Pular para o conteúdo

Chatbots: a inteligência artificial a serviço do marketing digital

Com o uso crescente de chatbots, a tecnologia virou uma realidade cada vez mais presente

Certamente, a inteligência artificial vem modificando o modelo de negócios das empresas. Em função dessa tecnologia, é possível ter acesso rápido a análises de dados, automatizar tarefas de forma fácil e eficiente, e otimizar resultados. Assim, nesse contexto entra o uso crescente de chatbots. Essa tecnologia deixou de ser apenas uma tendência para virar uma realidade cada vez mais constante.

Como funcionam os chatbots?

Há dois anos, o Facebook disponibilizou os chatbots para o Messenger. O objetivo era otimizar a comunicação entre as empresas e seus clientes. É possível programar o bot para responder dúvidas mais frequentes e orientar clientes sobre como efetuar uma compra. Segundo os dados apresentados pelo Facebook na F8 de 2017, 1,2 bilhões de pessoas estão usando o Messenger e a plataforma já totaliza 100 mil bots.

Entre as vantagens de se usar os chatbots estão:

  • Automatização da comunicação com o cliente por meio de respostas programadas pertinentes às suas necessidades;
  • Contribuição para a otimização de ações de marketing e vendas;
  • Redução de custos operacionais;
  • Tecnologia de uso simplificado.

Dados que explicam o presente e apontam o futuro

Inegavelmente, cada vez mais pessoas estão optando por se comunicar com uma empresa ou marca usando canais online. Um estudo da Gartnet estima que, até 2010, 85% dos serviços de atendimento ao cliente serão realizados por meio do ambiente virtual. Além disso, a consultoria revelou que, até esse mesmo ano, a maioria das pessoas conversará mais com chatbots do que com seus próprios cônjuges.

Outro ponto levantado pela pesquisa diz que, até 2019, 20% das marcas abandonarão seus apps. Dentre os motivos, o alto custo para mantê-los ativos, o excesso de aplicativos no mercado e o baixo poder de engajamento da ferramenta com os usuários. Uma outra pesquisa, realizada pela Forrest Research, revelou que 84% das pessoas já utilizam apenas cinco aplicativos por mês.

Em suma, todos esses dados evidenciam uma tendência em relação à interação entre os clientes e as empresas. Ela diz respeito à comunicação por meio de plataformas mais simples e fáceis de utilizar, como o Facebook Messenger. E, nesse contexto, tudo indica que os chatbots vieram mesmo para ficar.

Compartilhe nas redes sociais
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts recentes

Categorias

Tags

Entre em contato

    Conecte-se

    Assine a nossa newsletter

    Assine a nossa newsletter e fique por dentro do mundo do marketing digital

      Nascida no Rio de Janeiro, somos uma empresa especializada em vendas pela internet e um dos nossos principais pilares é a humanização das relações com os clientes.

      Onde estamos:
      Av. das Américas, 500 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22640-904.