Com o uso crescente de chatbots, a tecnologia virou uma realidade cada vez mais presente
Certamente, a inteligência artificial vem modificando o modelo de negócios das empresas. Em função dessa tecnologia, é possível ter acesso rápido a análises de dados, automatizar tarefas de forma fácil e eficiente, e otimizar resultados. Assim, nesse contexto entra o uso crescente de chatbots. Essa tecnologia deixou de ser apenas uma tendência para virar uma realidade cada vez mais constante.
Como funcionam os chatbots?
Há dois anos, o Facebook disponibilizou os chatbots para o Messenger. O objetivo era otimizar a comunicação entre as empresas e seus clientes. É possível programar o bot para responder dúvidas mais frequentes e orientar clientes sobre como efetuar uma compra. Segundo os dados apresentados pelo Facebook na F8 de 2017, 1,2 bilhões de pessoas estão usando o Messenger e a plataforma já totaliza 100 mil bots.
Entre as vantagens de se usar os chatbots estão:
- Automatização da comunicação com o cliente por meio de respostas programadas pertinentes às suas necessidades;
- Contribuição para a otimização de ações de marketing e vendas;
- Redução de custos operacionais;
- Tecnologia de uso simplificado.
Dados que explicam o presente e apontam o futuro
Inegavelmente, cada vez mais pessoas estão optando por se comunicar com uma empresa ou marca usando canais online. Um estudo da Gartnet estima que, até 2010, 85% dos serviços de atendimento ao cliente serão realizados por meio do ambiente virtual. Além disso, a consultoria revelou que, até esse mesmo ano, a maioria das pessoas conversará mais com chatbots do que com seus próprios cônjuges.
Outro ponto levantado pela pesquisa diz que, até 2019, 20% das marcas abandonarão seus apps. Dentre os motivos, o alto custo para mantê-los ativos, o excesso de aplicativos no mercado e o baixo poder de engajamento da ferramenta com os usuários. Uma outra pesquisa, realizada pela Forrest Research, revelou que 84% das pessoas já utilizam apenas cinco aplicativos por mês.
Em suma, todos esses dados evidenciam uma tendência em relação à interação entre os clientes e as empresas. Ela diz respeito à comunicação por meio de plataformas mais simples e fáceis de utilizar, como o Facebook Messenger. E, nesse contexto, tudo indica que os chatbots vieram mesmo para ficar.