Pular para o conteúdo

Conheça o Flat Design e saiba como utilizá-lo

O que é o flat design?

Flat design ou, traduzindo para o português, design plano, é uma abordagem de design minimalista que enfatiza a usabilidade e defende a simplicidade e clareza em interfaces. Possui um aspecto mais limpo, espaço aberto, bordas nítidas, cores vibrantes e ilustrações “planas”.

Por exemplo, o desktop do computador ou a calculadora do IPhone são projetados para parecer objetos reais. Mas será que precisamos de todos esses elementos visuais e detalhes extras? Sem dúvidas, os defensores do Flat Design acreditam que não.

A princípio, a Microsoft foi uma das primeiras empresas a aplicar este estilo de forma radical e pronunciada em sua interface no Windows 8, visto por alguns como uma reação contra o projeto skeuomorphic, aplicado pela Apple em sua interface iOS. Assim, ao invés de dar vida a um objeto, em uma ilustração realista, os defensores do flat design identificam o aplicativo através de representações simples. Este conceito mostra uma separação clara entre a tecnologia e os objetos táteis. Dessa forma, isso significa não utilizar bordas chanfradas, gradientes, sombras e reflexos.

Aspectos minimalistas

No projeto, elementos ornamentais são vistos como desordem desnecessária. Se um aspecto não serve a nenhum propósito funcional, é uma distração da experiência do usuário. Esta é a razão para o carácter minimalista de desenho plano.

No entanto, só porque ele não tem qualquer design chamativo não significa que este estilo é chato: cores contrastantes e vibrantes fazem ilustrações e botões chamar a atenção facilmente e guiar o olho do usuário. O objetivo do minimalismo também contribui para o caráter funcional do flat design.

Rápido para compreender

Imagens simples transmitem mensagens de forma mais rápida do que ilustrações detalhadas. Ícones podem indicar ações ou propósitos universais de fáceis compreensão. É fácil ver uma diferença imediata entre um skeuomorphic e um design plano: blocos de cores sólidas chamam mais atenção e o significado dos ícones podem ser rapidamente percebido.

O que você pode aprender com o flat design

Design plano reverte para os conceitos básicos de design como uma ferramenta funcional e obriga o design a manter o foco na experiência do usuário. Utilizar este estilo aumenta a probabilidade de sucesso do projeto.

Como criar flat design?

Para criar um site com base nos conceitos de flat design de forma eficaz, todos os elementos de design devem ser centrados sobre a ideia de simplicidade e função do elemento.

Elementos sólidos e cores vivas dão a ênfase necessária para separá-los no lugar de pormenores ilustrativos; as tipografias conhecidas como sans serif (sem serifas) fornecem um ambiente limpo e nítido; texto conciso e direto, elementos de interface com botões e links claros e perceptíveis. Tudo deve ser projetado com o mesmo objetivo para criar um projeto visual e funcional coeso.

E depois do flat?

Embora o mundo está, definitivamente, seguindo a tendência do liso, o design não vai ser plano para sempre. Depois do nivelamento radical, provavelmente vamos ver os designers reintroduzir cuidadosamente dimensionalidade onde é realmente necessário.

Nós aqui da R&D Marketing Digital adoramos o Flat Design. E você, o que acha dele? Precisa mudar o visual da sua empresa ou projeto e quer aproveitar para dar uma repaginada com flat design? É só chamar a gente, nós vamos adorar tanto quanto você.

Leia também:

Cinco aplicativos para designers e criativos

Compartilhe nas redes sociais
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Posts recentes

Categorias

Tags

Entre em contato

    Conecte-se

    Assine a nossa newsletter

    Assine a nossa newsletter e fique por dentro do mundo do marketing digital

      Nascida no Rio de Janeiro, somos uma empresa especializada em vendas pela internet e um dos nossos principais pilares é a humanização das relações com os clientes.

      Onde estamos:
      Av. das Américas, 500 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22640-904.