5 Dicas para E-mail Marketing no Natal

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No final do ano, as ações de marketing digital ganham um espaço cada vez maior na comunicação entre marcas e público. Com isso, conquistam mais e mais consumidores. Logo, veja abaixo algumas dicas para a construção de e-mail marketing de Natal. Saiba ainda como garantir resultados positivos com estas ações na época mais movimentada do ano.

1. Capriche no formato / Design

Sem dúvidas, o design agrega valor em todos os produtos, independente do seu segmento. Assim, um e-mail marketing deve valorizar um design que chame a atenção e que atinja o público da maneira certa. Para diferenciar o e-mail marketing de Natal dos outros enviados ao longo do ano é necessário inovar no design, na comunicação, no call-to-action, bem como nas imagens e nas mensagens.

Atente-se para a disposição das informações e das fotos, para que o e-mail marketing de Natal torne-se uma peça visualmente atraente. Um design simples porém elegante pode fazer a diferença e prender ao menos o interesse do cliente por preciosos segundos. Assim, aumentam as chances dele adquirir o produto que está sendo promovido. Ah, e nunca se esqueça de desejar boas festas aos destinatários!

2. Segmente e personalize

O maior erro de uma campanha de e-mail marketing é tentar falar com o mundo, ter uma grande abrangência.

Verifique, portanto, se o seu banco de dados está devidamente preenchido e atualizado. Nessa época, recebemos muitas mensagens de Natal e Ano-Novo. Às vezes tão gerais que passam batidas. Utilize as informações dos destinatários para personalizar suas mensagens, selecionar bem o conteúdo que será apresentado a ele, fazendo uma comunicação one-to-one, tratando-os como indivíduos únicos. Após o envio do primeiro e-mail marketing de Natal, analise os resultados gerados e crie novas segmentações baseadas na interação dos usuários com a mensagem enviada, além das taxas de aberturas de e-mail e cliques nos links dentro do e-mail direcionando para o seu site.

Conheça bem o seu cliente, para poder enviar então produtos e informações que interessem a ele.

3. Gere conteúdo relevante

Pense e pesquise ações inovadoras no conteúdo da mensagem. Lembre-se que apesar de toda segmentação, é importantíssimo ser relevante e oportuno.
O e-mail marketing deve ser esperado, querido, ser tratado com expectativa de somar ao usuário, tornar a vida dele melhor de alguma forma.
Lembre-se que além de oferecer um conteúdo relevante, você precisa criar um diferencial para sua empresa. No final desse post você terá dicas de como trabalhar esse diferencial.

Não funciona mais do mesmo jeito enviar apenas “cumprimentos pela data” de forma genérica para os e-mails de clientes e parceiros ou exagerar na extensão da mensagem, até porque hoje existem ferramentas para personalizar as mensagens e também guias para a criação de campanhas. A melhor forma de atingir o público é investir em design criativo ou escrita criativa, uma linguagem descontraída que contenha um pouco de humor ou uma história, um link de um vídeo ou de algum outro conteúdo rico faz o seu e-mail marketing passar de genérico para personalizado e de “brando” para “engajador”.

4. Use a frequência certa, não seja insistente

O aumento da frequência de envio de e-mail marketing de Natal é algo natural, pois mesmo bem próximo à data do Natal, sempre há aquelas pessoas que estão atrasadas com as compras e que precisam de opções “urgentemente”. Contudo, cuide para não ser insistente, ou pior, apelativo. Por isso, muito cuidado, a interação deve ser na medida certa.

Evite que sua campanha de e-mail marketing de Natalentre para essa lista de mensagens marcadas como spam. Informe e ofereça conteúdo e promoções para seu público de forma sucinta e conveniente, sem ser insistente.
Acompanhe os relatórios dos envios de e-mail marketing para verificar o interesse dos destinatários pelo conteúdo gerado e cheque se essa ação está realmente trazendo retorno.

5. Deixe em evidência o seu diferencial

Faça um estudo de ações que estão sendo feitas pelos seus concorrentes e crie um diferencial competitivo para lidar com essas campanhas. Pense no que eles não estão fazendo e também no que você poderia fazer de melhor.

Lembre que no final do ano as pessoas estão mais atarefadas e sem tempo para assimilar uma mensagem muito grande. Por isso, a preferência de compra irá para quem oferece as maiores vantagens e melhor relação custo benefício.

Além de pontos como o design e conteúdo, pense em outras coisas que possam ser atrativas aos consumidores (como ofertas, descontos progressivos ou até mesmo prêmios). O cliente precisa saber qual é o diferencial do seu produto e por que deve optar por ele e não por outros.

Para as empresas B2B, por exemplo, além de um tradicional cartão de boas festas, que tal incluir um convite para uma confraternização ou um benefício relacionado ao serviço prestado por sua empresa?

Dadas as dificuldades econômicas em curso, a inscrição para e-mail e uma preferência superior para oportunidades de desconto são bem superiores. Contudo, existem outras maneiras de agregar valor através do e-mail de Natal.

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