrativas que podem assustar a marca, mas que não são esse bicho-de-sete-cabeças que aparentam ser.

1. Marketing de conteúdo é caro

Como qualquer fase  inicial de um empreendimento, esse método requer investimento, e quando é feito da maneira correta e com a estratégia bem estruturada com seus objetivos,  o retorno será maior. Por isso, é de extrema importância contar com uma equipe  que tenha  profissionais  qualificados, criativos, e que saibam a importância de se atentar à persona criada para o conteúdo produzido.

2. E-mail marketing não é mais tão importante

Na verdade, o e-mail marketing é um meio fundamental para a comunicação da marca com o cliente. Através dele, é possível divulgar novidades sobre seu produto ou serviço, sequência de assuntos interligados (como uma “novela”), e o aprofundamento de conhecimentos, convidando-o a visitar o site da sua empresa. E,  claro, sem esquecer que em algum momento sua marca vai atingir o grande objetivo: VENDER.

3. Preciso sempre estar postando para não perder 

engajamento

 Conteúdo de qualidade gera engajamento. As postagens, independente do meio que serão feitas, não devem ser a única parte da estratégia do marketing. O conteúdo é essencial, mas o interesse do público-alvo é mais importante. A equação é simples: se ele gostar dos temas abordados na sua comunicação, o engajamento sobe. 

Lembre-se: menos é mais!

Gostou do texto? Compartilhe nas suas redes sociais! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 8 =

Posts recentes

Categorias

Entre em contato

Caso você queira se candidatar a fazer parte da Equipe R&D, preencha o formulário nesta página. Assim sua mensagem chegará no lugar certo, direto no nosso RH. Boa sorte!







    Conecte-se

    Assine a nossa newsletter

    Assine a nossa newsletter e fique por dentro do mundo do marketing digital

    Conecte-se

    Siga as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades