Saiba de que maneira esta ferramenta pode impactar seus clientes
Os clientes estão cada vez mais exigentes. Portanto, é fundamental que a empresa ofereça um atendimento impecável, com muita agilidade e qualidade. Os chatbots têm sido cada vez mais utilizados para alcançar esse tipo de atendimento. Eles são robôs que possuem inteligência artificial e que vão aprendendo e evoluindo a partir de cada interação com as pessoas. Com os bots, surgiu a possibilidade de falar com qualquer pessoa através de aplicativos de trocas de mensagem, desde que tenham permissão.
De acordo com estudo da Gartner, a implementação de chatbots nas estratégias de vendas aumenta a taxa de conversão em até 30%. Já a pesquisa realizada pela Panorama Mobiletime, em 2018, aponta que é no Facebook e nos sites da Web que os bots possuem maior atuação, com 41 e 38%, respectivamente. Além disso, o crescimento do uso dos chatbots no mercado brasileiro também deve ser destacado. De 2017 para 2018, houve um crescimento de 110%. Isso resulta num total de 800 milhões de tráfego mensal de mensagens trocadas por meio dos bots.
Esse tipo de inteligência artificial tem aparecido cada vez mais em sites, redes sociais e aplicativos de empresas de pequeno, médio e grande porte, com objetivos que vão desde automatizar o atendimento até aumentar as vendas do negócio. Como o crescimento das vendas está automaticamente associado a uma captação de leads qualificados e outras ações realizadas pelos chatbots, nada mais justo do que conhecer melhor a atuação dessa ferramenta na busca por cada um desses objetivos.
os chatbots na Captação de leads
Através de uma comunicação inteligente, os bots se aproximam dos consumidores e oferecem exatamente o que eles querem. Mas se você acha que isso acontece com qualquer consumidor, está enganado! O direcionamento dos bots é para os consumidores em potencial. Com isso, o processo de venda torna-se ainda mais efetivo.
As dúvidas dos usuários são tiradas de maneira rápida e simples. Quando ele aceita conversar com o bot, as informações sobre seu histórico são passadas para a ferramenta. Dessa forma, o bot envia mensagens, ofertas e outros conteúdos de interesse. E o melhor: no momento ideal para realizar essas ações!
Pesquisas de satisfação
Certamente, um mecanismo muito importante para o seu negócio, pois é através dessas pesquisas que sabemos a opinião dos clientes sobre o serviço, quais pontos podem ser melhorados, etc. A partir disso, são feitos os ajustes necessários para oferecer um serviço cada vez melhor.
Ciclo de vendas mais curto
Com os bots, você tem a opção de destinar as campanhas para um público mais segmentado. Consequentemente, aumentam as chances de conversão de vendas.
Enquanto os bots estão cuidando desse acompanhamento, a empresa pode dedicar mais tempo às suas vendas, a partir de oportunidades que já foram qualificadas pela ferramenta.
chatbots realizam Maior engajamento com o cliente
Muita gente não entende a importância do contato constante com os clientes no que diz respeito às vendas e às conversões no geral. O engajamento faz toda a diferença no momento do cliente concluir a compra. Afinal, ele é impactado por meio desse contato, resultando em um atendimento bem mais rápido, eficiente e personalizado.
O chatbot, portanto, é uma ferramenta muito eficiente no aumento das vendas. Enquanto ela cuida da tarefa de conquistar os clientes e atraí-los, a empresa direciona todas as suas estratégias para vender para este público. Uma ótima forma de potencializar o seu negócio!