Pular para o conteúdo

Inbound marketing: Tudo sobre esse modelo tão falado atualmente

O conceito

O conceito de Outbound Marketing é nosso velho conhecido. Ele nada mais é do que as práticas de marketing tradicional com as quais estamos acostumados. Por exemplo: anúncios, contatos por e-mail e telefone, etc. Entretanto, esse modelo traz alguns pontos negativos, como a comunicação unilateral  e um engajamento menor. Em resposta a isso, surgiu o conceito de Inbound Marketing, o marketing de atração. Nele, o cliente é que procura a empresa e não o contrário. Em outras palavras, a equipe realiza uma série de ações, visando atrair o potencial cliente para seu negócio. A partir disso, realiza todo um trabalho de relacionamento com essa pessoa, fornecendo conteúdos personalizados e autorais.

Através desse conteúdo, os potenciais clientes são “educados” sobre o segmento da empresa.  Assim, ela se torna referência em determinado assunto e o cliente influencia na decisão de compra de futuros clientes.

No Inbound Marketing, a área de marketing da empresa é um centro de investimento e todas as ações podem ser mensuradas. É possível quantificar as pessoas que visualizaram, converteram ou compraram em cada campanha por meio de ferramentas de web analytics. Consequentemente, o conhecimento dessas informações permite a otimização das campanhas para ter um melhor ROI (retorno sobre investimento).

Origem

O Inbound Marketing surgiu em paralelo ao conceito de marketing digital e da relação entre o internauta e a comunicação online. Com a chegada da internet, o consumidor passou a exercer controle sobre o que consome. Além disso, ele pode escolher desde o conteúdo que irá consumir até a forma como ele será consumido.  

Portanto, o conceito de Inbound Marketing chega para conquistar o cliente com aquilo que ele mesmo deseja absorver, através de planejamentos estratégicos e ações de alta performance.

Em suma, o Inbound Marketing nada mais é do que um ímã que utiliza o conteúdo para atrair seus clientes em potencial.

Benefícios do Inbound Marketing

O modelo de Inbound traz uma série de benefícios, graças ao alcance dos clientes em potencial pela distribuição de conteúdos relevantes.

Dessa forma, a comunicação aberta é um desses benefícios. Com ela, cliente e marca ficam em constante interação, participando de discussões e iniciativas. Uma relação de confiança é criada a partir do momento em que a marca oferece conteúdo ao cliente, ao invés de apenas tentar empurrar seus produtos para ele. Consequentemente, o público estará mais aberto às dicas e recomendações da marca.

Além da comunicação aberta, a continuidade e o engajamento também são pontos fortes. Assim, a mensagem da marca é passada de forma contínua, em momentos mais convenientes para as pessoas e, com a criação de um relacionamento de confiança, o engajamento é maior.

Além disso, seu poder de convencimento é baseado em informações sólidas, construídas ao longo do tempo. Outro ponto positivo é a diminuição do ciclo de vendas, devido ao conteúdo relevante e personalizado, e a redução dos custos e aumento do ticket médio, 62% mais barato que o marketing convencional.

Processos e como colocá-los em prática

De fato, diversos processos fazem parte da operação do Inbound Marketing. Eles podem ser divididos em quatro etapas: atração, conversão, venda e encantamento.

  • Atração: nessa primeira etapa, o foco é buscar desconhecidos que se tornem visitantes regulares. Para tal, são oferecidos a essas pessoas conteúdos relevantes, através de canais como marketing de conteúdo, blog, site, mídias sociais, SEO, etc.
  • Conversão: o objetivo nessa etapa é converter o máximo possível de visitantes em leads, transformando-os em oportunidades reais de venda.
  • Vendas: após nutrir os leads gerados usando mais conteúdo relevante, deve ser feita uma avaliação de quem está no estágio certo, para que a venda seja fechada.
  • Encantamento: diz respeito ao que acontece após a compra. O objetivo é manter os clientes encantados, para se tornaram promotores da marca e atrair ainda mais clientes para o negócio.

O Inbound Marketing é, portanto, uma ótima ferramenta para quem quer revolucionar a forma de fazer marketing. Ele traz benefícios que vão além do tradicional. Consequentemente, a aplicação dessa metodologia é capaz de trazer resultados impactantes e significantes para os negócios de uma empresa, tornando-a cada vez mais relevante e presente no mercado.

Compartilhe nas redes sociais
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts recentes

Categorias

Tags

Entre em contato

    Conecte-se

    Assine a nossa newsletter

    Assine a nossa newsletter e fique por dentro do mundo do marketing digital

      Nascida no Rio de Janeiro, somos uma empresa especializada em vendas pela internet e um dos nossos principais pilares é a humanização das relações com os clientes.

      Onde estamos:
      Av. das Américas, 500 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22640-904.