Já está preparado para a Black Friday? Saiba como oferecer vantagens da forma certa!
Uma das datas mais importantes do ano para quem trabalha com vendas é a Black Friday. A sexta-feira de descontos surgiu nos Estados Unidos, sendo sempre comemorada no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças. Há alguns anos, incorporamos essa prática no mercado brasileiro e os resultados foram impressionantes.
Hoje você descobre o impacto da data para o comércio, principalmente e-commerces, e também quais são as melhores estratégias para oferecer vantagens para o cliente e para o empreendedor. Confira!
Números da Black Friday em 2019
O e-commerce brasileiro faturou R$ 3,2 bilhões na Black Friday de 2019. O número é 23,6% maior ao registrado no mesmo período em 2018, quando as vendas alcançaram R$ 2,6 bilhões.
A edição de 2019 levou 418 mil brasileiros a comprar pela primeira vez pela internet, uma alta de 12% em relação a 2018. O Instagram ultrapassou o Facebook e se tornou a mídia que mais motiva as compras.
Fonte: Ebit|Nielsen
Sabendo disso, como fazer parte desses números impressionantes? Como embarcar na Black Friday de forma lucrativa para a empresa e para os clientes? Descubra a seguir!
- Não engane o seu cliente
Muitas empresas arrumam artifícios para deixar o cliente achando que está pagando menos quando, na verdade, está sendo enganado. Um desses truques é aumentar o preço um pouco antes da data e dar desconto em cima desse valor. Outra prática a ser condenada é colocar uma etiqueta de black friday por cima da original com o mesmo valor.
- Faça uma pesquisa prévia com os clientes e seguidores das redes sociais e use o Google Analytics para verificar os produtos mais acessados
Assim você consegue direcionar melhor os descontos, entendendo o que eles desejam comprar na Black Friday e quanto esperam pagar. Já com o Google Analytics, você consegue ver o que está bombando no seu site, e oferecer vantagens justamente naquilo que o seu público-alvo procura.
- Crie hotsites especiais com conteúdo específico e otimizados para termos relacionados com a Black Friday + o nome do seu produto
O SEO é sempre uma boa opção! Quando se trata de Black Friday, então, é uma ótima forma de atrair a atenção para as vantagens que a sua marca oferece.
- Crie uma base de interessados nas ofertas da Black Friday para receber e-mails com promoções no dia
O ideal é começar a construir essa base cerca de 45 dias antes da data. Você pode impactar esses interessados com redes sociais, banner na loja, landing page com campanha de mídia, entre outras estratégias.
- Faça uma pesquisa da concorrência
No dia da Black Friday, tire um tempo para visitar as lojas dos principais concorrentes e ver o que eles estão fazendo. Caso seja algo fácil de aplicar como promoção relâmpago, não perca tempo. Se não for possível de realizar neste ano, guarde a ideia para 2021.
- Reforce o atendimento on-line e presencial
Devido ao aumento do movimento nas lojas e no tráfego do e-commerce, você precisa ter uma equipe maior disponível – no caso do site, durante as 24 horas da Black Friday. O atendimento rápido deve ser a sua prioridade. Afinal, o cliente provavelmente estará com várias abas do computador abertas negociando as melhores condições de compra.
- Se puder, ofereça uma semana de descontos crescentes
Você pode começar a promoção na segunda-feira, como um “aquecimento” para a sexta. Assim, os descontos vão crescendo até culminar na Black Friday.
- Aumente os lances de CPC nas suas campanhas de Adwords na Black Friday
Isso vale principalmente das campanhas de Google Shopping, afinal, os seus concorrentes também entrarão nessa disputa por visibilidade no Google.
- Aposte no remarketing
Utilizando as listas de público-alvo já criadas, você consegue impactar os usuários através do remarketing. Pessoas que já conhecem a sua loja podem voltar a comprar por já conhecerem o serviço e produtos.
- Invista em mídia paga
Entre um mar de descontos, a mídia paga irá te ajudar a se destacar. Por isso, diversifique os canais, apostando no Google Adwords, Facebook, Instagram, e-mail marketing e o que mais conseguir.
Curtiu nossas dicas?
Esperamos que a Black Friday da sua empresa seja um sucesso!
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