Use a “Fórmula de Lançamento” para vender mais que nunca

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Fórmula de lançamento é um conceito desenvolvido por Jeff Walker e basicamente tenta vender um serviço, produto ou ideia primariamente por meio de seus benefícios. Entenda com o paradigma a seguir:

Cenário 1

Uma empresa que vende treinamentos on-line coloca em seu site a lista de todos os treinamentos, conteúdo programático e preços de venda. Sua divulgação na internet vai direto ao ponto: “Compre meu treinamento X porque você aprenderá Y  em Z tempo”. As divulgações em mídias sociais e anúncios pagos levam você direto para uma página de venda que foca muito mais na própria empresa ou no produto em si (quantidade de vídeos, horas, metodologia) do que  nos resultados e benefícios que o cliente pode obter.

É como um cara que esbarra com  uma mulher na rua a pede em casamento sem nem saber seu nome.

Cenário 2

A empresa de treinamento agora não tenta vender diretamente. Ela primeiro captura a atenção de potenciais alunos, publicando uma sequencia conteúdos de qualidade (em vídeo ou em PDF) mostrando parte dos seus treinamentos, demonstrando que o instrutor tem domínio do assunto, apresentando depoimentos de outros alunos, respondendo comentários e dúvidas das pessoas até que, finalmente, apresenta uma oferta de aquisição do treinamento mais avançado para aqueles que queiram se aprofundar no assunto, apresentando inclusive uma garantia incondicional de seu dinheiro de volta por qualquer que seja o motivo.

Neste caso o cara esbarra com uma mulher na rua, se desculpa, diz seu nome, puxa um papo com ela e demonstra interesse. Chama para tomar  um café e aí começa um relacionamento que talvez vire casamento  um dia.

Agora se coloque no lugar do consumidor. Que tipo de abordagem você iria preferir? Qual delas geraria em você maior confiança, maior oportunidade de “provar” um pedaço antes de comprar o “bolo” inteiro?

A Fórmula de Lançamento apresenta uma (na verdade, algumas) maneira de se lançar produtos no Cenário 2.

BREVE RESUMO DO PASSO A PASSO DA FÓRMULA DE LANÇAMENTO

1. Uma página de captura com um “titulo matador” do tipo “Aprenda a Criar Sua Máquina de Fazer Dinheiro, Faturando 1 Ano de Vendas em 7 Dias”. É preciso conseguir tráfego para essa lista, o que pode ser feito de forma paga (comprando anúncios Facebook Ads, Google Ads, Yahoo, etc.) ou organica (post em blogs e redes sociais, troca de links, etc).

2. Após a pessoa cadastrar o e-mail ela recebe um link para um Funil de Lançamento, uma página simples que basicamente vai mostrar o VIDEO 1 e vai apresentar um menu com mais 2 ou 3 vídeo escritos “EM BREVE”. Muitas vezes as pessoas criam um “mini-curso gratuito sobre XYZ” e liberam uma aula em cada vídeo.

3. Novos vídeos são disponibilizados a cada 3 ou 4 dias, novos e-mails são enviados com link para as páginas que foram liberadas. Conteúdos envolventes mostram “algo mais”. Abaixo dos videos normalmente tem áreas de comentários integradas ao Facebook, o que dispara o gatilho mental da Prova Social (“se tem muita gente falando bem, deve ser bom!”).

4. Esse “efeito viral” tende a fazer a notícia se espalhar rapidamente mais pessoas entrarem na lista pelo passo 1. Mesmo que elas peguem “o bonde andando” elas poderão voltar e assistir os videos desde o início, rapidamente ficando no mesmo estágio que os primeiros.

5. Eventualmente pode ser feito um webinário ao vivo, dando a oportunidade das pessoas conversarem diretamente e tirarem suas dúvidas. Isto é uma boa estratégia para levantar as Objeções que as pessoas tem em suas mentes e que as impediriam de adquirir o produto, podendo efetuar ajustes na oferta e no texto do vídeo de vendas. Outro webinário pode ser feito na metade do tempo do carrinho já aberto, gerando o “efeito W” (picos de venda no primeiro dia, no meio – logo após o webinário, e no final, antes do carrinho fechar).

6. Por e-mail, são enviadas mensagens antecipando o momento da venda, avisando que o carrinho vai abrir tal dia, tal  hora, que não tem vaga pra todo mundo (gatilho mental da Escassez) e bla bla bla.

7. Enfim, o último vídeo é liberado e aí sim é apresentado o produto, o preço e condições de venda, os bônus (podem ser cursos, palestras ou ferramentas que complementam o produto principal, próprios ou de terceiros, às vezes de valor percebido até mais alto do que o próprio produto vendido) as garantias (“mesmo que você não tenha um motivo eu devolvo seu dinheiro integralmente em até 60 dias depois da compra, basta me mandar um e-mail”). Na página desse vídeo a única ação desejada é a Compra, por isso normalmente não são permitidos comentários como nas demais.

8. Mais e-mails são enviados durante o tempo que o carrinho está aberto, todos disparando vários gatilhos mentais como Prova Social e Escassez, até que o carrinho fecha e quem não adquiriu ficou de fora. (Tem gente que ainda reabre uns dias depois, dizendo que receberam muitos pedidos e vão abrir uma exceção. Se é verdade ou não… quem sabe).

SÓ O COMEÇO…

A Fórmula de Lançamento pode ser mais extensa ou mais curta, robusta ou prática, dependendo do background da empresa, da lista de clientes e cadastros que ela possui. São muitos fatores e todos eles são customizáveis ao que a empresa necessita. O ponto mais clato nessa situação é que a Fórmula de Lançamento se adapta ao que você precisa, de acordo com seu orçamento e objetivo. Para conhecer, entender mais e começar a viabilizar o lançamento de um produto ou serviço, consulte-nos sem compromisso e comece a ter sucesso no campo digital.

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