Retorno Sobre o Investimento, ou simplesmente ROI, é uma métrica utilizada para mensurar o resultado financeiro de um investimento. Ele indica ganhos e perdas da empresa ao investir dinheiro e tempo em certo projeto. O mesmo inclui todas as ações que visam lucro futuro, além de indicar os investimentos que valem mais a pena.

.

Como calcular

O cálculo do ROI é simples, mas exige precisão para evitar falhas. O custo de investimento inicial deve considerar todo valor gasto no projeto, desde a execução até o tempo gasto em funcionários. Além disso, é necessário incluir todos os valores, por menores que eles sejam, para que se chegue a um resultado exato.

A fórmula é simples. Veja:

Exemplo: imagine que o ganho da sua empresa tenha sido de 100 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 10 mil. Utilizando a fórmula de ROI acima, temos:

  • ROI = (100.000 – 10.000) / 10.000
  • ROI = 9

Neste exemplo meramente ilustrativo, o Retorno Sobre o Investimento foi de 9 vezes o investimento inicial.

Vantagens de trabalhar com o ROI

A métrica é bastante utilizada em diversas áreas do mercado. Confira as vantagens:

  • Diminuir gastos
    O ROI mostra quais investimentos realmente valem a pena e quais estão sendo desnecessários e podem ser anulados da sua estratégia.
  • Mensuração de eficiência do projeto
    Quanto mais eficiente for o projeto, maior será, pois o custo será menor e o retorno maior. Dessa forma, a ferramenta é uma forma confiável de medir o desempenho do processo.
  • Alinhar estratégias
    Analisando o ROI, torna mais exata a sua estratégia e, assim, você terá o controle sobre o retorno das ações mais preciso.
  • Motivação interna
    Traçando metas alcançáveis, você consegue oferecer promoções e bônus aos colaboradores quando for atingido o resultado esperado. Essa é uma boa forma de motivar o time.
  • Potencialização de lucro
    Deixando de lado gastos desnecessários, otimizando ações e tendo uma equipe motivada, será possível fortalecer a empresa e o aumento dos lucros serão claramente perceptíveis.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *
You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>