Como está a comunicação interna da sua empresa?

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Você sabia que os resultados da sua empresa também envolvem um processo comunicação interna? Construir isso de maneira clara e objetiva é algo que se expande cada vez mais entre líderes e gestores de empresas. Sabemos que esse é um dos itens mais importantes para alcançar a meta desejada da empresa. Por isso, separamos neste artigo algumas dicas de como colocar na prática, a comunicação interna da sua empresa, vendo todos seus benefícios ao usar na rotina com os seus colaboradores.

Pois é, alinhar as diferentes estratégias de diferentes setores pode fazer toda a diferença e, no blog de hoje, nós te mostramos isso. Confira a seguir o que é uma comunicação interna e os benefícios de montar um planejamento de comunicação que seja realmente eficaz e você consiga implementar com os seus funcionários internos, adaptando na rotina do dia a dia.

Comunicação interna nada mais é do que uma ferramenta estratégica que permite a interação entre os funcionários de toda parte interna e setores da empresa. É um conjunto de ações voltadas para os colaboradores envolvidos nos processos especificamente internos, facilitando, assim, a transmissão e o compartilhamento da comunicação e informação estratégica, extremamente relevantes para o ambiente de trabalho. Nela, pode conter a transmissão da cultura da empresa, os valores, objetivos ou até mesmo questões mais segmentadas e direcionadas, como feedbacks do desempenho da equipe, quais são as metas futuras, entre outras questões importantes para manter um bom relacionamento transparente entre os profissionais.

Qual a importância da comunicação interna nas empresas?

Para você compreender melhor a importância da comunicação interna, listamos abaixo alguns exemplos na prática para ressaltarmos a sua relevância e os principais benefícios para o seu negócio evoluir cada vez mais. Pequenos detalhes desta comunicação interna podem realmente fazer a diferença para a sua empresa e todos os seus colaboradores. 

 Vem conferir!

Você consegue definir os principais canais de comunicação com o público

Os canais de comunicação são pontos cruciais para ligar a conexão entre marca e consumidor. Por isso, estruturar essa etapa, detalhando todo passo a passo, consegue fazer com que a sua conclusão seja feita de forma mais assertiva, não dando margem para erros, observados nos detalhes que muitas vezes, podem passar despercebidos na correria da rotina. Pular processos para tentar agilizar, não vai mudar o que está de errado dentro da sua organização empresarial, mas sim, começar a pôr em prática todas as etapas e não pular os mini processos que requerem atenção e muitas das vezes, tendem a não ter uma comunicação tão clara e precisa, que certamente toda a sua equipe precisa.

 O posicionamento da empresa fica mais efetivo

Uma empresa precisa de um bom posicionamento, tanto para o mercado, como para seus funcionários, colocando em prática toda teoria exposta sobre valores e suas ações. Além de gerar um reconhecimento, certamente seu negócio ganha autoridade no mercado, sendo um ambiente repleto de oportunidades com profissionais mais qualificados. Não só qualificação, mas são raras as empresas que conseguem manter seus funcionários proativos e dispostos a lutar pelo negócio da empresa, e isso é um ponto crucial para confiar na sua equipe e não ter tantas mudanças e pessoas novas para adaptar.

As estratégias montadas são voltadas 100% para o objetivo do negócio

Toda estratégia ao ser elaborada precisa de uma base inicial. E sua base é a comunicação e gestão internas entre equipes e suas hierarquias, conduzindo assim um projeto em conjunto que está sendo colocado em ação. A chave de uma boa gestão de tarefas, para serem finalizadas nos prazos e sem reajustes, é comunicar e passar o recado de forma objetiva e transparente. O mais importante é ver o resultado dos investimentos, com esforço e dedicação, ouvindo sempre os colaboradores e entendendo o lado de todos, permitindo também que a comunicação possa ser aberta na parte interna além da gestão.

Conheça os tipos  de Comunicação Interna:

Existem mil formas de comunicação interna e elas variam de acordo com todo o contexto e objetivos de cada empresa. Conheça algumas:

Comunicação escrita: Realizada por meio de quadros de avisos, placas informativas, e-mails e até mesmo  blogs internos. Geralmente é utilizada para alinhar os  acontecimentos da empresa.

Comunicação oral:  É a mais conhecida e as que mais usam no dia a dia. Geralmente, acontece por meio de palestras ou reuniões. Muito utilizado para a troca de feedbacks e é um ótimo momento para discussão de ideias. É um ótimo  caminho para aproximar o relacionamento entre os colaboradores.

Comunicação vertical: É o tipo de comunicação direcionada aos líderes da organização, envolve desenvolvimento de planejamentos estratégicos e aborda assuntos restritos, que nem todos os colaboradores podem estar envolvidos ou informados.

Comunicação horizontal: É feita entre colegas de trabalho que tenham o mesmo nível hierárquico dentro da empresa. É utilizada para aprimorar a construção de bons relacionamentos.

Comunicação diagonal: É a comunicação essencial para envolvimento dos diferentes níveis hierárquicos da organização. É utilizada quando há necessidade de informar novidades ou avisos importantes.

É preciso estar atento a todas essas práticas de comunicação e usar as que podem melhorar a troca de informações dentro da sua  empresa. Avalie sempre:

  • A plataforma de comunicação;
  • Respeito pela  cultura organizacional;
  • Considerar a logística;
  • Ter cuidado com os gêneros de comunicação;
  • Mesclar o conteúdo funcional com conteúdo relacional.

Reduz efeitos de uma crise

Toda empresa passa por um momento difícil. Quando isso acontece é fundamental manter a postura profissional, com integridade e ética, mantendo também a transparência ao abordar o assunto. E quando resolvem expor a situação para seu público interno, e todas as possibilidades de melhoria para ajudar a acelerar o fim dessa fase ruim, é preciso ter muita união entre seus colaboradores. O ideal é trabalhar este cenário antes mesmo que ele aconteça, demonstrando todos os benefícios ali oferecidos, para que todos o reconheçam. Caso seu funcionário não se sinta valorizado ou reconhecido, será muito difícil ele estar realmente envolvido no comprometimento para atingir os objetivos. Sendo assim, você não terá o retorno desejado para, de fato, conseguir agilizar o fim da crise.

Já tinha refletido sobre isso? Não deixe para amanhã e monte o planejamento de comunicação da sua empresa, e veja como sair ganhando em diferentes aspectos.

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