O Halloween, ou Dia das Bruxas, infelizmente não tem tanta tradição assim em nosso país
A cultura do Dia das Bruxas, por aqui, ainda é vista apenas em poucas instituições. Mas no exterior (onde a festa tem mais tradição), as empresas se preparam para esta data e o marketing atrai cada vez mais visibilidade.
Oportunidades
Sem dúvida, os setores que mais podem aproveitar o Dia das Bruxas para faturar são as lojas de acessórios. Pois fantasias, máscaras e ornamentos são muito procurados nas vésperas dessa data.
Além disso, objetos de decoração como velas, abóboras iluminadas e aranhas compõem esse cenário de vendas.
O setor alimentício não fica para trás. Doces e salgados em formas diferentes e sucos com cores típicas do mundo assombrado da fantasia são produtos bastante vendidos, principalmente para as crianças. Da mesma forma, o segmento de roupas e calçados também pode investir na venda de produtos com estampas customizadas com o tema.
Planejamento
Planejar é um diferencial, uma vez que é possível prever riscos e criar soluções e estratégias de vendas e de divulgação da marca. Por outro lado, empresas que não fazem planejamento têm chances de não alcançar sucesso nas vendas. O dia das bruxas é uma data para se destacar e investir numa nova roupagem para a sua marca, com layout, cores e personagens típicos da data.
Investindo na web (marketing digital)
Por ser uma data importante, marcas internacionais têm investido em uma nova plataforma: o Youtube. Vídeos atrativos na forma de web comerciais podem chamar a atenção e gerar mais visibilidade no Dia das Bruxas. Com a concorrência acirrada, é preciso encontrar diferenciais além do preço.
O site de viagens booking.com destacou o perfil dos hotéis mais assombrados da América em uma seção especial do site. São sete alojamentos fantasmagóricos em destaque para quem quiser se aventurar.
A rede varejista de artigos esportivos REI publicou nas suas redes sociais um infográfico de como usar lanternas, frigideiras e outros elementos para se defender durante um ataque zumbi. A iniciativa aproveitou o pico de interesse por zumbis e foi muito bem-sucedida.
Sempre dá para fugir da mesmice. Uma dica é olhar para o comportamento do consumidor no contexto daquela data e propor alguma coisa que tenha a ver com a marca. Tanto o marketing online quanto o off-line podem ajudar nisso. E aí, vocês já se preparam para o dia das bruxas?