Chatbots: a inteligência artificial a serviço do marketing digital

Tempo de Leitura: 2 minutos
0
(0)

Com o uso crescente de chatbots, a tecnologia virou uma realidade cada vez mais presente

Certamente, a inteligência artificial vem modificando o modelo de negócios das empresas. Em função dessa tecnologia, é possível ter acesso rápido a análises de dados, automatizar tarefas de forma fácil e eficiente, e otimizar resultados. Assim, nesse contexto entra o uso crescente de chatbots. Essa tecnologia deixou de ser apenas uma tendência para virar uma realidade cada vez mais constante.

Como funcionam os chatbots?

Há dois anos, o Facebook disponibilizou os chatbots para o Messenger. O objetivo era otimizar a comunicação entre as empresas e seus clientes. É possível programar o bot para responder dúvidas mais frequentes e orientar clientes sobre como efetuar uma compra. Segundo os dados apresentados pelo Facebook na F8 de 2017, 1,2 bilhões de pessoas estão usando o Messenger e a plataforma já totaliza 100 mil bots.

Entre as vantagens de se usar os chatbots estão:

  • Automatização da comunicação com o cliente por meio de respostas programadas pertinentes às suas necessidades;
  • Contribuição para a otimização de ações de marketing e vendas;
  • Redução de custos operacionais;
  • Tecnologia de uso simplificado.

Dados que explicam o presente e apontam o futuro

Inegavelmente, cada vez mais pessoas estão optando por se comunicar com uma empresa ou marca usando canais online. Um estudo da Gartnet estima que, até 2010, 85% dos serviços de atendimento ao cliente serão realizados por meio do ambiente virtual. Além disso, a consultoria revelou que, até esse mesmo ano, a maioria das pessoas conversará mais com chatbots do que com seus próprios cônjuges.

Outro ponto levantado pela pesquisa diz que, até 2019, 20% das marcas abandonarão seus apps. Dentre os motivos, o alto custo para mantê-los ativos, o excesso de aplicativos no mercado e o baixo poder de engajamento da ferramenta com os usuários. Uma outra pesquisa, realizada pela Forrest Research, revelou que 84% das pessoas já utilizam apenas cinco aplicativos por mês.

Em suma, todos esses dados evidenciam uma tendência em relação à interação entre os clientes e as empresas. Ela diz respeito à comunicação por meio de plataformas mais simples e fáceis de utilizar, como o Facebook Messenger. E, nesse contexto, tudo indica que os chatbots vieram mesmo para ficar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × dois =

Posts recentes

Categorias

Entre em contato

Caso você queira se candidatar a fazer parte da Equipe R&D, preencha o formulário nesta página. Assim sua mensagem chegará no lugar certo, direto no nosso RH. Boa sorte!







    Conecte-se

    Assine a nossa newsletter

    Assine a nossa newsletter e fique por dentro do mundo do marketing digital

    Conecte-se

    Siga as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades